Site Oficial do Brancoala

10 Dicas para Aprender Espanhol Grátis, Sozinho e Rápido

11

O espanhol é o segundo idioma mais falado do mundo, por número de falantes nativos. Aprender espanhol, certamente poderá abrir fronteiras, já que o espanhol é a primeira língua da maior parte dos países da América do Sul e da América Central, Espanha e de algumas regiões dos EUA, e colocar você numa posição de destaque, dentre tantos outros que ainda não aprenderam outro idioma.

Por ter algumas semelhanças com o português, os brasileiros possuem mais facilidade para aprender espanhol. Mas é preciso ter muito cuidado com certas armadilhas criadas por essa similaridade, para não se empolgar e sair por aí esbanjando aquela terrível mistura de português e espanhol, o famoso “portunhol”.

Pensando em ajudar você, mostramos a seguir dicas valiosas para que você aprenda espanhol sozinho e rápido.

 

10 dicas para aprender espanhol grátis, sozinho e rápido

1. Leia conteúdo em espanhol 

leia todo tipo de material em espanhol. Visite sites e blogs estrangeiros de língua espanhola, leia livros de romances a poesias, revistas com temas diversos que, despertem seu interesse, ou revistas em quadrinhos que são perfeitas para o início, pois elas auxiliarão você com o recurso das imagens. Enfim, qualquer leitura pode ajudar você a memorizar as palavras e seus significados. Aumentando, assim, o seu vocabulário.

 

2. Ouça o idioma

Para aprender espanhol é fundamental ouvir o idioma. É preciso se adaptar à sonoridade da nova língua e perceber as pronúncias, para com isso começar a compreender de modo natural o novo idioma. Ouvir canções de grandes nomes da música espanhola é uma forma muito prazerosa de aprender espanhol. Escutar e cantarolar canções conhecidas ou mesmo aquelas “chicletes” como Despacito é uma maneira de praticar o novo idioma. Ouvir audiolivros, podcasts ou vídeos no youtube também são formas práticas e válidas de memorizar o idioma.

 

3. Cultura e entretenimento em espanhol

De agora em diante, todo o seu entretenimento na frente da TV será em espanhol. Você pode se render a audaciosa narrativa de Pedro Almodóvar e a seus filmes extravagantes, pode também assistir documentários como os biográficos sobre Che Guevara ou Fidel Castro e aproveitar para absorver um pouco mais de cultura histórica, assistir a famosa série Narcos, na Netiflix ou ainda se encantar com os dramalhões das novelas mexicanas e colombianas enquanto aprende espanhol.

 

4. Escreva

Praticar o idioma escrevendo, anotando ou fazendo atividades é uma ótima forma de se aprender espanhol e garantir uma gramática livre de erros e falhas.

 

5. Fale para aprender espanhol

Faça áudios. Grave você mesmo falando em espanhol e ouça depois. Comece com frases curtas e vá se estendendo aos poucos até gravar verdadeiros monólogos. Esse é um excelente exercício de pronúncia.

 

6. Traduza

Faça exercícios de traduções do espanhol para o português. Começando com textos pequenos, notícias sobre aquele tema que você se interessa em sites ou blogs, ou as letras das suas músicas prediletas. Procure no youtube e assista a uma entrevista do Rafael Nadal, se você gosta de esportes, ou um documentário sobre a vida e obra de Salvador Dalí. As traduções serão processadas cada vez mais automaticamente, conforme você pratica. O contrário também é válido. Tentar traduzir do português para o espanhol, mesmo que mentalmente é um exercício muito eficaz.

 

7. Tenha disciplina

É preciso disciplina para aprender espanhol sozinho e rápido. Você vai precisar montar um plano de estudos com um horário definido para se dedicar apenas a aprendizagem do novo idioma. Terá que fazer desses momentos de estudos uma rotina.

 

8. Estude expressões

Pode ser muito divertido estudar as expressões populares de outros países. E elas ainda são enriquecedoras de vocabulário. Por exemplo, muitas expressões usadas na Argentina são diferentes das usadas na Espanha.

 

9. Pratique

Para aprender espanhol é necessário praticar para aperfeiçoar tudo o que aprendeu. Instigando a mente, constantemente, com conteúdos relacionados ao novo idioma. Lembre-se que aprendemos através da repetição.

 

10. Interaja com nativos do idioma

Interagir com pessoas que só falam espanhol é muito enriquecedor, quando se quer dominar o idioma. Pode ser através de um contato online, usando um dos tantos aplicativos para aprender espanhol que facilitam a comunicação nos dias atuais.

Importante ressaltar que você não deve sentir vergonha de conversar em espanhol. Lembre-se que você não é nativo e o intuito é mesmo aprender espanhol.

Você deve relaxar e ser honesto com todas as pessoas, avisando que está aprendendo o idioma deles e que quer muito praticá-lo. Dessa forma, você ficará à vontade para discursar sobre tudo que precisar. Nas ruas, nas lojas, nos restaurantes, nos táxis etc.

Seguindo nossas dicas, você vai aprender espanhol rapidamente e irá dominar as quatro habilidades necessárias para aprender um idioma: leitura, escuta, escrita e fala.

Organize-se, monte seu planejamento de estudos e comece a aprender espanhol agora mesmo!

Leia também nosso post sobre Os 5 Melhores Aplicativos de Celular para Aprender Espanhol

Posts Relacionados
11 Comentários
  1. Rodrigo Diz

    Muito legal Branco,,. Meu filho tem 3 anos e só quer assistir o Marcos …..
    Pode colocar algo referente à compras de produtos para envio aqui no Brasil ,, por exemplo Xbox X

  2. rogerio Diz

    gostei do site sucesso style kkk

  3. Kellen Neitzel Conceição Diz

    Stylllle amo você Branco e toda a sua família um beijo e abraço STYLESTYLE💖❤💓

  4. Thamyris Diz

    Branco vocês escutam alguma musica espanhola? Se sim, vocês poderiam fazer uma lista, tipo “Top 10 musicas espanholas que mais escutamos” ou uma lista sobre musicas que mais tocam na rádio ou são famosas ai. É uma curiosidade minha, pois queria muito conhecer mais musicas espanholas, sou apaixonada pelo idioma e a cultura dai. 🙂

    1. Brancoala Diz

      Obrigado pela sugestão Thamyris! 🙂 Vamos fazer um post com as “10 musicas espanholas que mais escutamos” em breve. Abraço style!

  5. Priscila Diz

    Chegueiii site style amo seus videooos

  6. nathan fich vieira Diz

    branco manda salve no video e manda um beijo pro maikito e pra laura e pra craudete ti amo

  7. Cauan Avila da Silva Diz

    Sou o Cauan Avila um inscrito do seu canal sempre te acompanho e queria que você me desse um fidget spinner sempre quis um por favor

  8. Maria Clara Diz

    Ficou style!! Amei o site!

  9. Maria Clara Diz

    Ficou style!!

  10. yasmin yaya Diz

    oi te amo muito brancoala amei seu site

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.