5 razões para você praticar meditação diariamente

Uma prática simples, que não exige muito tempo do dia e que promove mudanças fantásticas!

0

Quando falamos sobre autoconhecimento e saúde mental, é impossível não falar sobre meditação. Mas, afinal, o que é a prática de meditar?

Muitas pessoas acreditam que meditar significa não pensar em nada e, por causa dessa falsa crença, fogem do hábito. Sejamos sinceros agora: é possível alguém ficar um bom tempo sem nenhum pensamento vir à mente? Bem difícil, concorda?

Nossa mente está trabalhando a todo tempo. A grande maioria das pessoas vive uma vida muita corrida e cheia de compromissos. Por mais que tentemos evitar, é um grande desafio manter a mente vazia, sem pensar no futuro.

Então vamos direito ao ponto: o que é meditação? É uma prática milenar que consiste em conseguir acalmar e concentrar a mente, não esvaziá-la. Meditar é concentrar-se em si mesmo e não no mundo externo ou nas pessoas ao seu redor.

O objetivo dessa calmaria podem ser vários, dependendo da cultura de quem está meditando. Enquanto alguns buscam o relaxamento do corpo e da mente, outros procuram compreender melhor a si mesmo.

Já está convencido de que é um ótimo hábito para inserir no seu dia a dia? Então que tal ver mais 5 razões para você começar a meditar? 

1- Promove a concentração

É comprovado que as pessoas que praticam meditação são mais concentradas, seja nos estudos, no trabalho ou nas pequenas atividades do dia a dia. Estar concentrado no que fazemos no momento, ou seja, estar presente, é muito mais raro do que parece. Meditar ajuda a acalmar a mente e a trazê-la para o presente! Sabe aquilo que o Branco fala muito em seu livro sobre aproveitar o tempo com a família, estando presente e concentrando nesses momentos? A meditação com certeza pode lhe ajudar com isso!

2- Reduz o estresse e a ansiedade

Sim, é verdade! Esses dois sentimentos são os maiores inimigos da sua paz interior. E o melhor jeito de combatê-los é conseguir manter a calma dentro de si.

Essa matéria, por exemplo, mostra dados sobre a diminuição dessa tensão através da meditação. Ao meditar, você reduz os níveis de cortisol no seu corpo, que é o hormônio ligado ao estresse. E vale lembrar que ter uma vida com menos ansiedade e menos irritação não quer dizer “somente” levar uma vida mais calma, mas também a ter mais saúde. Há muitas doenças, como depressão e problemas cardíacos, que são causados pelo estresse – e que podem ser prevenidos através da meditação.

3- Ajuda na tomada de decisões e na resolução de problemas

Exatamente pelo dois pontos acima, fica muito mais fácil resolver problemas, pensar claramente e tomar decisões difíceis. Quando estamos mais calmos, concentrados e nos sentindo bem, é mais raro que as situações do dia “nos tirem do eixo”.

Imagine quando você tem um problema no trabalho, por exemplo. Na hora da preocupação e do nervoso é muito complicado conseguir encontrar uma saída. Porém, quando você se acalma e foca o problema, é como se o caminho certo se abrisse! Agora imagine isso em outras tantas situações diárias: é a meditação!

4- Melhora a saúde física e emocional

Além do que já citamos, há uma lista de benefícios que a meditação traz para a sua vida. Desde ajudar na qualidade do sono, passando por melhor a função imunológica, até melhor a sua memória.

A verdade é que não há contraindicação. Se você está dispostos a mergulhar de cabeça na meditação, faça! Você só receberá coisas boas em troca, tanto para corpo quanto para a mente.

5- Aprofunda o autoconhecimento

Lembra do autoconhecimento, que já falamos por aqui? Pois é, a meditação também promove isso para você!

Ao ficar em silêncio, em contato consigo mesmo e com seus pensamentos, você passa a compreender melhor suas emoções. Claro que isso não acontece do dia pra noite, mas a meditação é um dos caminhos mais procurados para quem busca se conectar com o seu eu interior.

Meditar é ter atenção plena em si mesmo, é observar os sentimentos, é ter um espaço calmo para estudar como a sua mente funciona.

Acredito que você também esteja desejando ter todos esses benefícios incríveis na sua vida, não?

confira essas quatro dicas para inserir a meditação diariamente na sua rotina:

1- Simplesmente comece!

Você só vai descobrir o que é a meditação, como ela pode lhe ajudar e qual o método que funciona pra você quando começar a meditar. Então o primeiro passo é: comece!

Mesmo que no começo você não entenda muito bem o que está acontecendo, ou então consiga praticar só 5 minutos por dia, não tem problema. O importante é dar o primeiro passo e, aos poucos, se aperfeiçoar!

Também aconselho que leia “Um Guia Honesto de Meditação Para Interessados e Iniciantes”, da Modefica. Esse texto irá esclarecer muitas dúvidas que você pode ter sobre o assunto!

2- Procure um bom lugar para realizar a prática

Um lugar calmo, confortável e que lhe traga boas sensações, esses são os pré-requisitos. Poder ser na sua casa ou em uma aula de yoga, por exemplo. Mas o imprescindível é que seja um local no qual você consiga se libertar das amarras do mundo e se entregar para a meditação, sem coisas externas que podem lhe distrair.

3- Faça uso de meditação guiada

Mesmo um pouco por dia, muitas vezes é difícil começar. Por isso não tenha medo de usar algumas ferramentas que irão lhe auxiliar, principalmente no começo.

Eu costumo indicar o aplicativo Headspace, alguns podcasts como o do Belezinha e também aulas de yoga!

4- Não se cobre tanto

No começo não vai ser fácil, sua mente vai divagar e você vai se distrair. Não é nos primeiros dias que você vai conseguir meditar por muito tempo. Talvez 5 ou 10 minutos seja o máximo. Talvez você não consiga todo dia. Talvez demore para encontrar o melhor lugar, a melhor posição ou o melhor método.

E tudo bem!

Então vá com calma, leve o tempo que for necessário e não se cobre nos pequenos “tropeços”.

Gostou das dicas? Está pronto para começar a praticar meditação diariamente? E se você já pratica, conte para nós aqui nos comentários como começou a meditar!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.