Guardiões do planeta: Como ensinar amor pela natureza às crianças

0

A natureza é o que une todos nós. Não importa em qual canto estamos, somos ligados pela natureza. Ela é o lar de todos os seres vivos da Terra – pessoas, animais, plantas. Mas, infelizmente, os humanos têm causado muito dor ao planeta. Vemos a cada ano relatos de mudanças climáticas acontecendo. Então, é necessário agir rápido!

A conscientização sobre sustentabilidade e amor pela natureza não pode ficar para amanhã. E os responsáveis pelas maiores mudanças devem ser os adultos, a fim de que possamos entregar para as crianças um planeta tão bom quanto aquele que “encontramos”, concorda?

Por outro lado, é igualmente importante que os pequenos sejam inseridos nesses ensinamentos desde cedo. Dessa forma, podemos sonhar com um futuro muito mais sustentável e próspero para os seres vivos, para a natureza e para a Terra!

Então, vamos colocar a mão na massa? Lembre-se sempre de que as crianças aprendem pelo exemplo. Ou seja, muito mais do que ensinar com palavras, os adultos devem ensinar com gestos. Cuidar da natureza é um prazer que fica muito mais fluido quando bons hábitos são ensinados em casa!

Compre somente o necessário

A verdade é que vivemos em uma sociedade que incentiva o consumo desenfreado sem se atentar aos danos causados à natureza. Por isso, a primeira coisa que devemos fazer se queremos cuidar do planeta é rever nossos hábitos de compra.

Não faz sentido comprar além do necessário nem investir dinheiro em coisas tão descartáveis. Mostrar para as crianças como é importante valorizar o que temos, além de emprestar ou doar o que não usamos, pode trazer ganhos valiosos no futuro.

Incentive a reciclagem e a compostagem

Aqui no blog nós já trouxemos outro texto sobre reciclagem e vale a pena conferir. Afinal, essa é uma forma muito fácil de cuidar da natureza.

Quanto mais lixos geramos, mais impacto o planeta recebe. Mas, ao reciclar, podemos mudar o destino de materiais que ficariam parados por muitos anos em aterros. Por isso, informe-se na sua cidade sobre a coleta de material reciclável e comece agora mesmo a separar o lixo em casa.

Já os resíduos orgânicos podem ser colocados em uma composteira para que virem adubo para as plantinhas!

Cuide dos alimentos

Ensinar as crianças a terem uma relação boa com a comida é um presente que podemos dar a elas! Para isso, devemos sempre estar atentos a:

  • Não desperdiçar comida, mas sempre usar o máximo possível de cada alimento em nossas refeições. Sabia, por exemplo, que cascas e talos de legumes podem virar um delicioso caldo ou tempero?
  • Consumir comida de verdade. Ou seja, evitando ingerir alimentos ultraprocessados que não fazem bem para a natureza e muito menos para a saúde das crianças.
  • Se fizer parte da sua realidade, dê preferência ao consumo de orgânicos ou de pequenos produtores, que possuem formas bem mais sustentáveis de cultivos.

Cultive plantações

Que tal ensinar amor pela natureza ao seu filho e, ao mesmo tempo, ter um tempo de qualidade com ele? Ter uma pequena horta, um jardim ou até mesmo vários vasos de plantas é uma maneira ótima de unir esses dois pontos tão importantes.

Criar uma rotina de cuidado com as plantas da casa é um caminho para aproximar a criança da natureza e também proporcionar uma atividade relaxante na companhia dos pais. Afinal, brincar de jardinagem é bom até para os adultos!

Faça mais atividades ao ar livre

E leve as crianças junto! Em vez de ficarem em frente às telas ou passeando em lugares fechados, incluam na rotina momentos de lazer ao ar livre. Uma volta no parque em um dia lindo de sol, por exemplo, parece bem mais agradável do que andar no shopping, concorda? Ou quem sabe um acampamento ou uma ida à praia no fim de semana possa substituir o dia todo em frente à televisão?

Estar entre a natureza nos faz valorizar cada vez mais tudo o que ela pode nos oferecer. Sentar na sombra de uma árvore, sentir a brisa e ouvir os pássaros são pequenos prazeres que nos deixam cada vez mais conectados com o nosso planeta. E mais: também nos dá mais vontade de cuidar da Terra!

Aprecie, estude e preserve o meio ambiente

Sempre que estiver em meio à natureza com crianças, tenha em mente estas ações para aproveitar ao máximo do momento e dos ensinamentos possíveis:

Separe um tempo para simplesmente apreciarem tudo que está ao redor. A força, a beleza, os sons, as cores, os benefícios para a saúde mental e física…

Aproveite também para estudar a natureza. Uma brincadeira muito legal é pedir para as crianças procurarem folhas ou gravetos diferentes. Depois, vocês podem pesquisar a origem deles, tentando entender o papel de cada ser vivo no ecossistema do planeta. Se estiverem na praia, por exemplo, podem analisar como a maré muda a cada dia e quais são os motivos para isso.

Por fim, seja o principal exemplo na preservação da natureza. Nada de jogar lixo no chão, de destruir alguma planta ou atrapalhar algo naquele meio. Devemos preservar toda a cadeia natural, desde os pequenos insetos até as grandes e imponentes árvores!

Quando se trata do meio ambiente, gosto muito dessa frase:

“Não mate nada além de tempo, nem tire nada além de fotos. Não deixe nada além de pegadas, nem leve nada além de saudades e lembranças.” — Autor desconhecido.

Seja voluntário!

Por fim, outra forma de ensinar sustentabilidade às crianças é através do trabalho voluntário. Afinal, todos somos um quando se trata da natureza. Quando ajudamos o próximo, contribuímos para um mundo melhor e temos a oportunidade de transformar vidas.

Existem diversas ONGs de diferentes seguimentos e também formas de contribuir com elas. Desde campanhas de doação até cuidados com animais ou restauração de áreas vulneráveis.

Espero que este texto tenha incentivado adultos e crianças a amarem e cuidarem da natureza! Antes de finalizar, deixo aqui uma última dica: uma lista com quatro desenhos sobre o meio ambiente para assistir em família.

Preparados? Então vamos, juntos, cuidar do presente para garantir um futuro cada vez melhor!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.