Como manter a casa em ordem mesmo em dias caóticos

1

Como organizar o dia, a casa, a vida nos dias em que o caos parece ter se instalado? Essa é a pergunta que vale milhões, não é mesmo? Por mais que a gente tenha uma rotina bem programada e os compromissos organizados, tem uma coisa que aparece vira e mexe para bagunçar toda a nossa cabeça: os imprevistos.

Um resfriado, um carro quebrado, o trânsito mais intenso que o normal, uma reunião de última hora, uma obra necessária na casa… Por mais que sejam coisas que fazem parte da vida, elas entram na categoria de imprevistos porque a gente nunca espera por elas, certo?

E não sei se com você acontece a mesma coisa, mas por aqui quem sempre fica por último na lista dos percalços do dia a dia é a minha casa. Os cuidados com ela sempre ficam “para depois” – mesmo que esse depois demore muito pra chegar.

Depois de sofrer muito com os dias caóticos, acabei percebendo que eles são mais comuns do que os dias “tranquilos”. Afinal, estamos em movimento e imprevistos vão acontecer a todo momento. Então, em vez de fugir deles, vale mais a pena aprendermos a conviver juntos, não acha?

Será mesmo que a nossa casa pode estar só em perfeito estado ou no mais puro caos? Bom, eu acredito que vale a pena buscarmos um meio-termo… quem vem comigo?

Pequeno manual de dicas para manter a casa arrumada apesar dos obstáculos diários:

Pegue mais leve consigo

A verdade é que é muito difícil dar 100% conta de tudo que nos envolve, né? Aposto que você também já sentiu aquela sensação de que vinte e quatro horas por dia é muito pouco para deixar tudo em ordem (inclusive a casa). E sofrer com isso é muito difícil, pois a autocobrança vem forte e nos faz enxergar só falhas.

E se eu te contar que todo mundo se sente assim? Que realmente é muita coisa para darmos conta? Que alguns pratinhos vão precisar cair porque equilibrar todos por tempo demais é impossível?

Acredite em mim: quanto mais cedo a gente aceita que não dá pra deixar tudo impecável, bem mais leve e feliz fica a vida.

Em alguns dias a casa vai estar desarrumada. Talvez a pilha de roupa suja esteja grande. Ou talvez falte algo no armário da cozinha. E tudo bem! Muito mais do que fazer tudo perfeitamente é ter o mínimo em ordem, com bem menos cobranças e mais qualidade de vida.

Tenha uma lista de tarefas indispensáveis

Quando as coisas começam a se acumular, é normal que a gente perca o senso de prioridade. Isso pode nos levar a esquecer afazeres importantíssimos, enquanto outros (que poderia ficar para depois) sobem para o topo da lista.

Então, a dica é ter uma pequena seleção de tarefas imprescindíveis para manter a casa em ordem. E isso vai variar de acordo com o que fizer sentido dentro da sua dinâmica familiar.

Na minha casa, por exemplo, passear com minha cachorrinha, cuidar das plantas e manter a cama do quarto arrumada são as minhas prioridades. Então mesmo em dias corridos, essas tarefas são feitas.

Por outro lado, eu lavo as cortinas a cada dois meses. Mas se bem no dia da lavagem a vida estiver um caos, não tem porque eu me desesperar: posso simplesmente adiar esse compromisso por alguns dias, já que ele não faz parte da lista indispensável para manter a casa em ordem.

Se começar algo, siga até o fim

Começa a recolher a roupa do varal. Para e vai lavar a louça. Para no meio e resolve passar um pano no chão. Lembra de roupa e volta lá. Para de novo porque tem que levar o lixo pra fora.

Quem nunca se identificou nesse cenário? Pois é, na ânsia de fazer tudo, a gente acaba não fazendo nada ou deixando tudo pela metade.

Então como já chegamos à conclusão de que não vai dar para deixar a capa toda arrumadinha sempre, e você já escolheu as tarefas principais, faça elas até o fim. Ao começar algo, siga até finalizar, para poder riscar um item da mente e partir para o próximo passo.

Analise a sua rotina e busque praticidade no dia a dia

Como já conversamos em outros dois textos (“como organizar a cozinha” e “10 dicas práticas para manter a organização”), o intuito de todas essas dicas é só um: trazer mais facilidade para sua vida. De nada adiante ter uma casa digna de capa de revista se isso não ajuda em nada.

Ambiente organizados tornam as tarefas mais simples. Se você já sabe onde cada coisa deve ser guardada, por exemplo, vai perder bem menos tempo na hora de procurar tal objeto, concorda?

Portanto, antes de utilizar todas as dicas de organização que aparecem por aí, é importante fazer a seguinte análise:

  1. Em dias caóticos, no que (se referindo à casa) você sente mais dificuldade?
  2. Tem algo que possa ser previamente feito para resolver isso?
  3. Você consegue trazer essa praticidade para a sua vida?

Para ficar mais fácil, vamos ver um exemplo:

“Em dias caóticos, o que eu mais sinto dificuldade é em me alimentar bem. Isso poderia ser resolvido se eu tivesse algumas comidas congeladas preparadas previamente. E consigo trazer essa praticidade para a minha vida reservando dois dias por mês para preparar alimentos e montar um estoque.”

Vê como um tsunami capaz de nos afundar pode virar pequenas ondinhas nas quais conseguimos surfar?

Tem coisa que não vale a pena deixar pra depois

Eu sei que dá preguiça lavar aquele único copo na pia na hora que ele foi usado. Ou que parece não ter motivo pra guardar aqueles dois pares de sapato fora do lugar. Ou quem sabe a arrumação da capa possa ficar para depois.

Vai por mim: tem coisa que não vale a pena adiar. Um copo para lavar não é nada sozinho, mas no meio de outros mil compromissos, ele se torna mais um desafio. Então, na medida do possível e dentro da sua realidade, resolva essas pequenas arrumações na hora que elas aparecerem. São hábitos pequenos que, no meio do caos, ajudam muito a manter a ordem da casa!

Eu já ia terminar este texto indicando (de novo) o blog da Thais Godinho. E aí bem hoje ela fez um post bem legal que conversa muito com o que falamos até aqui. Vale a pena conferir!

E aí? Vamos manter a casa ordem, mas sem surtar, mesmo quando o caos se instalar?

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] última coisa: se você gosta de organização, confira dois textos disponíveis no blog. Clique aqui e […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.