Tudo o que você precisa saber para organizar a sua agenda de 2020!
Ano novo podem significar novos hábitos! Então vamos começar a organizar a sua agenda para 2020?
Começamos um novo ano e, com ele, chega uma das resoluções mais comuns: ter uma vida mais organizada. E a sua melhor amiga para concluir esse objetivo será uma agenda, com toda certeza! Para quem gosta de astrologia, janeiro também é o mês de Capricórnio, o signo mais responsável do zodíaco. Ou seja, não faltam inspirações para começar 2020 com a agenda em ordem.
Muitas pessoas pensam que ser organizado significa ter o controle de tudo que vai acontecer ou, então, que é muito estressante planejar cada detalhe do dia. Mas não se deixe enganar por essas crenças. Utilizar uma agenda para se organizar tem o principal objetivo de tornar a sua vida mais calma e o dia a dia mais leve, não o contrário.
Mas para isso dar certo, é preciso aprender a utilizar essas ferramentas da forma correta. Por isso, confira abaixo tudo o que você precisa saber para começar 2020 com a sua agenda bem organizada!
1. Escolha qual ferramenta funciona melhor para você
Existem vários tipos de agenda e você pode ir testando até encontrar a que funciona melhor para você.
Das opções digitais algumas são: a agenda do próprio celular, o calendário do Google e o Trello. Se você preferir as de papel, pode escolher um caderno e fazer a agenda do seu jeito! Ou então escolher um planner já pronto (seja ele diário, semanal ou mensal).
Não existe uma escolha melhor do que a outra, você só precisa ver qual se adapta melhor à sua rotina.
2. Defina também quais áreas da sua vida estarão na agenda
Aqui é mais uma momento no qual não existe certo ou errado, depende somente de quais são os seus objetivos com a sua agenda. Você pode usá-la para se organizar no trabalho, na vida pessoal ou até na arrumação da casa.
Se achar necessário, pode incorporar tudo isso e mais, claro. Mas não se esqueça que o intuito da agenda não é controlar a sua vida, mas sim ajudá-la a ser mais leve!
3. Concentre as informações o quanto for possível
Cuidado neste ponto porque ele é um dos mais importantes! Embora cada ferramenta tenha as suas vantagens e desvantagens, não caia na tentação de querer usar todas elas.
Deixar as informações fragmentadas dificulta muito a organização, já que você sempre precisará consultar vários lugares diferentes.
Então o meu conselho é concentrar os seus agendamentos o máximo possível. A única separação que eu indico é a vida pessoal e a profissional. Eu, por exemplo, gosto de usar o calendário do celular para a vida pessoal e uma agenda física para o trabalho!
4. Não, você não deve anotar absolutamente tudo
Você precisa anotar os compromissos e lembretes importantes, mas não detalhar cada minuto do seu dia. Imprevistos acontecem, coisas surgem e prioridades mudam. Se você definir que vai lavar roupa às 20h, mas demorar mais no mercado, só vai poder lavar às 21h. E não há absolutamente nenhum problema nisso ou se você só puder lavar no dia seguinte.
A agenda é sua ajudante, mas você não pode se tornar refém dela, combinado?
5. Faça uma visita na papelaria
E compre post-its e canetas coloridas! Defina cores para cada tipo de lembrete da sua agenda pois isso irá facilitar a visualização das suas tarefas diárias ou semanais.
Além dessa função prática, você pode deixar sua agenda mais bonita e, assim, ter cada vez mais vontade de organizá-la!
Se estiver precisando de inspirações, visite o Pinterest e pesquisa por “planner”. Você vai surpreender com tantas ideias criativas.
6. Utilize a agenda como uma extensão da sua mente
Sabe aquelas coisas que você tem medo de esquecer e acaba deixando vários bilhetes por aí? Agora eles têm um local definido: a sua agenda!
Daqui dois meses precisa lavar a cortina? Anote lá. Dentro de um mês precisa voltar no médico? Escreva. Aniversários de amigos e familiares? Anote todos. Vai viajar e precisa fazer o check-in dois dias antes? Também vai para a agenda.
Se você deixar tudo organizadinho no mesmo local, não vai precisar gastar tanta energia pensando e se esforçando para lembrar de tudo na data certa. E também não vai correr o risco de esquecer algo importante.
7. Não precisa colocar uma data definitiva em tudo
Assim como a dica 4, essa também serve para ajudá-lo a não ser “amarrado” pela sua agenda. Nem tudo precisa ter um dia definido. É essa flexibilidade que vai garantir que você não esqueça a tarefa, mas também não fique nervoso se não der conta de fazer na segunda-feira.
Fazer o check-in da viagem, por exemplo, tem um dia certo. Então ele precisa estar anotado certinho. Mas comprar o presente para um aniversário pode ser feito em qualquer dia da semana. Então anote isso em uma parte separada da agenda, pensando nos seus planejamentos semanais.
Outro exemplo é arrumar o armário, que pode ser uma meta mensal. Não deixe de escrevê-la na sua agenda, mas realize-a no dia que for melhor para você.
8. Faça controle de hábitos
Essa é uma ideias que eu mais gosto em uma agenda! Se você tem dificuldade em manter algum hábito, pode separar uma página da sua agenda somente para lhe ajudar nisso.
O intuito aqui é anotar bons hábitos que você quer praticar e anotar a frequência com a qual os faz. Alguns exemplos são: beber dois litros de água por dia, praticar exercício, ter pensamentos positivos, meditar, comer de modo saudável etc.
9. Reveja suas prioridades diariamente
Todo dia, ao acordar, reveja o que tem programado para o dia de hoje. Veja se sua prioridades estão corretas e faça as mudanças necessárias. Dessa maneira, você já terá um panorama geral de como será o seu dia logo ao acordar!
10. Seja realista e flexível, adapte-se!
Mesmo com uma agenda, seu dia continua tendo 24 horas e você ainda precisa descansar e ter os momentos de lazer. Então vá com calma e respeite seus limites. Assim como na vida, é necessário se adaptar na organização da agenda também. Se não der tempo de fazer uma tarefa em um dia, não se culpe. Você pode fazer no dia seguinte!
Acredite em mim quando eu digo que é impossível ter uma vida impecável na organização. Então não se cobre tanto e inspire-se em outras pessoas. A Thais Godinho, do blog Vida Organizada, dá dicas bem legais sobre como ela utiliza a própria agenda. Ela também frisa muito que vida organizada é aquela que funciona para você!
Está inspirado para fazer 2020 ser o seu melhor ano? Então vamos juntos!