Rotina em família: dicas de organização, diversão e disciplina

0

Como o próprio título do texto já diz, rotina familiar exige organização e disciplina, além de comprometimento e parceria. Mas isso não quer dizer que ela não pode ser muito divertida e leve para todos os moradores da casa, concorda?

Ter uma boa rotina familiar traz mais qualidade de vida e harmonia, fortalece os laços entre as pessoas; ensina sobre responsabilidade, gestão do tempo e empatia; e reforça um dos grandes valores das famílias: saber que precisamos ajudar uns aos outros e contar com quem está ao nosso lado!

No ano passado, publicamos um texto aqui no blog sobre “O que incluir na rotina em família?” e algumas sugestões foram:

  • Exercício físico em conjunto;
  • Cozinhar juntos;
  • Meditar ou orar;
  • Fazer alongamento diário;
  • Separar um momento para leitura;
  • Fazer boas ações;
  • Ter manhãs mais calmas;
  • E estipular noites sem tela.

Essa lista contém apenas algumas ideias do que pode fazer parte do dia a dia da família, contanto que haja disciplina e que os compromissos façam sentido para a dinâmica da casa!

Mas hoje vamos abordar dicas para que essa rotina funcione de maneira leve, divertida e — claro — eficiente! Então, quem vem comigo?

5 ideias para ter mais organização, diversão e disciplina na rotina familiar:

A máxima já diz: “combinado não sai caro”

Não adianta esperarmos que todas as tarefas sejam compridas com disciplina se não tiverem sido combinadas antes, concorda? Portanto, ao montar a rotina, é imprescindível reunir toda a família que estará envolvida e compartilhar ideias, ouvir opiniões e construir em conjunto.

Esse é um momento muito legal de abrir espaço para todos compartilharem coisas que gostariam de fazer durante os dias e tarefas não tão legais. Ao trocar experiências e gostos vocês conseguirão montar uma rotina que seja leve para todos, sem sobrecarregar ninguém.

Infelizmente não temos como escapar de fazer coisas “chatas” no dia a dia. Mas, pense comigo: imagine que você tem dois filhos e um não gosta de arrumar a cama, enquanto outro acha superchato guardar os brinquedos. Por que não combinar de eles se ajudarem a cumprir tais afazeres?

Principalmente ao lidar com crianças mais novas, é muito mais eficiente explicar para elas o motivo de cada ação fazer parte do combinado, para que elas compreendam a importância de seguir a rotina combinada.

A rotina precisa estar visível para todos

Mesmo a pessoa com mais disciplina do mundo dificilmente vai conseguir se lembrar sozinha de cada etapa da rotina, certo? É por isso que o combinado precisa estar visível para todos e, de preferência, incorporado à decoração da casa como algo natural.

Pode ser um calendário, uma lista, uma lousa de giz… vocês podem decidir o que funciona melhor. Apenas lembre-se de que deve ser algo flexível, de fácil entendimento e que precisa estar localizado em um espaço comum de toda a família, como na cozinha, por exemplo.

A Fernanda Lee disponibilizou um vídeo no YouTube com uma ideia superlegal, sobretudo para os pequenos: montar um quadro de rotinas para cada momento do dia. Se você e as crianças fizerem um desses, não deixe de postar nas redes sociais e marcar a família Brancoala, hein?

Lazer também é compromisso

Infelizmente, nós, adultos, temos o péssimo hábito de deixar a diversão sempre pra depois. Ou seja, quando é sobre o trabalho ou os cuidados da casa, tratamos tudo com muita seriedade, organização e disciplina. Mas a hora do lazer sempre “fica pra depois”. Isso é um problema que faz com que a rotina familiar seja pesada e desinteressante, vista somente como “obrigação”.

Então, essa dica vale ouro: diversão também é compromisso, tá? Se consta no calendário que toda quarta-feira a família toda vai se reunir para uma sessão cinema, ou então que sábado de manhã é momento para exercícios físicos em grupo, ou até que os quinze minutos finais de cada noite é hora da leitura: eles precisam ser honrados como qualquer outra tarefa.

Mas pode ser que imprevistos surjam e que eventualmente não dê tempo de cumprir toda a lista do dia: não tem problema, isso é normal! O importante é tomar dois cuidados:

  • Verificar se a rotina precisa ser ajustada para as próximas semanas; e
  • Buscar um equilíbrio para não abrir mão sempre da diversão. Se amanhã faltaram 15 minutos, por exemplo, será que arrumar os sapatos não pode ficar pro dia seguinte, para que o momento da leitura seja mantido?

Hora de outra máxima: “É melhor o arroz com feijão bem-feito”

Pera aí, o que isso quer dizer? Que vale mais a pena fazer o básico da maneira correta (ou seja, com leveza e disciplina) do que querer equilibrar dezenas de pratinhos e acabar derrubando todos no chão.

Essa é outra mania que os adultos têm: na hora de montar uma rotina, queremos fazer diversas coisas, aproveitar ao máximo, ocupar cada minuto. Mas, no dia a dia, é muito difícil manter tudo isso de pé. E, a cada “falha”, nos sentimos frustrados e desanimados.

Então, para evitar esses sentimentos negativos, concentre-se em montar uma rotina familiar que seja tranquila. O essencial é que ela tenha o básico para trazer bem-estar e harmonia para todo os membros da família sem que cada segundo do dia seja cronometrado. Comece devagar, com poucas tarefas, e, aos poucos, você poderá trazer mais ideias para essa rotina.

Para todos terem disciplina com a rotina, é preciso:

  • Uma divisão de tarefas clara, com cada pessoa ciente do seu papel dentro da harmonia da casa;
  • Um canal de comunicação aberto, para que a qualquer momento alguém possa falar se algo não estiver funcionando bem; e
  • Flexibilidade, principalmente no início, para ajustar as rotinas até se chegar ao melhor modelo!

A rotina só faz sentido se trouxer praticidade e felicidade para dentro da casa

Sei que já escrevi sobre isso em outros textos sobre organização, mas vale a pena reforçar: de nada vale todo o trabalho, a disciplina e a organização se isso não servir para semear o bem-estar entre a família.

Portanto, tenha sempre em mente que se algo está trazendo estresse, não vale a pena. E que a melhor solução é aproveitar ao máximo cada momento.

Um exemplo? Bom, é uma delícia ter comidinhas congeladas prontas para cada refeição, mas dá muito trabalho separar um dia por quinzena pra isso, não é? Então deixo uma ideia: chame as crianças, reúna a família para uma tarde MasterChef, quando vocês irão pensar nos cardápios dos próximos dias, se divertir durante os preparos e curtir uma atividade em conjunto! Mas lembre-se de que tudo bem se a atividade não sair como o planejado. Afinal, tanto os adultos quanto as crianças estarão aprendendo a nova dinâmica, certo?

Espero que essas dicas tragam muita diversão, bem-estar e disciplina para a sua família! E já sabe, né? Compartilha aqui nos comentários o que achou dessas sugestões.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.