Adaptação escolar? Veja dicas para uma experiência positiva!

0

Começo do ano, aulas voltando e se você está aqui é porque tem crianças na sua rotina. Provavelmente você vai precisar ajudá-la no processo de adaptação escolar, então, espero que esse texto te ajude também. Adaptação escolar é um momento cheio de emoções e novidades, mas também muito desafiador para os pequenos. Para ajudar você a torná-lo mais leve e positivo, separei algumas dicas.

Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância de ter empatia com seu filho(a), ou a criança que você seja responsável. Tente lembrar de quando você esteve na mesma situação; hoje, como adulto, pode parecer uma bobagem, mas, naquele momento, era um problema que você não sabia se iria conseguir enfrentar com sucesso. 

Particularmente, já mudei de escola algumas vezes e era sempre um receio: “Vou conseguir fazer amigos? Os professores serão legais? A merenda vai ser gostosa?” rs, e ter apoio foi essencial para conseguir concluir com essa etapa da vida. Então, com isso em mente, vamos às dicas.

Converse sobre a escola

Antes do grande dia chegar, inicie conversas sobre a escola. Explique sobre a mudança, o que vai ter lá, quais aulas a criança vai frequentar – se for ter alguma aula extra, por exemplo. Se possível, apresente pessoalmente a escola, ou com fotos e vídeos, para a criança não estranhar tudo de uma vez. Conhecer o ambiente, as salas de aula, e até mesmo os professores, pode diminuir a ansiedade e aumentar a familiaridade com o novo lugar.

Quando a família Brancoala mudou para os Estados Unidos, eles compartilharam um pouco de como foi esse momento, assista o vídeo com seu pequeno para ele(a) ver que outras pessoas passam por isso também.

Crie uma rotina e comece a praticá-la antes das aulas

Esse pode ser um grande desafio, mas vale a pena. Ter uma rotina ajuda muito a evitar o estresse da correria diária. Assim, você e a criança já levantam sabendo o que precisa ser feito. Aqui no blog já publicamos um post só com dicas para criar e manter uma rotina escolar, confira.

Entretanto, a ideia aqui, além de criar a rotina, é começar a testá-la e praticá-la antes do período letivo começar. Essa pode ser uma estratégia extremamente eficaz para a criança se acostumar com horários, principalmente, evitando a frustração de ter que acordar cedo, se alimentar e se trocar quando as aulas voltarem. Além disso, a previsibilidade traz segurança emocional para os pequenos, algo fundamental para conseguir lidar com as mudanças e não deixá-los ansiosos. 

Envolva a criança no processo de decisões 

Inclua a criança nas escolhas que envolvam a escola, por exemplo, a compra dos materiais escolares e uniformes. Deixe que ela sinta que faz parte do processo de preparação. Personalizar os materiais com adesivos ou escolher mochilas com personagens favoritos pode tornar tudo mais divertido. Se possível, antes disso, vale incluí-la na escolha da escola também, se fizer sentido na sua realidade.

Fortaleça a autoestima da criança

Incentive a autoconfiança da criança, destacando suas habilidades e elogiando suas conquistas. Reforce a ideia de que ela é capaz de enfrentar novos desafios, que a escola será um lugar para aprender e crescer e que você estará ali para apoiá-la. A Gabi Oliveira, criadora de conteúdo, é mãe de duas crianças e já falou sobre isso em seu canal; um vídeo sobre a construção da autoestima da criança negra, vale a pena assistir.

Estabeleça uma comunicação com os professores

Você também precisará se adaptar às mudanças, como a troca de professores, direção, etc. Uma adaptação escolar envolve toda a família. Sendo assim, comece uma comunicação aberta com os professores, seja pela agenda, aplicativo, e-mail… onde for possível. Esteja disponível para participar de reuniões, tirar dúvidas e compartilhar informações sobre a criança. Criar uma parceria positiva entre pais e professores contribui significativamente para a adaptação escolar e toda a jornada de estudos naquele local.

Veja vídeos e filmes sobre adaptação escolar

Como dito anteriormente, ver outras crianças passando por situações semelhantes vai ajudar a entender que essa mudança é algo que não acontece exclusivamente com ela. Desse modo, coloque vídeos do YouTube que mostram esse cenário e assistam filmes em família para criar uma sensação de pertencimento nos pequenos.

Um ótimo filme para esse momento é “Extraordinário”, que mostra uma criança e uma adolescente em diferentes situações de adaptação escolar. Ou a animação Divertida Mente, que fala sobre as emoções nesse período.

Respeite o tempo da criança

Cada criança é única, e o tempo de adaptação pode variar, por isso, não a compare com outras, seja primo, irmão ou amiguinho, não é bom para ela ouvir que precisa ser igual a outra. Respeite os sentimentos dela e esteja aberto para ouvir suas preocupações. Reforço: empatia, paciência e compreensão são fundamentais nesse processo.

Lembrando que a adaptação escolar é um capítulo importante na vida das crianças, repleto de novidades, descobertas e aprendizados. Com amor, paciência e as estratégias certas, é possível transformar essa experiência em algo positivo e tranquilo.

Espero que essas dicas tornem a adaptação escolar uma jornada leve para todos! Boa sorte nessa nova etapa. 

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.