Guia prático de como montar uma lancheira style!

2

Com a volta das aulas presenciais na grande maioria das escolas, presenciamos também a volta do dilema “como montar a lancheira para as crianças?”. Durante as aulas on-line em casa, era mais fácil para os pais acompanharem a alimentação dos filhos. Mas agora é preciso voltar à rotina de planejar os lanches que irão sustentar a criança entre as refeições principais.

Aliás, vamos começar conversando sobre essa palavra: planejamento. Já falamos em alguns textos que planejar e organizar a rotina têm a função de simplificar o dia a dia, e não de trazer mais desafios. E isso se encaixa também na hora de montar uma lancheira style. Utilize as dicas deste texto e de outros conteúdos da internet para encontrar o que faz mais sentido dentro da sua dinâmica familiar. Sem certo ou errado, foque no que melhor funciona dentro da sua casa.

Aqui no blog já falamos uma vez sobre como planejar e organizar a alimentação familiar, e várias dicas desse texto podem ajudar você na programação das comidinhas da lancheira.  

Agora, vamos ao guia prático para montar uma lancheira style para as crianças!

Conte com o apoio de um nutricionista

É bem legal levar a criança para uma consulta com um nutricionista para entender a quantidade de nutrientes que cada idade precisa. Claro que nem sempre é possível seguir um cardápio à risca. Mas ter noção de como funcionam os grupos alimentares e o que é essencial para o seu filho com certeza vai ajudar a equilibrar bem as comidas que vão na lancheira escolar.

Invista em bons recipientes

Essa é uma dica bem prática e valiosa: invista em uma boa lancheira e em bons potinhos. Isso vai ajudar a preservar a comida e deixar tudo fresquinho para a hora do lanche! Também é legal procurar lancheiras com divisórias para manter tudo separadinho.

Cuidado com o excesso

Essa dica também vale para os adultos, ok? Fique de olho no excesso de comidas que não são saudáveis, como industrializados, frituras, açúcar refinado etc.

Lembre-se de que comer um dia ou outro não é o fim do mundo. Se a criança quiser muito tal alimento em uma ocasião específica, por que não? Mas é preciso evitar o consumo regular, combinado?

Incentive a autonomia na criança

Nada mais justo do que o dono da lancheira fazer parte da escolha das comidinhas, concorda? Então inclua seu filho em todas as etapas do processo: planejamento, compras no mercado, preparo, escolha dos alimentos do dia e montagem.

Separe algumas opções (saudáveis e equilibradas) para que a criança tenha a autonomia de escolher o que mais lhe apetece.

Brinque com cores e formas

Você deve concordar comigo que dá muito mais vontade de comer quando vemos um prato colorido e divertido, não é mesmo? Então vamos trazer cores e formas para a lancheira das crianças!

Aposte em frutas variadas e coloridas, além de tentar montar desenhos também. Comprar cortadores em formato de coração, estrela etc. já deixa as comidas bem mais carismáticas.

Fique de olho na quantidade

Neste ponto um nutricionista também vai ajudar bastante. Como a comida da lancheira é para ser uma refeição mais leve entre as principais, fique atenta à quantidade. Cada criança estará acostumada a comer determinada porção, então faça a adaptação de acordo com a sua realidade.

O importante é não colocar comida de menos, para ninguém ser atrapalhado durante a aula por uma barriga roncando. E nem a mais, para não estragar o apetite do almoço ou do jantar ou até gerar desperdício.

Frutas: o alimento mais coringa!

Elas são refrescantes, trazem saciedade, servem como sobremesa e possuem bastante água. Além disso, incentivar as crianças a consumirem frutas é um ótimo hábito.

Então com certeza elas precisam estar presentes na lancheira, certo? Aposte em variar as frutas durante a semana para deixar a alimentação bem equilibrada, saudável e colorida.

E para beber?

Buscando lanches saudáveis, evite colocar na lancheira refrigerantes ou sucos industrializados com muito açúcar. Sempre que possível, dê preferências para sucos naturais ou até mesmo chás.

Além disso, é legal incentivar a criança a beber água também, então que tal incluir uma garrafinha para ela se hidratar?

Busque praticidade

Para facilitar o seu planejamento, busque otimizar tarefas para trazer mais praticidade ao seu dia a dia. Algumas dicas são:

  • Procurar receitas fáceis, rápidas e que podem ser congeladas, como tortas, bolinhos, pastéis de forno, panquecas etc. Aqui no blog temos receitas bem legais para você conferir!
  • Quando voltar do mercado, já lave todas as frutas e corte as que precisarem. Assim você vai poupar tempo no preparo do lanche diário.
  • Faça alguns menus semanais e alterne entre eles, para que a criança não enjoe de comer sempre a mesma coisa. Com essa organização inicial, a lista de compra fica muito mais fácil.
  • Montar a lancheira e ter um tempo de qualidade com a criança ao mesmo tempo? É possível sim! Então chame seu filho para cozinhar com você ou para participar da montagem dos lanchinhos. Além de vocês estarem juntos, também vai estimular a responsabilidade, a autonomia e a organização.

Finalize com um bilhetinho

Imagine a felicidade do seu filho na hora que abrir a lancheira e encontrar um bilhetinho cheio de carinho? Esse é um gesto muito simples, mas que traz presença e amor para a rotina corrida. Você pode deixar um recado, um desenho, uma historinha, uma brincadeira… use a imaginação!

Está sem ideia para os lanches? Inspire-se!

Nada se cria, tudo se copia, certo? Então aproveite a imensidão da internet e inspire-se em outros pais e mães na montagem da lancheira das crianças.

A Thalita Campedelli, por exemplo, tem muuuitos vídeos bem legais com ideias de lanches gostosos, fáceis e saudáveis!

No fim do dia, sempre pergunte sobre o lanche

Quando a criança chegar da escola, pergunte se ela comeu tudo, se gostou do lanche, se tem algo que não estava bom… É bem legal ouvir o que ela tem a dizer, pois não adianta a comida ser saudável se seu filho não comer com gosto, certo?

O que achou das dicas para montar uma lancheira style? Por aqui bateu até uma fominha…

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. […] lembra quando demos dicas aqui no blog sobre como montar uma lancheira style? Então, hoje, vamos retomar esse assunto com algumas sugestões de lanches práticos e […]

  2. […] mais feliz e saudável! Portanto, se precisar de dicas sobre como montar uma boa lancheira, confira um outro texto que temos disponível aqui no […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.