Como organizar a cozinha? Dicas para manter tudo arrumado!

1

Tem pessoas que dizem não se importar, mas eu acredito que uma casa arrumada traz mais paz para o dia a dia do que gostamos de admitir. E um grande desafio que é comum de encontrar é como organizar a cozinha. Não sei se para você é igual, mas na minha casa eu sinto que é o cômodo mais difícil de manter em ordem. Portanto, para simplificar isso, existem algumas dicas fáceis que você pode incorporar na sua rotina.

Antes de chegarmos nesse assunto, quero dar duas indicações bem legais para quem se interessa por arrumação. A primeira é um post aqui do blog com 10 dicas práticas para manter a organização da casa. Nesse texto já falamos algumas coisas sobre como organizar a cozinha, mas, agora, vamos aprofundar um pouco mais. 

E a segunda é, novamente, sugerir que você siga os conteúdos da Thais Godinho, do blog Vida Organizada. Ela traz uma visão muito legal sobre organização e também dicas muito valiosas.

Agora chegou a hora das dicas, vamos lá? Confira 6 ideias fáceis de aplicar e aprenda como organizar a cozinha!

1. Não existe certo e errado, mas sim o que faz sentido para você

Quando falamos sobre organização, é preciso lembrar que o que dá certo para mim, pode não ser o ideal para você, e tudo bem. Muitas pessoas gostam de criar regras, mas a verdade é que cada família e cada casa possui necessidade e preferências específicas, então tudo precisa ser adaptável. 

Quem sabe mais do que ninguém o que vai funcionar ali são as pessoas que moram na casa, então é bem legal envolver todo mundo no processo e criar rotinas que realmente vão ajudar no dia a dia. Inspire-se em outros conteúdos para buscar o melhor para você e sua família, mas não se preocupe se algo não se encaixar.

Eu sugiro, então, dividir esse processo nos três passos abaixo:

  • Entender as necessidades da sua casa e da sua família.
  • Descobrir o que funciona ou não na rotina de vocês e combinar quais serão as “regras”.
  • Colocar a mão na massa e de fato cumprir o que foi combinado, readaptando o que for necessário.

Dessa forma, acredito que será mais fácil para que o seu relacionamento com a palavra “organização” seja saudável e realista.

2. Use a organização para facilitar o seu dia a dia

Afinal, para que serve aprender como organizar a cozinha ou qualquer outro cômodo da casa? Para que a sua vida seja mais fácil e menos estressante!

Então, para isso, defina os lugares dos objetos e dos alimentos de acordo com a frequência que você os usa. Os utensílios da cozinha que são usados quase diariamente precisa estar num local de fácil alcance. Já aqueles que são usados mais raramente, podem muito bem ficar nas prateleiras mais altas e por aí vai.

Se possível, tente criar uma ordem na sua cozinha que faça sentido para você. Eu, por exemplo, gosto de guardar as comidas que “combinam entre si” nas mesmas prateleiras, para simplificar quando eu preciso escolher o que cozinhar ou o que comprar.

Na hora de pensar em como organizar a cozinha, analise qual fluxo faz sentido para você. Por exemplo: se o seu ritual matinal inclui tomar um café, então a cafeteira e as xícaras precisam estar por perto todos os dias, certo? Então já escolha um lugar para esses objetos e não terá que pensar mais nisso. Ao definir essas pequenas “rotinas”, a sua vida na cozinha vai fluir bem melhor e de forma bem mais organizada.

3. Destralhe a gaveta de potes

Que atire a primeira pedra quem não tem um armário ou uma gaveta cheia de potes sem tampas e vice-versa. Esse é aquele tipo de coisa que ninguém sabe explicar como acontece, mas, quando você repara, a sua gaveta já está abarrotada (e sem necessidade).

Esse pode ser o seu primeiro objetivo quando estiver pensando em como organizar a cozinha. Destralhe e organize não só a gaveta de potinhos, mas também todas as outras. Se tiver algo em excesso e em bom estado, doe para quem precisa e mantenha na sua casa somente o que é necessário para você.

Essa pode ser uma tarefa semanal de 15 minutos (técnica da Thais Godinho) a ser inserida na sua rotina de arrumação!

4. Não durma com louça suja na pia

Eu sei que superar a preguiça de lavar a louça antes de dormir é um mega desafio, mas garanto que acordar sem essa pendência é uma sensação muito boa. A pia cheia é o que mais dá a sensação de que a cozinha não está organizada.

Lavando de pouco em pouco, sem deixar aquele pilha acumulada que nos desanima, você vai conseguir manter a cozinha sempre em ordem.

5. Planeje as suas refeições

Escolha um dia da semana para montar o seu menu de refeições semanais e, assim, organizar a sua lista de compras.

Essa é uma forma muito importante de não desperdiçar comida e também facilitar a correria de ter que cozinhar no dia a dia. Sabendo o que você vai precisar ou não, já pode deixar os armários de comida arrumados de forma prática. Além disso, você também conseguirá manter um melhor controle do que já tem em casa, evitando que comidas estraguem por ficarem “esquecidas” lá.

6. Tenha o necessário (tanto em objetos quanto comida)

A palavra-chave aqui é minimalismo! Já conversamos algumas vezes sobre como somos incentivados a sempre comprar muitas coisas, mesmo que muitas delas não sejam necessárias. E eu sinto que em utensílios de cozinha isso fica ainda mais grave.

A verdade é que poucas pessoas tem espaço na casa o suficiente para guardar tudo que os comerciais de televisão mostram (e que nós acabamos querendo comprar). Então, antes de passar o cartão, reflita se realmente há a necessidade daquilo e se você tem espaço para guardar o objeto. 

Se você não costuma fazer bolos, por exemplo, não precisa ter uma batedeira + um conjunto de cinco formas diferentes, concorda? Então use o seu dinheiro e o seu espaço para o que será realmente útil e você verá que o desafio de como organizar a cozinha ficará bem mais fácil.

Isso também se aplica na hora do mercado: faça uma lista antes de ir para comprar exatamente o que precisa e nas quantidades ideais. Além de economizar dinheiro e manter a geladeira em ordem, você evita o desperdício de alimento na sua casa!

Já sabe como organizar a cozinha? Espero que tenha gostado dessas dicas e, se tiver mais alguma, conte para mim aqui nos comentários!

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] já conversamos em outros dois textos (“como organizar a cozinha” e “10 dicas práticas para manter a organização”), o intuito de todas essas dicas é só […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.