Super Mario Bros: Como o filme se compara com os jogos?

1

Super Mario Bros, o personagem principal do filme, foi criado lá nos anos 1980 e causou uma tremenda febre durante os anos 1900 e 2000. Foram vários jogos lançados e incontáveis fãs (de todas as idades) conquistados ao longo dos anos. Por isso, algumas pessoas podem ter pensado que o filme não faria tanto alarde atualmente, quarenta anos após o nascimento da franquia, mas vimos que não foi isso o que aconteceu.

Lançado este mês, Super Mario Bros – O filme já virou a maior adaptação de jogo para cinema da história, com bilhões de ingressos vendidos ao redor do mundo! Além disso, segundo a CNN, atualmente a produção também leva o título de maior bilheteria de 2023 até agora. Ou seja, podemos concordar que esse sucesso chegou com tudo para agradar adultos e crianças, não é?

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o filme do Super Mario Bros estava nós planos há anos. Mas havia certo receio por parte da Nintendo se a produção realmente agradaria o público. Isso porque, lá em 1993, foi lançado um longa-metragem “live-action” do Mario e Luigi Bros que foi um grande fracasso!

Para a nossa sorte, a animação atual tem conquistado elogios por onde passa e tem tudo para manter o posto de maior adaptação de jogo para cinema. E que tal explorarmos as semelhanças entre esses dois mundos?

Um filme Para várias gerações

A animação proporciona doses perfeitas de nostalgia e de “boas-vindas”. O filme causa nos adultos aquela saudade da infância e, ao mesmo tempo, conquista as crianças que possam estar ouvindo falar sobre o Mario pela primeira vez. Isso porque o roteiro soube encontrar um bom equilíbrio entre informações “novas” e outras já existentes do universo Super Mario Bros. Ou seja, todo mundo vai curtir da mesma maneira: quem passou horas e horas em companhia dos jogos e quem nunca ouviu falar do personagem.

a “origem” do Super Mario Bros

O panorama geral já era conhecido: Mario e Luigi são irmãos e trabalham como encanadores. Porém, a produção cinematográfica traz uma história por trás disso. Mario larga um trabalho estável para correr atrás do seu sonho de abrir o próprio negócio, e Luigi, seu fiel escudeiro, acompanha o irmão. A família, infelizmente, não apoia os dois e tira sarro das pretensões de Mario.

Todo esse contexto criou muito mais afeto e empatia com os personagens, já que aproximou ainda mais a história do filme e do jogo com a vida real. E como o filme começa no “mundo humano”, também temos a oportunidade de acompanhar na telona como os irmãos foram parar no universo fantasioso no qual se passa a história. Embora alguns jogos fizessem uma breve introdução, o filme Super Mario Bros amarrou algumas “pontas soltas” na narrativa dos irmãos.

Conta com personagens do jogo e introduz alguns novos

Na animação Super Mario Bros, encontramos vários rostos conhecidos do jogo, como a princesa Peach, o vilão Bowser, Donkey Kong, o cogumelo Toad e muito outros personagens secundários, mas sempre presentes nas fases do videogame. E enquanto nos jogos não há espaço para aprofundar a personalidade deles, o filme nos diverte com essa oportunidade e mostra o “jeito” de cada um.

Por outro lado, também há personagens novos, como a família do Mario e do Luigi (pai, mãe e tios) e Spike (o antagonista profissional dos irmãos).

Para completar, há presenças que costumam ser rápidas nos jogos, mas que aparecem com mais destaque no filme. Alguns exemplos são: Magikoopa, Cranky Kong e outros membros da população Toad e Kong.

Traz uma nova leitura da princesa Peach

Esse, para mim, foi um dos pontos mais altos do filme Super Mario Bros! Enquanto nos jogos a Peach é indefesa e apenas uma “figurante” na aventura, no longa-metragem ela é uma protagonista ativa. Não tem nada dessa de ela ser sequestrada pelo Bowser e precisar ser salva pelo Mario. No filme, é ela quem lidera a batalha!

Além de efetivamente governar o Reino Cogumelo, a princesa:

  • Treina o Mario para ele desenvolver habilidades necessárias na batalha;
  • Enfrenta os ataques do Bowser e seus aliados, com planos muito bem arquitetados;
  • Negocia com os outros reinos e faz de tudo para proteger o seu povo.

Uma das cenas lançadas antecipadamente foi a Princesa Peach mostrando para o Mario como deve ser o treinamento. Vale muito a pena conferir o trailer e ter um spoiler de como essa personagem está na animação!

Apresenta referências dos jogos

Apesar de ter sido feito para todas as gerações, claro que o filme traz alguns momentos extremamente nostálgicos para os adultos. A referência de assoprar a fita do videogame, por exemplo, é algo que as crianças de hoje nunca devem ter ouvido falar. Mas, com certeza, os nascidos em 1990 vão se familiarizar e rir na hora.

Além disso, as músicas, os sons e algumas falas marcantes dos personagens fazem referência direta ao jogos – o que aumenta ainda mais a saudade da infância!

Mas sentimos falta de uma coisa…

Tem um ausência no filme que está sendo comentada por todo mundo: a do Yoshi, dinossauro do Mario e parceiro dele em grandes aventuras! Há uma rápida cena de vários dinossauros da espécie no Reino Cogumelo, mas não do Yoshi em si.

Aposto que muitos esperavam ver essa dupla na animação, mas infelizmente não aconteceu. Por outro lado, esse talvez seja um indício de uma possível continuação do filme no futuro, né? Vamos torcer!

Dica: quando o filme acabar, não saia do cinema

O filme Super Mario Bros conta com duas cenas pós-créditos! Então, já sabe, né? Quando a animação “terminar”, espere mais um pouquinho para ter acesso a duas cenas “extras”.

Quem aí já está super ansioso para ver o filme? Talvez essa seja uma oportunidade de adultos e crianças se reunirem no mundo dos videogames para curtir em família, não é mesmo? Se esse for o seu caso, não deixe de conferir dois textos muito importantes que temos sobre o assunto aqui no blog:

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] filme do Super Mario Bros continua fazendo muito sucesso entre todas as idades. Então, é de se esperar que surjam cada vez […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.