7 ideias de lanches práticos e nutritivos para crianças

0

Quem lembra quando demos dicas aqui no blog sobre como montar uma lancheira style? Então, hoje, vamos retomar esse assunto com algumas sugestões de lanches práticos e nutritivos.

Sabemos que a rotina dos pais muitas vezes é extremamente corrida. E entre todos os pratinhos que precisam ser equilibrados, a alimentação saudável das crianças é um dos mais importantes.

É importante dizer que comida nutritiva não é sinônimo de complicada. Afinal, muitas vezes é bem mais fácil fazer lanches saudáveis do que um com poucas propriedades boas, sabia disso?

Mas antes de irmos para as receitas, vale relembrar algumas dicas:

  • Tenha paciência: No começo, provavelmente, vai ser mais difícil fazer preparos rapidamente. Mas, com o tempo, conforme você pegar o jeito e tiver mais ideias, vai se sentir cada vez mais confiante na cozinha.
  • Permita-se testar, errar e testar de novo: Imagine quantos “erros” podem virar novas e deliciosas receitas? Então arrisque e divirta-se!
  • Inclua as crianças: Tanto na hora de ter ideias para os lanches quanto no preparo deles.
  • Crie uma lista de compras: Isso vale para alimentos e para utensílios. Tenha sempre um mãos uma lista para saber o que deve ser comprado, a fim de trazer mais praticidade e leveza no dia a dia.

Mãos limpas, panela no fogo e ideias na cabeça? Então é hora de colocar a mão na massa!

1. Panqueca de banana com aveia

Esse é um dos meus lanches preferidos e aposto que vai virar o seu também. Basta amassar uma banana madura, e então colocar aveia em flocos finos, um ovo e um pouquinho de canela (opcional). Depois, misture bem todos os ingredientes até formar uma massinha.

Unte uma frigideira, coloque a massa e frite em fogo baixo dos dois lados, tomando cuidando para não queimar.

Essa panqueca sozinha já é uma delícia, mas você também pode decorar com mel, frutas, pasta de amendoim ou geleia.

2. Bolinhos variados

Sabe aquela receita que se encaixa em vários preparados? É essa aqui! Você já imaginou quantos alimentos podem virar bolinhos para as crianças? Muitas vezes, um lanche que pode parecer “sem graça” fica muito mais apetitoso quando transformado em um bolinho.

Com uma base mais sólida e amassada como um “purê”, você pode juntar temperos ou complementos e depois assá-los no forno ou na fritadeira elétrica. Para fazer a base, também é possível bater os alimentos no processador e acrescentar um pouco de farinha nutritiva para dar liga.

Algumas ideias são (mas solte a criatividade ou aproveite as sobras de outras refeições):

  • Arroz com cenoura (ou outro legume) ralada.
  • Batata-doce com frango desfiado.
  • Abóbora com lentilha.
  • Mandioca com espinafre.

E aqui vai também uma ideia de bolinho doce, conhecido como “energy balls”. Basta misturar os ingredientes abaixo em um processador, deixar por uma hora na geladeira e, então, moldar as bolinhas.

  • Mirtilos.
  • Aveia em flocos,
  • Farinha nutritiva (sugiro a de amêndoa).
  • Coco ralado (que também serve como cobertura).

3. Nuggets de grão-de-bico

Esse é um lanche muito nutritivo e que traz nostalgia, podendo substituir o valor afetivo de um alimento ultraprocessado.

Para fazer a “massa”, deixe o grão-de-bico de molho por pelo menos 24 horas e depois cozinhe na pressão. Coloque os temperos de sua preferência e então, se necessário, acrescente um pouco de polvilho doce para dar o ponto.

Depois, basta fazer os nuggets e empaná-los com ovo e uma farinha nutritiva ou floco de milho, por exemplo. Asse até eles estarem dourados e prepare-se para a crocância.

4. Macarrão (quente ou frio)

É difícil recusar uma massa, concorda? Mas saiba que há formas de trazer mais nutrientes para esses lanches.

Para um preparo frio, vi essa sugestão em um post do Portal Lunetas. Faça uma salada de macarrão gravatinha com legumes diversos. Para deixar ainda melhor, adicione a proteína, vegetal ou animal, da preferência do seu filho.

Já para um preparo quente, podemos ir no bom e velho macarrão ao molho vermelho. Mas, para “turbinar” essa receita, prepare um molho supernutritivo. Para isso, asse diversos vegetais, como tomates, cenoura, abobrinha, beterraba, cebola e/ou alho.

Depois que estiverem bem macios, bata tudo no liquidificador e coloque os temperos de sua preferência. E para render ainda mais: divida em porções e congele!

5. Frutas em diferentes formatos

Arrisco dizer que as frutas continuam sendo as melhores opções de lanches para adultos e crianças, tanto pelos nutrientes quanto pela praticidade.

Mas comer a mesma coisa todos os dias pode ser meio sem graça para os pequenos. Por isso, você pode soltar a criatividade e variar os preparos. Algumas ideias são:

  • Super salada de fruta com suco de laranja e um pouco de granola.
  • Vitaminas de diferentes sabores.
  • Cremes para dias quentes, batendo as frutas congeladas e fazendo um “sorvete”.
  • E como complementos para panquecas, bolinhos, muffins ou biscoitos caseiros.

6. Mingau ou overnight oats

Aqui temos dois preparados com bases bem parecidas, e ambos são ótimas opções de lanches.

O mingau de aveia é o mais famoso, mas você também pode escolher outro cereal. Basta misturá-lo com um líquido, como leite, e levar ao fogo até chegar à consistência de creme. Mas o segredo aqui são os extras, que dão toda a graça ao preparo. Frutas, especiarias, sementes, castanhas, geleia ou pasta de amendoim são extras maravilhosos.

Já o overnight oats, ou aveia adormecida, é como uma versão gelada do mingau. Junte aveia em flocos e uma colher de semente de chia e deixe de “molho” no leite, em um pote fechado e na geladeira, durante a noite. E então você pode colocar os mesmos extras sugeridos para o mingau, tanto para decorar quanto em meio à mistura que ficará na geladeira.

7. Bisnaguinhas coloridas

Talvez a bisnaguinha seja o pão preferido das crianças. E também é uma das opções de lanches mais práticas, concorda? Mas que tal deixarmos ela mais nutritiva e divertida?

Para fazer a massa das bisnaguinhas coloridas, você pode usar as opções abaixo. Depois de olhar a sua preferida, confira a receita completa no Guia de Cozinha.

  • Beterraba para um pão rosa.
  • Cenoura para um pão laranja.
  • Espinafre para um pão verde.

A fome já bateu por aí também? Então vamos para a cozinha, sempre priorizando alimentos gostosos, saudáveis e preparados com amor!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.