Disciplina e responsabilidade: tarefas domésticas para crianças

0

Sempre que falamos sobre organização da casa, batemos na tecla da divisão das tarefas domésticas. Para se viver em ordem e com equilíbrio, é preciso que todos os moradores da casa façam a sua parte dentro dela. E sim, as crianças estão incluídas nesse planejamento.

Claro que a maior parte dos afazeres e os mais complicados estarão na lista dos adultos. Mas os pequenos podem e devem ajudar com pequenas tarefas domésticas, desde que apropriadas para a idade.

Segundo uma matéria do Correio Braziliense, ao contribuir para a organização da casa, a criança aprende sobre responsabilidade, empatia e independência. Mas eu ainda acrescento mais alguns valores importantes que são desenvolvidos, como trabalho em equipe, priorização de tarefas, organização e disciplina.

Antes de abordarmos quais tarefas domésticas podem ser atribuídas aos pequenos, precisamos falar sobre como isso deve ser feito. Então, vamos dividir em três etapas:

1. Conversar

A primeira coisa a ser feita é sentar e conversar com seu filho. Explique, com paciência e respeito, por que ele vai começar a ajudar nas tarefas domésticas. É muito legal mostrar como tudo funciona melhor quando as pessoas trabalham juntas, e com a casa não é diferente. Se cada um fizer a sua parte, não fica pesado para ninguém e sobra mais tempo para a família toda curtir junto!

2. Ensinar e combinar

Agora vem a hora de ensinar a criança como executar os afazeres. Faça questão de ouvir o que ela tem a dizer — quem sabe não surge uma ideia muito melhor? — e de acompanhá-la nas primeiras tentativas. Além disso, combinem, também juntos, com qual frequência as tarefas domésticas serão feitas. Por exemplo: que tal acordar que toda manhã a cama deve ser arrumada e toda noite, antes de dormir, é hora de guardar os sapatos no armário? Chegando em um acordo, fica muito mais fácil de inserir na rotina.

3. Dar o exemplo

O terceiro passo não poderia ser outro, né? Crianças imitam os pais, e farão isso também nas tarefas domésticas. Então tenha o cuidado de dar o exemplo, cumprindo também os próprios combinados. Quando o dia for muito corrido e algo ficar para trás, você ainda pode ser o exemplo mostrando como reorganizar o dia seguinte para que isso não aconteça de novo.

Mas, afinal, quais tarefas domésticas se encaixam melhor para cada faixa etária?

Bom, vamos conferir isso agora!

Para crianças de 2 a 3 anos

Os ajudantes mirins podem começar a realizar afazeres na casa que estejam ligados à própria rotina deles. Isso auxilia muito no desenvolvimento da autonomia e também faz com que eles se habituam mais rapidamente.

É bem legal pensar em tarefas domésticas fáceis e rápidas de executar, para que não causem frustrações e desânimo logo no começo do novo processo.

Algumas opções são:

  • Tirar a própria roupa e colocar no cesto de roupa suja;
  • Guardar brinquedos ou sapatos espalhados pela casa;
  • Levar o próprio prato na pia ou ajudar a colocar coisas leves na mesa (como guardanapos);
  • Ajudar a lavar as frutas e legumes e depois pegá-los na fruteira.

Para crianças de 4 a 5 anos

Já mais acostumadas com a rotina de tarefas domésticas, as crianças dessa idade começarão a participar de afazeres mais coletivos, não somente ligadas a elas.

Esse tipo de ensinamento dentro de casa é levado para a sociedade. Ao fazer a sua parte pelo outro, ele também fará a parte dele por você, e isso contribui para uma vivência muito mais confortável e harmônica para todo mundo.

Então, aqui vão algumas ideias:

  • Arrumar a própria cama e, quem sabe, as dos pais também;
  • Regar as plantas ou colocar água/comida para o animalzinho de estimação;
  • Colocar roupas sujas na máquinas e, depois de limpas, guardá-las no armário;
  • Ajudar a pôr/tirar a mesa das refeições e limpar pequenas superfícies, como a própria mesa.

Para crianças de 6 a 8 anos

Conforme as crianças crescem, as tarefas domésticas também ficam maiores. Mas sempre preze pelo equilíbrio entre todos da casa, para que ninguém fica sobrecarregado, combinado?

Nessa idade, há muitas coisas que seu filho pode fazer com você. Isso contribui para que a tarefa seja bem mais rápida e, além disso, é um momento para conversar e ensinar.

Algumas tarefas para fazer em “dupla”:

  • Guardar as compras de mercado;
  • Pendurar ou recolher as roupas do varal;
  • Lavar o carro ou o quintal;
  • Varrer/aspirar cômodos menores;
  • Separar o lixo reciclável.

Para crianças de 9 a 11 anos

As crianças estão chegando na pré-adolescência, o que por si só já é uma fase confusa. A escola também começa a ficar mais exigente, então é preciso cuidado e paciência para equilibrar as tarefas domésticas com a nova vida.

Nessa idade é legal pensar em ações mais esporádicas, que podem ser feitas uma ou duas vezes por semana, por exemplo:

  • Trocar a roupa de cama;
  • Limpar superfícies maiores, como gavetas, armários, pias ou espelhos;
  • Dar banho no animalzinho de estimação;
  • Ajudar no preparo de lanches e refeições;
  • Ficar responsável pela lista de compras.

Para crianças a partir de 12 anos

Nessa idade, muito provavelmente a criança estará bem habituada com as tarefas domésticas. Então, é mais fácil inserir ações um pouco mais complicadas, pois já farão parte da rotina dela. Aqui também vale o conselho anterior, de pensar em tarefas mais esporádicas, para que seja mais simples de encaixar no dia a dia da escola.

Portanto, as sugestões são:

  • Cuidar dos irmãos mais novos;
  • Colocar roupas para lavar;
  • Limpar o chão do quarto ou do banheiro;
  • Lavar e guardar a louça;
  • Fazer pequenas atividades fora de casa, como ir à padaria ou passear com o cachorro.

Espero que tenha gostado desse texto e que as dicas ajudem a deixar as tarefas domésticas mais leves e fluidas para a família toda! Isso já foi dito, mas vale relembrar: mantenha uma comunicação sempre aberta com as crianças, ouvindo as sugestões que elas têm para deixar a rotina ainda mais simples.

Antes de encerrarmos, uma última coisa: se você gosta de organização, confira dois textos disponíveis no blog. Clique aqui e aqui!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.