Quer alcançar suas metas em 2020? Aprenda como criar uma lista real!

Saiba como criar uma planejamento de sucesso com metas alcançáveis!

1

Quantas vezes, ao chegar nessa época de fim de ano, você não ficou se sentindo frustrado por não ter alcançado  – mais uma vez – as suas metas? Confesso que isso já aconteceu muitas vezes comigo, mas, entendi que eu estava errando logo no começo do processo: o momento de estabelecer quais eram os meus objetivos para o próximo ano. 

Desse modo, comecei a pesquisar como eu poderia fazer isso de uma forma eficiente e que eu conseguisse criar metas possíveis. Ou seja, montar não só uma listinha de metas, mas um plano de ação para alcançá-las. Afinal, meta é uma ferramenta do nosso planejamento de vida, para conseguir evoluir e não ficar estagnado. Então, vamos lá. Vou compartilhar o que aprendi aqui com vocês. Seja qual for o tipo de meta, essas dicas vão ajudar você a chegar no final do ano muito mais satisfeito.

1 – Faça uma chuva de ideias

Primeiro de tudo, pega uma folha e coloca o que você quer para o próximo ano. Tudinho o que vier na sua cabeça! Nesse primeiro momento você ainda não precisa julgar suas ideias e vontades, combinado? Depois disso, aí sim, vamos identificar o que é meta, o que precisa ser aprimorado e o que é apenas alguma tarefa.

Por exemplo, ano que vem você quer tirar roupas para doação. Algo super legal, mas que não te exige nenhuma frequência e dedicação por um tempo maior. Ou seja, é apenas uma tarefa. Desse modo, você pode colocar isso na sua lista de tarefas da semana. E não na lista de metas do ano, entende?

Então, após descarregar tudo, sem nenhum julgamento prévio, aí sim, você vai analisar e entender o que são as suas metas e o que é apenas um afazer. 

2 – Como transformar algo em meta real?

O segundo passo é começar a transformar essa lista em objetivos executáveis e como fazer isso?

Antes, pega o que ficou daquela chuva de ideias. Agora, você precisa entender que objetivos amplos e abstratos demais são o que mais nos deixam frustrados. Por exemplo, quantas vezes você colocou “ler mais livros” na sua lista? Ou ainda, “ser mais saudável”, “guardar dinheiro”, etc? Mas é aí que está: essas coisas não são metas reais. Para torná-las possíveis é preciso analisar o que significa cada item para nós mesmos e destrinchar isso, respondendo as perguntas: “o que”, “quanto”, “como” e “por quê?”. 

Vamos fazer esse exercício juntos.

O que: ler mais livros 

Quanto: pode custar uma média de R$100 se eu comprar os quatros livros novos. Mas, se eu for no sebo ou comprar usado pode custar R$50.

Como: lendo com mais frequência.

Por quê? Quero ler mais do que li no ano passado, que li apenas 3 livros.

Agora sim, temos uma visão melhor de como torná-la possível. Desse modo, se eu quero ler mais, e isso significa que preciso ler mais que três livros, temos uma meta mensurável e com o sentido de tudo isso muito mais claro pra mim. O próximo passo é colocar prazos.

3 – Meta sem prazo não é meta

O próximo passo é você conseguir visualizar até quando precisa fazer aquilo. Se você colocar na sua lista “ler mais livros” e não colocar os prazos, vai deixar tudo para o fim do ano, quando você reencontrar sua lista perdida na sua gaveta e perceber que não dá tempo de fazer tudo em um mês.

Se você precisa ler quatro livros para atingir sua meta de ler mais livros que no ano passado, significa que você precisa ler um livro a cada 3 meses. Sendo assim, sua meta vai ficar mais ou menos assim na sua lista:

Meta: ler quatro livros em 2020

Prazos:

  • Ler o primeiro livro do ano até 31/03/2020
  • Ler o segundo livro do ano até 30/06/2020
  • Ler o terceiro livro do ano até 30/09/2020
  • Ler o quarto livro do ano até 31/12/2020

Deu para entender? Desse modo você consegue visualizar muito melhor o tempo que você tem para atingir sua meta.

4 – Crie pequenas metas para sua meta maior

Esse passo é muito importante para que você consiga visualizar se está caminhando com a sua meta. Para você entender o que precisa ser realizado e acompanhar sua evolução.

O que ainda deve ser feito para você conseguir cumprir a meta de ler quatro livros em 2020? Exemplos de pequenas metas: escolher o livro, ler 5 minutos por dia, ler 30 páginas por semana, etc.

Anote essas pequenas metas na frente ou abaixo da sua meta-mãe, e vai dando um check a cada passo realizado. Assim você vai ver que você está trabalhando nela. Isso serve para todas as metas e é um ótimo alívio mental em perceber que você está se dedicando nos seus objetivos.

5 – Crie metas que dependam de você

Um erro que acontece com frequência é a gente se comprometer com coisas que não dependem da gente. Por exemplo: receber uma promoção e virar líder na empresa. Sinceramente, não é algo que depende só de você. Claro que você pode se preparar para isso, fazer cursos, estudar, conversar com seu chefe… mas não é algo que está sob seu controle. Seu chefe pode simplesmente contratar alguém para ocupar um cargo maior, por diferentes razões. E quando chegar no fim do ano e você ver aquilo, mesmo que tenha se preparado, vai sentir que não fez o suficiente. E não é isso que queremos. Então, sua meta nesse caso poderia ser algo como, fazer um curso/MBA de liderança. Você está fazendo algo para esse seu objetivo, mas as consequências ainda estão fora do seu controle.

6 – Veja sua lista de metas com frequência

Anote suas metas e deixe a lista em um lugar em que você possa ver sempre. Não jogue numa gaveta pra lembrar só naquela faxina de fim de ano de novo. Visualize o seu planejamento com frequência, veja se tudo está caminhando, ou se tem alguma coisa totalmente parada e que você ainda não trabalhou em nada. E claro, fique atento aos prazos que você colocou.

7 – Revise a importância das suas metas 

Lembre-se que estamos sempre em transformação. A pessoa que você era ontem já é totalmente diferente da pessoa que você é hoje. Desse modo, suas metas também podem mudar no meio do caminho, e está tudo bem. Por isso, tenha essa liberdade de mudar aquilo que não faz mais sentido para você continuar dedicando esforços. Lembrando também que não é para ser um escape de forma que você tire metas da sua lista por autossabotagem, ou seja, fingir que não quer algo quando na verdade está tirando da frente por preguiça. Mas é uma maneira de você se permitir continuar em transformação. 

Ah, e para ajudar com algumas metas gerais como, por exemplo, ser mais saudável, guardar mais dinheiro, aprender um idioma, mudar de país e passar mais tempo com a família, leia esses posts que fizemos aqui no blog:

  1. Educação financeira: 7 atitudes que você precisa mudar imediatamente
  2. 5 razões para você praticar meditação diariamente
  3. Sem tempo para família? Aprenda a organizar suas prioridades diárias!
  4. Os canais mais legais no YouTube para aprender idiomas
  5. Exercícios físicos em família: a combinação de saúde e diversão
  6. Morar no exterior: descubra as vantagens e desvantagens!

E para produzir esse post, uma das principais inspirações foi esse vídeo da Ellora que é muito legal e bem explicativo. Vale a pena conferir:

E aí, gostaram das dicas? Preparados para fazer do próximo ano um período de muitas realizações?

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] realizar o que deseja. É realmente muito importante ter constância e se manter focado em suas metas. Lembre-se de que toda realização requer planejamento e força de […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.