Culinária iniciante: como perder o medo de começar a cozinhar!

Vista o avental e prepare-se para começar a cozinhar hoje mesmo.

2

Tem quem acredite que cozinhar é só para quem tem o dom. Mas, assim como quase tudo na vida, com paciência e prática você também pode aprender técnicas culinárias! Mesmo que o objetivo não seja virar o campeão do Masterchef, conseguir se virar na cozinha traz muitos benefícios. É muito mais barato e saudável comer em casa, por exemplo, do que sempre pedir comida fora. E tem mais: fazer um jantar caseiro para as pessoas que você gosta, ou para uma ocasião especial, é muito gratificante!

Mesmo se você é daqueles que sofre na hora de preparar um miojo, calma! Vamos começar do zero, passo a passo, para você perder o medo de começar a cozinhar.

Antes de começarmos, é interessante você ter o básico dos utensílios de cozinha. Não precisa se preocupar em comprar vários modelos de travessas e todos os eletrodomésticos. Mas algumas panelas de diferentes tamanhos, por exemplo, já ajuda bastante!

E se você estiver procurando mais inspirações para cozinhar cada vez mais, confira o site Guia da Cozinha, com dicas e receitas muito legais.

Agora, está pronto para começar o passo a passo, perder esse medo e se jogar no mundo culinário? Então vamos lá!

Confira as melhores dicas para aprender a cozinhar! Foto: Yente Van Eynde

Comece do básico

Isso pode parecer óbvio, mas não é. Sei que a vontade é de cozinhar aquele jantar incrível logo de cara. Mas segure a ansiedade para “começar do começo”.

Escolha os alimentos mais básicos e fáceis de cozinhar para se acostumar aos poucos  (além de que eles são os mais usuais no dia a dia). Se você não sabe preparar um arroz ou um macarrão, por exemplo, esses serão os seus primeiros desafios!

Aproveite essas experiências para aprender alguns truques de culinária (temperos, pontos da comida, melhores utensílios etc.).

Aprenda a cozinhar o que você gosta de comer

Se você não come carne, por exemplo, não se desgaste tentando cozinhá-la. O segredo para que o tempo na cozinha seja um prazer e não uma tarefa chata é você gostar do que está fazendo.

É muito gostoso quando comemos algo que gostamos muito e, ainda por cima, foi preparado por nós mesmo. É uma satisfação dupla! Se estiver sem ideias, prepare um bolo seguindo uma das receitas que já mostramos aqui no blog

Além disso, se você já conhecer o que estiver cozinhando, vai poder usar o seu instinto e gosto para temperar e preparar da maneira que achar melhor.

Assista tutoriais e siga receitas

Se aquela vontade de agir como um chef renomado aparecer de novo, peça para ela esperar mais um pouquinho. Antes de cozinhar as próprias invenções, siga as receitas passo a passo.

É a partir delas que você vai conhecer técnicas, sabores e pegar mais experiência. E tem também um outro ponto mais importante: ao seguir uma receita ou um tutorial, as chances de errar são menores e, dessa forma, você não vai se desanimar caso não fique tão gostoso nas primeiras tentativas.

Eu, particularmente, prefiro seguir vídeos quando tenho mais dúvidas ou quando a receita é mais difícil. Para outras mais simples, gosto mais das escritas.

Você já sabe que a família Brancoala ama cozinhar, né? Aqui no blog tem várias receitas fáceis e gostosas para você praticar.Esse texto com dicas de ouro para arrasar na cozinha também vale muito a leitura para já ter em mente alguns macetes culinários.

Se está com dificuldades, peça ajuda

Todo família tem um cozinheiro de mão cheia. Seja a mãe, o pai, a avó, o primo ou um amigo, aposto que alguém que você conhece adora cozinhar.

E por que não pedir a ajuda dessa pessoa? O ato de cozinhar é um momento ótimo para estreitar relações em uma atividade tão legal, então aproveite esse momento para aprender e se divertir em boa companhia!

Concentre-se e faça tudo com calma

Na hora de cozinhar você precisa ter atenção plena no que está fazendo. Ainda mais no início, separe um tempo para se dedicar somente a isso, sem correria ou pressões externas. Esteja concentrado em cada passo da receita e, se tiver dúvidas, consulte na hora.

Aos poucos você vai adquirir as próprias técnicas e até alguns truques, mas isso só virá com tempo e prática. Então acalme-se, respire fundo e curta o seu momento de cozinhar algo bom para você ou para as pessoas que você ama.

Tenha tudo ao seu alcance

Para facilitar muito a sua vida na hora de cozinhar, separe tudo que você vai precisar antes de começar. Tenha os utensílios e os ingredientes facilmente ao seu alcance, para que não precise perder tempo durante o processo para procurar algo que esteja faltando.

Aos poucos, vá se aventurando mais

Quando cozinhar estiver mais natural e você se sentir mais ambientado na culinária, vai ser a hora de sair da sua zona de conforto.

Seguir receitas é muito bom mas, aos poucos, permita-se cozinhar as próprias criações! Mude um pouco os ingredientes, invente novos pratos… enfim, aventure-se na cozinha!

Use sempre experiências passadas para que as novas sejam cada vez melhores e mais diferentes. E depois você pode compartilhar as suas receitas na internet para que outras pessoas também possam conhecer e tentar!

Esteja preparado para errar

Sim, isso vai acontecer e é melhor já estar preparado. Às vezes vamos queimar alguma coisa, ou errar o ponto, ou temperar de mais ou de menos. Se isso acontece até com cozinheiros renomados, também pode acontecer conosco.

O importante é não se abalar, mas tentar descobrir onde está o erro para evitar que ele aconteça novamente. Ah, outra dica de ouro: prove tudo que você cozinhar para que seu paladar esteja cada vez mais aguçado.

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado a perder o medo de começar a cozinhar. Tenho certeza que, se você se permitir, criará coisas deliciosas e terá momentos muito divertidos de aprendizado! 

Também quero saber quais são as suas receitas favoritas, então compartilhe elas conosco aqui nos comentários ou nas redes sociais. E se fizer alguma das receitas da Craudete, nos mande uma foto também!

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. […] no blog já falamos muito sobre culinária e já indicamos várias vezes que essa é uma ótima atividade para ser feita entre pais e filhos. […]

  2. […] A variedade também se aplica ao modo de preparo: assado, ao vapor, no purê, como acompanhamento, como prato principal… é hora de se aventurar na cozinha! E se quiser algumas dicas para perder o medo de cozinhar, confira esse texto aqui! […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.