Uma meta por semana: inserindo hábitos e rotinas saudáveis no dia a dia

Passos pequenos podem nos levar a lugares incríveis, basta começar!

1

Criar hábitos saudáveis e cultivar essas rotinas é um desafio. Mas, uma vez que conseguimos superar os obstáculos, é extremamente gratificante!

Temos o costume de fazer muitas promessas que nunca começam. “No ano que vem eu farei isso”, “na próxima semana começo tal coisa”, “depois do meu aniversário, juro!”. E a grande pergunta que deveríamos nos fazer é: Por que não começar hoje mesmo?

Se sua meta é participar de uma corrida, comece correndo um pouquinho hoje. Se deseja praticar exercício regularmente, faça um pouco hoje. Se pretende se alimentar melhor diariamente, já comece na próxima refeição. Se seu sonho é ser organizado, arrume uma gaveta para começar.

Você viu como fica muito mais leve se começarmos aos poucos? Quando focamos o macro, o grande objetivo do hábito diário, parece que temos muito trabalho pela frente, e isso acaba nos desanimando. Então concentre-se em subir essa escada um degrau de cada vez.

Já leu o nosso texto sobre Produtividade no dia a dia? Nele há sugestões de bons hábitos para que seu dia flua melhor!

E então, vamos falar agora de um método para inserir hábitos saudáveis na sua rotina sem causar desespero e frustração: uma meta por semana!

Antes de começar

Atenção na seguinte “regra” pois ela é muito importante: não são todos os hábitos que dão certo para o seu amigo ou familiar que vão dar certo para você.  Você não precisa e nem deve querer inserir tudo que ouvir de sugestão por aí (seja de um conhecido ou na internet) no seu dia a dia. 

Quando focamos coisas que não fazem sentido para nós ou para o nosso estilo de vida, criamos frustrações que podem ser facilmente evitadas. 

O primeiro passo, então, é visualizar o que você deseja trazer para sua vida. Aos poucos, uma de cada vez em ordem de importância e prioridade e também começando das pequenas ações.

O site Meg & Meg tem produtos lindos e incríveis para ajudar na organização pessoal. Você pode baixar gratuitamente um layout para controle de hábitos e, assim, ter um panorama geral de como está a sua caminhada!

Um hábito por semana é o suficiente?

Sim e não. Como conversamos ali em cima, é muito importante dar o primeiro passo e finalmente começar. Mas não podemos parar por aí, é sempre bom buscar a melhoria constante em nossa vida.

A ideia de fazer uma meta por semana é que você terá sete dias para se concentrar em cumprir somente ela e, dessa forma, sua chance de sucesso é muito maior do que se você tiver que cumprir outras cinco no mesmo dia.

Além disso, nessa uma semana você poderá sentir se esses hábitos realmente fazem sentido na sua rotina e qual é o melhor horário ou maneira de inseri-los nela. Com essa experiência inicial, você pode começar a replicar esses hábitos nas semanas seguintes!

Ou seja,  quando a meta da semana 1 estiver concluída, você pode tentar fazer ela junto da meta da semana 2, entende? A diferença é que essa não será mais um desafio, mas sim algo que já faz parte do seu dia!

E se eu falhar?

Só de estar tentando, isso já não é uma falha, então pode relaxar. Se ao final da semana você se avaliar e perceber que não conseguiu cumprir o objetivo, tente entender o motivo. 

Faltou se organizar? Faltou determinação? Esse hábito não é bom para você como esperava? Dependendo do motivo, tente repeti-lo! 

Não se cobre e não fique desanimado caso aconteçam alguns tropeços. Lembre-se de que o objetivo disso tudo é ter uma rotina mais saudável. E estresse, ansiedade e cobranças internas não fazem parte desse estilo de vida, concorda?

Observe-se constantemente

Todos os dias e, principalmente ao final de cada semana, preste atenção em si mesmo. Tente entender o que esses novos hábitos estão mudando em você, qual a diferença no seu corpo e mente antes e depois deles.

Esse autoconhecimento é o que vai lhe deixar mais disposto, animado e determinado a continuar com essa melhoria. Se passamos a comer melhor, sentimos diferença em nossa saúde e disposição, vamos querer continuar comendo melhor, certo?

Ao mesmo tempo, também perceba se você não está forçando algo que não é tão bom quanto parece. Eu, por exemplo, comecei a fazer essa técnica de uma meta por semana faz alguns meses. Uma delas era tomar toda manhã um suco de imunidade com limão, gengibre, própolis e cúrcuma e, no final dos dias, percebi que tinha feito isso só em dois deles. Parei para entender o motivo e foi claro que o horário que eu escolhi me atrapalhava muito. Então passei a misturar com suco de laranja e tomar antes de dormir. Resultado: fiz isso em muitos mais dias!

Entenda-se, respeite-se e adapte-se: esse é o segredo!

Mulher negra cortando uma pera na cozinha

Sugestões de hábitos para os dois primeiros meses

Para finalizar, eu trouxe algumas ideias para lhe inspirar a começar hoje mesmo. Não, não precisa esperar a próxima segunda-feira, a sua semana pode começar na sexta ou no sábado!

Semana 1: Beber no mínimo dois litros e meio de água por dia.

Semana 2: Exercitar-se todos os dias (e, consequentemente, beber água para repor a que será perdida no exercício).

Semana 3: Não comer doces ou frituras (escolha o que gosta mais e boa sorte!).

Semana 4: Ler algumas páginas de um livro por dia (escolha um título bem legal e você vai ler muito mais do que imagina).

Semana 5: Exercitar-se todos os dias (mais uma vez porque esse vale a pena).

Semana 6: Acordar um pouco mais cedo e se alongar (confira quantos benefícios um alongamento pode proporcionar).

Semana 7: Cozinhar comidas saudáveis em, pelo menos, duas refeições.

Semana 8: Dormir bem e o suficiente para acordar disposto.

Sempre que possível, replique os hábitos da semana anterior na atual e repita os que mais ajudaram você!

Quero muito saber o que você achou desse texto e também qual serão os seus primeiros hábitos. Compartilhe com os outros leitores aqui nos comentários e vamos, juntos, ter uma rotina cada vez mais saudável e feliz!

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] Estabelecer hábitos costuma ser algo difícil, então lembre-se de ir com calma, sem pressão. Tudo bem falhar um dia ou outro, contanto que você não perca o foco da linha de chegada. […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.