O que é ser vegetariano? Entenda porquê diminuir o consumo de carne

Ser vegetariano, ou apenas reduzir o consumo de carne, traz um impacto positivo para o mundo e para você, confira!

2

Atualmente muito tem sido falado sobre vegetarianismo e suas derivações, mas, afinal, o que significa ser vegetariano ou vegano? É só um tipo de dieta, estilo de vida, moda, quais sãos os impactos no mundo? Sabemos que ainda há muita resistência das pessoas em saber mais sobre isso, mas ter uma vida consciente e com conhecimento do que acontece é libertador. 

Em primeiro lugar, é importante ressaltar alguns dados e informações. A ONU (Organização das Nações Unidas) já apontou a alimentação vegana ou vegetariana como solução para salvar o planeta. Isso acontece porque, dentre algumas questões, a indústria alimentícia emite de 25% a 30% dos gases que provocam o efeito estufa e a solução mais ideal é uma alimentação à base de planta. E as queimadas da Amazônia, lembram? Também têm relação direta com a carne. Segundo Romulo Batista, pesquisador do Greenpeace, para à Exame “Um pouco mais de 65% das terras desmatadas na Amazônia são atualmente ocupadas por pastos.” Ou seja, “vegetação utilizada para a alimentação do gado e por extensão ou terreno onde o gado é deixado para se alimentar.” Só por esses dados já deu pra entender um pouco de que isso não é só uma dieta ou uma modinha.

Minha relação com a carne

E sou vegetariana há 6 anos, e faz um ano que também parei de consumir derivados de animal (ovos e leite). Então, é um texto parcial, que vou trazer um pouco da minha vivência. Para mim, o mais fácil foi parar de comer a carne. E mais difícil entender o real impacto disso no mundo. É algo que vamos aprendendo e descobrindo com o tempo, cada hora você se depara com uma nova informação. Aliás, esse movimento diz muito sobre o poder de informação. Eu venho de uma casa humilde, de pessoas que nunca tinha ouvido falar sobre vegetarianismo antes de eu trazer isso para dentro de casa. Muito menos sobre o porquê disso. Nós não fazíamos ideia do que significava comer ou não comer carne.  

Então, não se culpe por não saber e também não critique sem entender mais a fundo o assunto. Você não precisa ser vegetariano, mas pode abrir a mente para compreender o significado disso. Vou compartilhar um pouco do que sei e das minhas fontes, espero que você continue lendo esse artigo.

O que significa ser vegetariano?

Ser vegetariano é fazer parte de um movimento político. É um movimento pelos animais, pela própria saúde e pelo meio ambiente. Mas, o que significa, de forma literal, ser vegetariano? Existem algumas categorias dentro do vegetarianismo. São elas:

Ovo-lacto-vegetariano: não comem nenhum tipo de carne, mas comem ovos, leites e derivados.

Lacto-vegetariano: não comem nenhum tipo de carne nem ovos, mas consomem leites e derivados.

Vegetariano estrito: não consomem nada de origem animal na alimentação.

Vegano: não consomem nada de origem animal de modo geral (vestuário, beleza, etc).

E ainda há também os simpatizantes da causa. Muitas pessoas entendem que reduzir o consumo de produtos de origem animal, mesmo que de forma pequena, pode ajudar muito. Pessoas que são adeptas ao “segunda sem carne” ou que reduzem as carnes e derivados em algumas refeições, são os flexitarianos. 

Por que diminuir a carne?

Normalmente as pessoas se identificam com alguma ou todas as vertentes da causa. Mas, é muito difícil a gente conseguir sair da bolha em que fomos colocados. Então, precisamos entender o significado da carne no nosso contexto social. Na nossa cultura, fomos ensinados que ter um pedaço de carne no prato é sinônimo de fartura. Para a indústria carne isso é ótimo, não é mesmo? Afinal, não importa que tenhamos todos os nutrientes em legumes e verduras, sempre vamos achar que está “faltando algo” sem a carne. 

Isso acontece comigo, é algo que está presente na mentalidade da minha família. Parece que sem a carne estamos passando por necessidade… já se sentiu assim? Saiba que isso é uma construção social, e que para entender melhor essa escolha, de não comer carne ou derivados, precisamos ter consciência disso. Um dia sem carne, ovos e leite, por exemplo, tem um impacto enorme no meio ambiente. Por pessoa, são economizados cerca de 3.400 litros de água, 24m² de árvores e 14kg de CO² deixam de ser emitidos (veja mais). E, consequentemente também diminuem resultados financeiros da indústria, por isso, não nos informam sobre isso. Ser vegetariano é querer lutar contra a indústria da carne que prejudica os animais, as pessoas e o planeta. 

A Nataly Neri é uma das minhas principais referências desse movimento, tem um vídeo dela (2017) que explica um pouco dessa construção. Vale a pena assistir.

Material complementar 

Recomendo que você se aprofunde no assunto, para isso veja documentários, leia livros, veja mais vídeos… vou deixar uma lista de indicações abaixo:

Documentários: What The Health” (Que Raio de Saúde) e “Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade” para entender o efeito da carne na nossa saúde e no meio ambiente. E “Dieta dos Gladiadores” para entender que não é preciso comer carne para ser forte e saudável.

Livros: “Eating Animals”, indicação de uma amiga vegana, publicado no Brasil pela editora Rocco com o título “Comer Animais”.

Vídeos no Youtube: 

Perfis para seguir nas redes sociais: @veganoperiferico, @sapavegana e @sociedadevegetariana

3 dicas para quem quer se tornar vegetariano

Se você está decidido fazer parte desse movimento, entendendo sua importância, vou deixar aqui três dicas para você saber por onde começar.

1 – Tenha uma alimentação equilibrada

É muito importante que você aprenda a se alimentar. Por exemplo, um prato 100% vegetariano precisa ser composto por: 50% legumes e verduras, 25% feijões e castanhas e 25% cereais e batatas. Então, nada de viver só de macarrão, batata frita e pizza. Aprenda a diversificar o seu prato e incluir alimentos que antes você não tinha tanto costume. 

2 – Tente cozinhar

Nossa relação com a comida muda muito quando entendemos o processo delas. Muitas vezes comemos sem saber de onde vem, como vem e com o que vem. Quando cozinhamos, isso tende a mudar um pouco, ficamos mais curiosos para saber os processos dos alimentos, desse modo ficamos mais próximos da realidade. Você provavelmente vai querer comer menos industrializados e menos ingredientes que fazem mal para o seu corpo e planeta. Tem medo de cozinhar? Veja as dicas desse post aqui no blog pra começar.

3 – Vá no seu tempo

Esse processo é muito particular, e cada um terá seu tempo. Então, respeite isso. Para alguns é um processo muito mais rápido, comigo eu decidi em um dia e nunca mais comi carne. Para outros é algo mais gradual, deixar a carne vermelha, depois frango, peixes e assim por diante. Faça de uma forma confortável para diminuir as chances de arrependimento. E mantenha-se buscando evoluir sempre na sua jornada. 

E aí, gostaram de saber mais sobre esse universo? Você já é vegetariano ou tem vontade de ser? Me conta aqui nos comentários.

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. […] de animais, um passeio a ONGs que cuidam de bichinhos resgatados e, quem sabe, um dia com a alimentação toda vegetariana, que […]

  2. Rose Diz

    Parei de comer carne a quase um amo, n sinto falta, agora gostaria de mi tormar vegetariana, só tenho dúvidas ,o quer posso ou n comer, tenho 50 anos sou fumante, outra questão quer Quero resolver, e parar de fumar ,

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.