Como melhorar um dia ruim? Pequenas coisas para transformar seu dia!

É hora de mandar essa tristeza embora!

0

Ultimamente eu tenho lido muitos textos e ouvido de muitos amigos que ter um dia ruim se tornou mais comum durante a quarentena que estamos vivendo. E não faltam explicações para isso, pois sabemos como é difícil lidar com essa insegurança tão presente atualmente. 

Às vezes a gente acorda meio triste; tem hora que alguma coisa acontece durante o dia que nos deixa para baixo; pode ser que uma notícia nos cause mal-estar ou até mesmo o trabalho nos deixe irritados. Todos nós temos direito de ter um dia ruim sem precisar sentir culpa por isso, mas isso não quer dizer que não podemos procurar pequenas ações que aqueçam o coração e tragam um sorriso no rosto!

Para mim, a coisa mais importante a ser feita em um dia como esse é se respeitar. Quem nunca se sentiu triste por estar triste? Ou se sentiu bravo por estar bravo? Pois é, essa sensação confusa é mais comum do que você imagina. Sempre que eu entro nesse ciclo de autossabotagem dos próprios sentimentos, gosto de lembrar que são as emoções que nos tornam humanos. Seria ótimo ser feliz 100% do tempo, mas isso não é possível. Então, ao invés de reprimir o que estamos sentindo, por que não aproveitar e fazer uma autorreflexão? Ou, simplesmente, respeitar a si mesmo e se permitir sentir o que precisa ser sentido no momento?

Depois dessa dose de amor-próprio, existem outras coisas simples que você pode fazer para melhorar um dia ruim. Ao poucos, você vai criar o seu próprio ritual de pequenas felicidades! Então, vamos lá?

Faça uma lista de coisas que você gosta

Você pode usar um caderno ou abrir um documento no word, mas faça uma lista com muitas coisas que você sabe que vão melhorar seu dia.

Um café quentinho, um episódio da sua série preferida, um vídeo engraçado, uma conversa com a sua melhor amiga, um carinho no seu animal de estimação e por aí vai.

Deixe essa lista ao seu alcance e use ela sem moderação! 

Afaste-se do que não está te fazendo bem

Se você perceber que ver notícias antes de dormir faz você dormir mal e, consequentemente, ter um dia ruim na manhã seguinte, eu aconselho a cortar esse hábito. É por isso que o autoconhecimento é tão importante: você conseguirá reconhecer o que não lhe faz bem e cortar ou modificar isso na sua vida.

Se não for possível se afastar totalmente, você pode se dar pequenas pausas. Por exemplo, todos nós já tivemos um dia ruim no trabalho. Como não é possível parar de trabalhar por completo, você pode tirar 10 minutos para respirar, pensar em outra coisa, se distrair e não deixar que o mal-estar consuma você o dia todo.

Alimente-se com o que você gosta

Não é em todo dia ruim que nós podemos comer um bolo inteiro de chocolate (mas um pedaço pode, né?). Uma dica muito legal que me deram é se aventurar na cozinha com receitas muito gostosas e saudáveis. Assim, você comerá algo que faz bem para você em todos os sentidos.

O que não falta aqui no blog são dicas de receitas fáceis e saborosas para você encontrar o chefe de cozinha que há em você. Teste as suas favoritas e aproveite elas para melhorar momentos ruins.

Deixe-se ser vulnerável

Se você torceu o nariz ao ler esse tópico, você não está sozinho. Então, indico para você uma palestra maravilha da Brené Brown que está disponível na Netflix, e que vai mudar o seu pensamento sobre vulnerabilidade.

Mas, voltando à dica para melhorar um dia ruim, muitas vezes o que precisamos é simplesmente sentir e desabafar. Converse com alguém sobre o que você está sentido, permita-se momentos de carinho. Nessa de “ser forte” o tempo todo, não podemos nos esquecer que uma pessoa forte não é uma pessoa sem emoções, combinado?

Mexa o corpo

Praticar exercícios físicos traz diversos benefícios para a saúde. Entre eles, a liberação de hormônios que estão ligados à energia e à felicidade! 

Eu sei que quando estamos no meio de um dia ruim, é muito difícil superar essa barreira e fazer uma atividade física. Exatamente por isso, é muito legal encontrar o seu exercício favorito. Aquele que não será um sacrifício de realizar, mas sim uma atividade prazerosa que vai lhe trazer alegria!

Para descobrir o que você gosta, é preciso sair da zona de conforto e tentar coisas diferentes. Aproveite o tempo extra em casa para fazer aulas de diversas modalidades até encontrar a sua preferida. Pode ser natação, yoga, dança, funcional, corrida, artes marciais… há muitas possibilidades para serem exploradas! 

Assista ou escute coisas que te fazem sorrir

Sabe a lista que falamos no primeiro item deste texto? Então, junto dela você também pode fazer outra lista com músicas, podcasts, vídeos ou fotos que trazem um sorriso do seu rosto. Quando eu estou tendo um dia ruim, costumo pausar o que estou fazendo no momento e ver um vídeo engraçado ou fotos da minha última viagem, também adoro escutar minhas músicas favoritas ou podcasts interessantes!

Tenha um momento de autocuidado

Aqui no blog já falamos um pouco sobre isso, está lembrado? Tirar um tempinho para cuidar de você é um ingrediente quase infalível para melhorar um dia ruim. Esse autocuidado surge de várias formas. Pode ser fazendo qualquer uma das sugestões acima ou, então, fazendo uma meditação, uma massagem, uma hidratação no cabelo etc.

Durante a correria do dia a dia, geralmente esquecemos de cuidar de nós mesmos. Mas lembre-se: você só consegue equilibrar tudo que está ao seu redor se estiver bem por dentro.

Espero que você, assim como eu, tenha se inspirado neste texto e que coloque essas ideias em prática na próxima oportunidade! Não deixe que coisas momentâneas estraguem seu dia ou, pior ainda, a sua semana.

Você tem outras dicas para melhorar um dia ruim? Se sim, compartilhe conosco aqui nos comentários!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.