Aventura em família: o que você precisa saber para planejar uma viagem internacional com crianças

0

Conforme os planejamentos para as férias começam, a animação toma conta de toda a família. Para os pais, porém, há sempre uma mistura de felicidade e preocupação. Afinal, uma viagem com criança pode ser um pouco complicada se não estamos preparados corretamente — ainda mais quando é uma aventura para fora do país.

O primeiro tópico que entra em debate é o destino. E para escolher o melhor local para a sua viagem com criança, leve alguns pontos em consideração:

  • Escolha um destino que tenha atrações para todas as idades, como forma de buscar um equilíbrio. Se precisar de inspirações, temos vários textos sobre o assunto.
  • Pesquise previamente uma média de valor gasto por dia. Principalmente quando falamos de uma viagem com criança, é importante ter o orçamento bem estipulado.
  • Fique de olho no clima do país escolhido, assim não será pego de surpresa com os pequenos.

Com essa pesquisa inicial feita, os adultos podem selecionar algumas opções e colocar em votação para o restante da família. Essa é uma forma de envolver todo mundo nas decisões!

Depois do acordo familiar sobre o local das próximas férias, é hora de transformar o planejamento em ação. Escolher as melhores datas, comprar as passagens, reservar hotéis, comprar ingressos, montar o roteiro… A verdade é que viajar é trabalhoso, mas vale muito a pena, concordam?

E para que você tenha sob controle tudo de que precisa para uma viagem com criança rumo a um destino internacional, vamos falar sobre pontos que merecem a nossa atenção.

Documentos para viagem com criança

Assim como os adultos, os pequenos também precisam estar com os documentos dentro da data de validade. Alguns países da América Latina exigem apenas o R.G., mas para visitar outros locais as crianças vão precisar do passaporte também. E fique atento na hora de cadastrar os dados para não cometer nenhum erro, pois os aeroportos são bem rígidos com esses detalhes, principalmente tratando-se de crianças. A família Brancoala já teve um problema com isso, assista o vídeo abaixo pra entender.

Importante relembrar que os menores de idade precisam estar sempre acompanhados de um responsável na hora de tirar esses documentos. Além disso, quando chegar o aniversário de 18 anos de quem hoje é uma criança, é imprescindível renovar todos esses documentos.

Autorização para viajar com criança ao exterior

Nem todo mundo sabe disso, mas menores de 16 anos são proibidos de viajar ao exterior desacompanhados dos pais ou responsáveis sem expressa autorização. É necessário ter um documento específico e todas as informações estão disponíveis no site do Governo Federal.

E um detalhe ainda mais desconhecido é que essa autorização é necessária mesmo se a criança ou adolescente estiver viajando com um dos pais (em casos que houver mais de um) ou com outros familiares. Se ambos os responsáveis não estiverem presentes, é necessário preencher o documento, seguindo todas as instruções, e portar a autorização na hora da viagem.

Carteira de vacinação

Depois da pandemia, todos nós ficamos mais atentos a nossa carteira de vacinação. Mas não se esqueça de que a vacina contra covid-19 não é a única exigida para algumas viagens. A proteção contra febre amarela, por exemplo, é obrigatória para muitas cidades brasileiras e também para alguns destinos internacionais, sobretudo na América Latina.

Para não correr nenhum risco de ter problemas na viagem com criança, sejam de saúde ou burocráticos, estejam todos (independentemente da idade) com as vacinas em dia.

Aproveitando, não se esqueça também de pesquisar sobre seguros de viagem, para ter uma segurança a mais em caso de emergências!

Na hora de arrumar as malas

Para garantir que não vai se esquecer de nada, faça uma lista que será sua melhor aliada durante a arrumação. Roupas e calçados para todas as atividades e climas, remédios, materiais de higiene, documentos…

Só fique de olho no limite de peso das bagagens para o seu voo. Estar preparado não quer dizer exagerar nos pertences, mas sim encontrar um bom equilíbrio nas coisas que realmente serão necessárias.

Em viagens internacionais, o comum é levarmos uma mala de mão e uma mala despachadas. E como sabemos que extravios podem acontecer, não seja pego de surpresa. Deixe na bagagem que irá com você uma troca de roupa, os pertences mais importantes e também um kit básico de higiene.

Dentro do avião com criança

Talvez esse seja o momento de maior tensão para os pais em uma viagem com criança. Voos longos são cansativos e, se causam impaciência nos adultos, não podemos nem culpar os pequenos, certo? Algumas dicas para facilitar o percurso são:

  • Priorize voos noturnos para incentivar o sono.
  • Tenha sempre lanches, brinquedos e outras distrações a mão.
  • Converse com antecedência com a criança e explique como será o trajeto, para que ela possa se preparar. Afinal, combinado não sai caro, concorda?
  • Se achar necessário, pode conversar com os “vizinhos” de assento e propor alguma troca de lugar que poderá deixar a viagem de todos mais confortável.

De olho na alimentação

Esse deve ser um dos maiores desafios na hora de não sair tanto da rotina em uma viagem com criança. Então, pesquise previamente e inclua no seu roteiro restaurantes que vão facilitar a alimentação da família toda durante a diversão.

Aqui não precisa ser oito ou oitenta, certo? Da mesma maneira que podemos nos permitir “escapes” da alimentação saudável, é necessário existir um equilíbrio. E isso não só pela saúde em geral, mas também para evitar desconfortos no corpo ao ingerir comidas muito diferentes do habitual.

Busque o equilíbrio na programação

Quando falamos de famílias maiores, ou com idades ou gostos muito distintos, é preciso um cuidado extra na hora da montagem do roteiro. Talvez seja quase impossível planejar todos os dias com programações que agradarão 100% a todos os viajantes. Mas é aí que entra a conversa, a compreensão e os combinados entre os familiares!

Contato no Brasil

Essa dica vale não só para viagem com criança, mas para qualquer uma. Tenha sempre uma pessoa de confiança que será o seu contato de emergência no Brasil (ou no seu país de residência). Alguém que terá a chave da sua casa, que poderá ajudar se houver algum problema burocrático ou que simplesmente estará disponível para pequenas tarefas (como receber uma encomenda).

Você já sabe que por aqui nós adoramos falar de viagem com criança, né? Então conte para nós aqui nos comentários qual é o destino preferido da sua família!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.