Como criar irmãos com laços fortes? inspirações de filmes, séries e brincadeiras

0

Sou a mais velha de quatro irmãos e temos uma ótima relação, típica, com muitas briguinhas bobas e risadas gostosas. Sendo assim, escrever este texto não deve ser uma tarefa difícil. Hoje, aos 29 anos, acredito que posso ajudar os cuidadores que estão aí do outro lado da telinha e que precisam de uma mão na hora de lidar com uma dupla, trio, quarteto, ou até mais irmãos, a fazer um bom trabalho. Vamos lá?

Quer criar irmãos unidos? Veja o que não fazer!

Mais do que saber o que fazer, acredito que é preciso saber o que não fazer. Afinal, não existe um manual de como fazer tudo certo. No entanto, você pode evitar a receita para o desastre.

  • Comparar constantemente as características um do outro: frases como “ele é o mais esperto”, “ela é a bagunceira”, “você é bonita e ela é a inteligente” podem gerar rivalidade e ressentimento. Valorize as qualidades únicas de cada filho e evite comparações.
  • Beneficiar um mais do que o outro: evite tratar um dos filhos com favoritismo, de maneira descancarada, e favorecendo em situações como dando mais oportunidades de estudos a um do que para o outro, para que todos se sintam igualmente valorizados.
  • Incentivar a empatia: ensine seus filhos a se colocarem no lugar do outro. Pergunte como eles se sentiriam em determinada situação e encoraje o diálogo sobre os sentimentos de cada um.

Irmãos na cultura pop

Que tal rever algumas produções com o olhar mais atento as relações de irmãos? Dá uma olhada nesse top 3 que selecionei.

Extraordinário

Nesse livro, acompanhamos a história de Auggie Pullman, que, aos 10 anos, vai pela primeira vez à escola, enfrentando os desafios de uma condição de saúde rara. Ele tem uma irmã mais velha, Via, e eles mantêm uma boa relação. Apesar de o foco não ser exatamente a relação entre os irmãos, aprendemos muito sobre como um pode ajudar o outro e sobre a importância de os pais equilibrarem a atenção entre os filhos, mesmo quando há questões de saúde envolvidas, para que nenhum se sinta negligenciado. Se você ainda não viu o filme ou leu o livro, recomendo fortemente! É uma das minhas histórias favoritas da vida e não me canso de recomendar.

Lilo & Stitch

Um clássico da Disney de 2002, que muitas crianças – e até algumas mamães – talvez ainda não tenham visto. Embora a relação entre Lilo e Nani seja oficialmente de cuidadora e criança, os sentimentos e conflitos que compartilham são tipicamente de irmãs. É uma ótima lição sobre amor e companheirismo.

This is Us

Agora, uma recomendação que exige um coração e mente bem preparados: This is Us. A série acompanha a vida de três irmãos e traz muitos momentos emocionantes. Os aprendizados vão muito além da relação entre irmãos. É um mergulho profundo nos relacionamentos amorosos, paternos, maternos, e muito mais. Desse modo, é incrível acompanhar esse trio crescendo e se tornando amigos e parceiros na vida adulta, criando outras relações, lidando com conflitos desde a infância e aprendendo a administrá-los ao longo do tempo.

Atividades para fortalecer a relação entre irmãos

Além de consumir livros e filmes que trazem lições valiosas sobre o relacionamento entre irmãos para você aprender e colocar ensinamentos em prática com suas crianças, há diversas atividades que podem ajudar a criar e fortalecer o vínculo entre eles. Veja algumas ideias abaixo.

1 – Brincadeiras em equipe

Atividades como construir um quebra-cabeça juntos, jogos de tabuleiro ou até mesmo pintar um livro de colorir podem estimular o trabalho em equipe e a cumplicidade entre os irmãos. Além disso, essas atividades ensinam a importância de compartilhar e esperar a vez do outro.

2 – Cozinhar juntos

Essa é uma ótima forma de promover e praticar a colaboração. Então, escolha uma receita que todos gostem e divida as tarefas. Isso vai criar momentos especiais. Um faz a massa, o outro coloca o recheio, e no final, todos compartilham o resultado. Aqui no blog já indicamos algumas receitas fáceis para fazer com crianças.

3 – Criar um álbum de memórias

Separem fotos e recordações dos momentos que passaram juntos e monte um álbum de memórias em família. Os irmãos podem decorar e escrever pequenas legendas sobre o que sentiram em cada momento. Desse modo, as crianças aprendem a valorizar as lembranças e a perceber o quanto é bom estar junto.

4 – Tarefas de casa

Outra coisa que pode ser essencial, mesmo que não pareça, é que todos colaborem na organização da casa. É indispensável que um valorize o serviço do outro, respeite o que foi feito e tenha esse reconhecimento por suas tarefas realizadas também. Sendo assim, se você precisa de ajuda, dá uma olhada nesse post com dicas sobre tarefas de casa para crianças.

Gostou das dicas? Você tem irmãos ou irmãos para criar? Me conte nos comentários!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.