10 dicas práticas para manter a organização da casa

Aprenda a deixar sua vida organizada e muito mais prática!

2

O melhor jeito de começar este texto é com o “mantra” da organização: ser organizado deve facilitar a sua vida, e não dificultá-la. A organização é para economizar tempo no seu dia, não para ocupar a agenda toda. Ter uma casa arrumada deve ajudar a cultivar uma rotina mais feliz, e não mais estressante. 

É muito comum que, ao pensar em organização, a nossa mente crie um cenário perfeito. Um mundo onde temos tempo para tudo e a casa está sempre com tudo no lugar. Mas a verdade é que isso é quase impossível. Além disso, viver nessa ilusão causa frustrações e também tiram o objetivo principal de ser uma pessoa organizada: que isso traga felicidade, tempo e calma para a sua vida.

Antes de começarmos as dicas, tem outra coisa muito importante que precisa ser dita já de cara: cada família e cada casa tem uma realidade diferente. Então, por mais que as dicas sejam gerais, é importante você observar o que funciona na rotina de todos os moradores. É muito legal procurar dicas e métodos de organização de outras pessoas pois isso nos ajuda a enxergar soluções simples. Mas sempre tenha em mente que não existe certo ou errado, existe o que funciona para você e o que funciona para o outro.

Eu, por exemplo, adoro os conteúdos da Thais Godinho, do blog Vida Organizada. Mesmo que eu não incorpore todas as ideias dela no meu dia a dia, sempre me ajuda a enxergar a organização de uma maneira diferente.

Então, agora, vamos para as 10 dicas práticas para manter a organização da casa!

Organização diária de tarefas de casa
Spoiler da primeira dica de organização: fazer um pouco por dia. | Photo by Suzy Hazelwood

1 – faça um pouco por dia 

A maior vilã na arrumação da casa é a urgência de organizar tudo (da gaveta de meias até a pasta de documentos) no mesmo dia. 

Mesmo que esteja uma tremenda bagunça, eu tenho certeza que a casa não ficou assim de um dia pro outro. Então também não vai dar pra resolver tudo em somente 24 horas. 

O famoso “pulo do gato” é fazer um pouco por dia. Nos primeiros vai ser preciso dedicar mais tempo à arrumação. Mas depois, quando a casa estiver entrando nos trilhos, você pode escolher uma pequena tarefa por dia. 

2- percebeu algo fora só lugar? Arrume na hora

Difícil driblar essa preguiça, né? Mas eu garanto para você que guardar os sapatos na hora que você os tira vai dar muito menos trabalho do que guardá-los depois.

Sempre que vir algo fora do lugar, aproveite o tempo e já faça esse ajuste para manter a casa sempre minimamente organizada. As grandes bagunças começam com pequenos sinais e, quando percebemos, já virou uma pilha de roupa na cadeira do quarto.

3- cultive pequenos hábitos

Tem algumas coisas rápidas e relativamente fáceis de serem incorporadas no dia a dia e que ajudam muito para manter a residência em ordem. 

Lavar a louça todos os dias antes de dormir, lavar a pia do banheiro quando for escovar os dentes e arrumar a cama logo de manhã são alguns desses exemplos. 

Parece pouco, mas faz uma diferença maravilhosa no seu humor não acordar com a pia transbordando. Ou, então, chegar em casa cansado e dar de cara com a cama toda desarrumada! 

4- Técnica da Thais Godinho: destralhar em 15 minutos

Esse é o maior ensinamento que já levei dos livros e do blog da Thais. Sim, são só 15 minutos e que fazem uma diferença enorme no organização da casa. 

Separe esse tempo todos os dias para andar pela casa destralhando, ou seja, recolhendo tudo que for lixo e colocando pequenas coisas no lugar.

Parece ser uma tempo curto, mas você vai ver o quanto de organização consegue fazer nesses minutos! Para entrar no clima, veja esse vídeo da Thais:

5- Pare de guardar o que não tem mais serventia e faça doações regulares

Então, além de destralhar, é preciso também não manter mais nada na sua casa que não tenha serventia ou não tenho onde guardar. 

Mas como se livrar desses excessos? Fazendo doações regulares, sendo uma pessoa bem criteriosa sobre o que você precisa ter ou não e comprando menos.

Vivemos tão imersos em ofertas e propagandas que, muitas vezes, achamos que precisamos ter algo em casa mesmo que isso só vá ser usado uma vez por ano. Valorize o espaço que você tem e guarde só o que importa.

6- crie rotinas 

Rotinas ajudam muito na organização do dia, mas elas também precisam ser flexíveis para evitar o estresse. Imprevistos acontecem e precisamos nos adaptar a eles, porém ter uma programação facilita o dia a dia.

Algumas sugestões são: toda segunda-feira pode ser dia de trocar roupa de cama e de lavar roupas, quarta-feira pode ser o dia de tirar o lixo, aspirar a casa pode ser feito às quinta-feiras etc. 

7- anote as tarefas esporádicas para não esquecer

Sabe aquelas tarefas da casa que precisam ser feitas de tempos em tempos e acabamos esquecendo? Lavar as cortinas ou lavar cobertores, por exemplo, são coisas fáceis de caírem no esquecimento na correria. 

Então a minha dica é simples. Anote na agenda qual foi a última vez que isso foi feito e quando deve ser feita novamente. Dessa maneira você não precisa ficar preocupado com isso.

Organização com post-its
Organização de tarefas: use post-its, agenda, aplicativos… o que for mais prático para lembrar do que precisa ser feito. | Photo by Kelly Sikkema

8- monte o menu semanal 

Para deixar a ida ao mercado e as refeições da semana muito mais práticas, monte o seu menu semanal todo início de semana. Já decida o que você vai precisar cozinhar durante a semana e monte uma lista de compras junto das outras coisas que estiverem para acabar (como produtos de limpeza, por exemplo).

Além de ganhar tempo durante as compras e durante a semana, você também vai economizar dinheiro e desperdiçar menos comidas.

9- todos que moram na casa devem ajudar na organização

Isso é extremamente importante: manter a organização da casa não deve ser tarefas somente de alguns moradores. Todo mundo que mora nela deve ajudar a manter as coisas em ordem. Se facilitar para vocês, divida as tarefas de acordo com a preferência de cada um.

Mesmo que a família tenha crianças, elas podem ajudar com tarefas simples (uma ótima maneira de ensinar responsabilidade para elas). 

10-  não existe casa perfeitamente arrumada

E quanto mais cedo nós aceitarmos isso, melhor! Não se pressione tanto e não fique buscando a perfeição: busque a praticidade e a realidade para a sua casa.

Faça aos poucos, envolva a todos e opte sempre pelas táticas que fizerem mais sentido para você. Afinal, não existe certo ou errado quando falamos de organização. Escolha bem as suas prioridades e encontre o equilíbrio na sua vida!

Sempre vão surgir novas ideias, então compartilhe conosco aqui nos comentários dicas para manter a organização da casa.

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. […] que falamos sobre organização da casa, batemos na tecla da divisão das tarefas domésticas. Para se viver em ordem e com equilíbrio, é […]

  2. […] já conversamos em outros dois textos (“como organizar a cozinha” e “10 dicas práticas para manter a organização”), o intuito de todas essas dicas é só um: trazer mais facilidade para sua vida. De nada […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.