Alimentação familiar: dicas para planejar e organizar as refeições!

3

Ter uma boa alimentação no dia a dia começa como um desafio. Principalmente quando estamos planejando as refeições de uma família com várias pessoas, isso pode ser complicado. Porém, assim como todos os hábitos, isso é construído aos poucos e, ao ser inserido na rotina, fica muito mais fácil!

Eu já indiquei anteriormente os conteúdos da Thais Godinho do blog Vida Organizada, lembra? Ela também tem vários textos com sugestões para a montagem do menu semanal, então você pode se inspirar neles!

Mas, afinal, como fazer o planejamento da alimentação familiar? Qual é o jeito mais prático de organizar as refeições? 

Confira abaixo as 5 dicas que separei para facilitar a alimentação da sua família no dia a dia!

1) Antes de tudo, organize o “local de trabalho”

E, nesse caso, o nosso ambiente de trabalho é a cozinha. Vai ser muito difícil trazer praticidade na hora de planejar as refeições se o local onde elas são preparadas estiver uma bagunça. 

Então, a primeira tarefa é colocar a cozinha em ordem! Para fazer isso, você pode utilizar as dicas desse outro texto aqui do blog

Mas, para resumir, o principal nessa organização é que o local fique prático e funcional para a família. Ou seja, não existe certo ou errado, mas sim o que funciona ou não para o dia a dia daquele lar. Encontre maneiras de simplificar a rotina e, na medida do possível, tente ser minimalista: tenha somente o necessário, tanto em comida quanto em objetos.

Cozinha pronta? Então agora é hora de passarmos para as próximas dicas!

2) Cultive o hábito de montar o menu semanal ou quinzenal

Essa é uma dica que também está no outro texto, mas agora vamos falar um pouco mais dela. Montar o menu semanal ou quinzenal vai lhe poupar tempo e dinheiro, então você já deve imaginar como vale a pena investir nele.

Escolha um dia da semana (ou da quinzena) para sentar e planejar as principais refeições do período estipulado. Foque principalmente no almoço e no jantar, mas também deixe um espaço para café da manhã e da tarde.

Com essa visão macro da alimentação do próximo dia, você vai conseguir: 

  • Otimizar o tempo cozinhando: por exemplo, se vai ter arroz na segunda e na terça, você já pode fazer mais no primeiro dia e guardar para o seguinte. Se pretende comer feijão em vários dias, faça uma boa quantidade e congele!
  • Montar uma lista de compras exata: evitando, assim, a falta ou o desperdício de vários alimentos.
  • Poupar um tempo precioso: que, antes, seria gasto pensando no que a família vai almoçar e agora pode ser dedicado a outras coisas.

Para auxiliar nesse planejamento, você pode usar um caderno, uma tabela no excel ou até um aplicativo!

3) Dê preferência para a comida de verdade

Sim, comida de verdade costuma dar mais trabalho, mas os benefícios para a alimentação são imensuráveis.

Mas o que significa isso? Bom, para simplificar, significa evitar alimentos processados e industrializados e escolher aqueles que são “reais” e ricos em nutrientes.

Uma ótima maneira de começar é fazer as principais compras em alguma feira. Além de se alimentar melhor, você vai gastar menos do que em um supermercado e ainda vai incentivar o comércio local da sua cidade.

Outras sugestões (para serem aplicadas dentro da possibilidade de tempo e financeira de cada um) são: dar preferência para legumes e vegetais orgânicos; escolher o cru para ser cozinhado em casa e não aquele pacote de nuggets já pronto; e consumir mais frutas no lugar de doces.

4) Não precisa se preocupar em inovar todos os dias

Sim, as refeições podem ser simples e, mesmo assim, a alimentação da sua família será ótima e completa. Você não precisa se preocupar em preparar um banquete todos os dias e nem em elaborar um prato diferente para cada refeição.

A ideia de planejar as refeições é otimizar o tempo, e isso pode significar congelar várias porções de algum alimento ou, então, repetir o mesmo prato toda quarta-feira.

O mais importante aqui é a qualidade do que está no prato. Com uma boa quantidade de legumes e vegetais, uma porção de grãos e carboidratos, e uma proteína (vegetal ou animal) você já consegue garantir uma refeição maravilhosa sem precisar de dezenas de opções e de muitas horas em frente ao fogão.

5) Estabeleça uma rotina, mas mude se ela não estiver funcionando

Ter uma rotina organizada e disciplinada ajuda a não perder o ritmo e a não desistir no meio do caminho. Se você vai montar o menu semanal todo domingo, então as compras precisam ser na segunda-feira. Com isso, talvez no sábado seja necessário deixar algo pronto e congelado para o almoço da segunda. 

Esse é só um exemplo para dizer que você precisa ver o que funciona no dia a dia da sua casa. Se a rotina que pensou inicialmente não estiver funcionando, mude sem medo até encontrar o que faça sentido. Todo esse planejamento tem o objetivo de trazer menos estresse, e não ao contrário.

Se você tem um dia da semana livre, pode usar ele para adiantar as refeições (cozinhando e congelando ou guardando o que é possível) do resto da semana.

Mas tem muitas famílias que não têm tempo de se dedicar à cozinha e isso acaba sendo um motivo de preocupação constante. Se essa for a sua realidade, procure fornecedores que façam comidas/marmitas saudáveis e faça um pacote semanal ou mensal! Não há problema nenhum nisso e você garantirá uma alimentação bem melhor do que pedir fast-food toda semana.

Dica extra: envolva todos na casa

Eu sempre volto nessa dica, mas é porque ela é muito necessária. Montar o menu, fazer as compras, cozinhar e lavar a louça é muita coisa para uma pessoa só, ainda mais se ela não mora sozinha. Então, todos da família podem e devem participar desse processo, dando sugestões para melhorá-lo e dividindo tarefas para ninguém ficar sobrecarregado.

E se você gosta de saber como as outras pessoas se planejam e se organizam com alimentação, pode gostar de assistir esse vídeo da Família Brancoala:

Gostou dessas dicas para organizar a alimentação familiar? Deixe um comentário aqui embaixo contando como é a sua experiência no planejamento das refeições!

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. […] Ajuda a planejar as refeições; […]

  2. […] blog já falamos uma vez sobre como planejar e organizar a alimentação familiar, e várias dicas desse texto podem ajudar você na programação das comidinhas da lancheira. […]

  3. […] um pouco o primeiro item deste texto e relembrar um outro texto aqui do blog que falamos sobre alimentação familiar. A verdade é que vai ficar muito mais fácil a criança consumir e pegar gosto por legumes e […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.