O que fazer para ter uma geladeira organizada?

0

Vou revelar para você que eu fiquei super animada para escrever sobre esse tema. Isso porque, desde o ano passado, eu também venho me esforçando para ter uma geladeira organizada e estou amando o resultado!

Desde a pandemia da covid-19, vimos um movimento de investir no conforto e na praticidade da própria casa. Algo que no passado era opcional, já que “só íamos para casa para dormir”, acabou se tornando prioridade. Enquanto algumas mudanças são mais práticas para possibilitar o trabalho home-office ou híbrido, outras são de caráter mais cômodo (e a geladeira organizada também virou um sonho de consumo para quase todo mundo desse movimento).

Afinal, como já conversamos algumas vezes aqui no blog, organização é sobre trazer mais conforto e simplicidade para o dia a dia.

Antes de irmos direto ao assunto…

Espere um pouquinho, pois já vamos chegar nas dicas para ter uma geladeira organizada. Antes, porém, quero indicar um livro que li alguns anos atrás: O segredo da Dinamarca. A autora da obra decide investigar porque a Dinamarca ocupou por tantos anos o topo da lista de país mais feliz do mundo. Atualmente, a nação está em segundo lugar, perdendo apenas para a Finlândia.

Um dos motivos listados pela autora é que a população dinamarquesa se dedica muito à própria casa. As pessoas querem criar o melhor ambiente possível, dentro das possibilidades financeiras e de espaço, para viver bem e com conforto.

Eu acho que vale muito a pena nos inspirarmos nesse costume. Afinal, por que às vezes gastamos horas organizando tudo para o trabalho, mas não separamos nem alguns minutos para deixar nossa casa mais aconchegante? E aproveitando também esse movimento que vem surgindo nas redes sociais, por que não começamos a transformação pela geladeira organizada? Inclusive, o Brancoala já fez um tour pela geladeira da família na casa de Orlando, dá uma olhada.

Mas porque gastar tempo com uma geladeira organizada?

Pode ser que talvez essa não seja a sua prioridade número 1, mas vou listar alguns motivos pelos quais vale a pena se dedicar a deixar esse cantinho da cozinha em ordem:

  • Economia de espaço;
  • Diminui (e muito) a chance de algum alimento estragar por ser esquecido;
  • Ajuda a planejar as refeições;
  • Facilita o dia a dia e poupa tempo;
  • E, por fim, mas não menos importante, é sempre muito bom abrir algum armário ou gaveta e vê-lo todo arrumado, não é? Vale o mesmo para a geladeira!

Agora, vamos às dicas!

6 dicas para ter uma geladeira organizada

Organize tudo logo depois de comprar

Sim, eu sei que dá preguiça chegar do mercado cansado e ter que pensar em higienizar e armazenar tudo corretamente. Mas, confie em mim, isso faz a missão de ter uma geladeira organizada ser cumprida bem mais rápido.

Conforme você for tirando cada item da sacola de compras, faça a limpeza necessária e já os guarde no lugar designado para cada alimento. Se quiser dicas de quais alimentos armazenar em cada prateleira, clique aqui.

Frutas, legumes e verduras têm uma durabilidade muito maior quando estocados limpos e de maneiras específicas de acordo com cada alimento. Você sabia, por exemplo, que guardar cenouras dentro de um pote com água na geladeira faz elas durarem semanas sem murcharem?

Por outro lado, tem alimentos dessa categoria que não precisam ser refrigerados e podem ser que estejam ocupando um espaço à toa na sua geladeira.

Use itens de organização

Utensílios como potes de vidro com tampa, divisórias, cestinhas e organizadores são objetos simples que ajudam a otimizar o espaço de cada prateleira. Latas, por exemplo, são desajeitas de guardar, por isso um porta-latas pode ser muito útil.

Outra vantagem desses utensílios é que eles ajudam a visualizar quando algo está acabando ou sobrando demais (mas vamos conversar melhor sobre isso no próximo tópico).

Você também pode usar esses potes e organizadores para escrever a validade de cada alimento ou até em qual refeição da semana pretende usá-los     .

Esteja sempre atento às quantidades

Com uma geladeira organizada, é bem mais difícil de você esquecer algo lá (e só lembrar dele quando começar a sentir um cheiro nada agradável) ou então de alguma coisa acabar e você só perceber quando estiver no meio de uma receita.

Por isso, esteja sempre atento às quantidades de cada alimento para não comprar em excesso e acabar desperdiçando tempo, comida, dinheiro e espaço. Na medida do possível, é legal todos os itens estarem visíveis.

Com o tempo, a geladeira organizada e a lista de compras vão virar melhores amigas e parceiras do planejamento das refeições!

Não compre mais do o espaço permite

É normal querermos comprar mais do que o necessário no mercado para evitar uma segunda ida, mas isso não é o indicado. Para alimentos perecíveis, sabemos que eles estragam e, no fim, a ideia de poupar tem o efeito contrário. Mas mesmo para aqueles que não estragam com facilidade, avalie, conforme sua rotina, se vale a pena encher a geladeira com eles.

Um dos grandes inimigos da organização é o excesso. E, para evitar isso, a dica é pensar em quanto de cada comida deve ter na sua geladeira. Assim, você se programa para o máximo e se compromete a não passar dele, combinado?

Que tal um pouco de inspiração e diversão? Dá uma olhada nesse vídeo do Casimiro reagindo a um vídeo de limpeza e organização de geladeira.

Guarde de acordo com o uso no dia a dia

Não são todas as geladeiras e utensílios de organização que permitem deixar todos os itens visíveis. Se esse for o seu caso, não se preocupe! Tudo bem se algo estiver escondido contanto que esse armazenamento faça sentido no seu dia a dia.

Por exemplo: se você usa manteiga todos os dias, não tem motivo para ela ficar no fundo da geladeira, certo? Imagine se toda manhã você precisar tirar um monte de coisa da frente só pra conseguir a sua preciosa manteiga? Não dá.

Então, ao escolher o que vai ficar mais ao fundo, pense no que tem menos uso no dia a dia. Uma sugestão é optar por itens maiores na parte de trás, para que os menores possam ficar mais visíveis na frente.

Limpe a geladeira com frequência

Pois é, não temos como escapar: mesmo uma geladeira organizada precisa ser limpa com certa frequência. O motivo principal é contribuir com a higiene e saúde de todos os membros da casa, mas também é uma maneira de reorganizar possíveis itens que tenham ficado fora do lugar na correria diária.

Nessa limpeza, confira se nada está estragando ou em excesso. Se sim, altere a lista de compras para evitar ao máximo que isso aconteça.

Aposto que depois desse texto você já foi procurar fotos de uma geladeira organizada no Pinterest, acertei? Espero que as dicas ajudem a deixar o seu dia a dia bem mais fácil!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.