5 maneiras criativas para lidar com brigas entre irmãos

0

Tem uma frase-piada sobre o relacionamento entre irmãos da qual eu gosto muito: “Eu doaria um rim para ele, mas não levanto para pegar um copo de água”. Isso é apenas uma brincadeira, mas tem um significado mais profundo: irmãos, muitas vezes, são as pessoas que mais se amam e, ao mesmo tempo, são as que mais se desentendem.

Arrisco dizer que todo mundo que convive em uma família com irmãos irá afirmar que brigas são comuns e normais. Mas isso não quer dizer que devem ser ignoradas e que não há nada que os pais possam fazer para melhorar os embates.

Saber lidar com essas desavenças é muito importante para ajudar os pequenos a construir um relacionamento saudável entre eles. Katie Hunt, da CNN, explica uma “das razões pelas quais as interações entre irmãos são tão importantes em termos de desenvolvimento. Os relacionamentos permitem que as crianças experimentem um novo comportamento social e emocional, especialmente quando se trata de conflito, ajudando-as a aprender maneiras de controlar as emoções e desenvolver a consciência dos pensamentos e sentimentos das outras pessoas.”

Mas antes de falarmos sobre maneiras criativas de lidar com brigas entre irmãos, é importante ter em mente alguns cuidados gerais:

Fique atento!

  • Adultos devem agir mais como moderadores e menos como juízes que dão uma sentença. Por isso, verifique quando é realmente necessário interferir. Sempre que possível, deixe que os irmãos se resolvam sozinhos, o que os ajudará a desenvolver a autonomia e a solucionar conflitos.
  • Ter paciência, exercer o respeito e acalmar os ânimos são essenciais em qualquer conversa. Mantenha sempre isso em mente e repasse a mensagem às crianças.
  • “Porque ela é menina” ou “porque ele é mais velho” não são justificativas coerentes para encerrar uma briga. Então, evite usar qualquer motivo que pareça simples, mas que, na verdade, pode complicar relações no futuro.

Estamos combinados? Então, agora, vamos para a parte prática!

Ter momento dedicados para cada irmão

Acredito que quase todos os pais e mães se esforçam muito para dar aos filhos exatamente o mesmo tratamento, incluindo os irmãos nas mesmas atividades e da mesma forma. Mas vale a reflexão: se são pessoas diferentes, com idades, gostos e personalidades distintas, provavelmente vale a pena levar tudo isso em consideração, concorda?

Dedicar momentos e atividades para cada filho é algo que ajuda a diminuir o ciúmes sentido entre eles e também dá mais oportunidades para os pais se conectarem com as crianças individualmente. Exercite também a conversa com cada um separadamente, para abrir espaço para frustrações, dúvidas ou inseguranças surgirem sem julgamentos.

Por último, mesmo em uma única atividade, procure dar funções diferentes, embora equivalentes, para os irmãos, de acordo com a personalidade de cada um. Assim, a criança estará focada na sua tarefa, desenvolvendo as próprias habilidades e, depois, poderá se juntar ao restante da família para curtir a ocasião.

Utilizar o lúdico como forma de resolução

Às vezes é difícil encontrar palavras para expressar nossos sentimentos, não é? Tem muitas pessoas, adultos e crianças, que se comunicam melhor através de outras linguagens. Então, essa é uma ferramenta bem interessante de ser utilizada na hora de lidar com brigas entre irmãos. Aqui vão duas ideias:

  • Brinquem de “telefone sem fio”. No qual um irmão fala pra você o que está sentindo, você fala para o outro e, no fim, todos conversam sobre a mensagem.
  • Utilizem mímicas ou desenhos para explicar o que as palavras, muitas vezes, não alcançam. Assim, além de dar um momento para os irmão se acalmarem, você evita que falas erradas sejam ditas ou interpretadas.

Valorizar os momentos em que está tudo bem

Quantas vezes só prestamos atenção em algo quando isso sai do rumo? Em vez de só incentivar a conversa na hora das brigas, utilize ocasiões em que está tudo bem e reconheça cada minuto.

Ressalte sempre que possível os momentos ótimos entre irmãos, as relações, as trocas, os aprendizados, o companheirismo. Valorizar o lado bom faz o lado ruim ficar cada vez menos importante.

Aproveitar a leitura para mediar conflitos

Você sabia que há vários livros que tratam da relação entre irmãos e que podem ajudar a diminuir (ou pelo menos a compreender melhor) as brigas? O importante aqui é: não coloque os livros “no meio da discussão”, mas insira-os nas horas de leitura das crianças. Deixe que elas absorvam os ensinamentos e reflitam sozinhas sobre o relacionamento entre elas. E, posteriormente, proponha uma roda de conversa sobre a obra.

Confira algumas obras que podem fazer parte da sua estante:

  • A irmã do Gildo, Silvana Rando
  • Nasce um irmão, Letícia Pratti 
  • Quando você não está aqui, María Hergueta 
  • Fala sério, irmão! Fala sério, irmã!, Thalita Rebouças 
  • Isso é meu, Blandina Franco
  • Eu também, Patricia Auerbach
  • Charlie e Lola: Levemente invisível, Lauren Child

Transformar as brigas em aprendizados

Cada pessoa é única e deve ser tratada como tal, com muito respeito dentro e fora de casa. Então, para cultivar isso em sua família, seja sempre o exemplo e incentive as crianças a compreenderem o próprio espaço, o tempo e os sentimentos — e também os dos irmãos.

Tem quem goste de conversar logo depois de brigar, tem quem prefira passar um tempo sozinho, tem aqueles que costumam chorar, enquanto outros ficam sérios. Mas nada disso está errado, é só o jeito particular que temos de lidar com horas difíceis.

Quando o conflito estiver solucionado, em vez de simplesmente varrer para debaixo do tapete, aproveite para conversarem sobre o que aconteceu. Vamos criar espaços para os irmãos aprenderem porque várias das brigas não valem a pena e porque muita coisa pode ser solucionada com diálogo.

Estamos quase terminando mas, antes, aqui vão duas dicas extras de conteúdos muito legais:

Gostou do texto de hoje? Então, deixe aqui nos comentários suas sugestões para lidar com as brigas entre irmãos! Afinal, dicas são sempre bem-vindas, concorda?

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.