5 razões para incluir um animal de estimação na sua família
Para quem já teve ou tem um animal de estimação na família, não é nem necessário citar cinco razões, não é mesmo? Isso porque quem é contagiado pelo amor incondicional desses seres tão especiais, dificilmente consegue imaginar uma vida sem eles. Se você acompanha o canal do Brancoala, já deve ter visto a cachorra Yuffie aparecer em vários vídeos!
Entretanto, esse também pode ser um assunto delicado em diversas famílias. Principalmente quando os filhos estão pedindo insistentemente por um animal de estimação, mas os pais ainda não estão convencidos de que isso vai dar certo. Se essa é a sua situação, este texto vai lhe ajudar a tomar a decisão correta!
Mas antes de partirmos para os motivos pelos quais você deve incluir um animal de estimação da sua família, vamos lembrar alguns pontos importantes:
- Animais demandam cuidado, atenção e paciência: Todos os moradores da casa precisam contribuir com o cuidado do animal de estimação. Ele precisa de atenção, amor, carinho e, claro, também demanda gastos que precisam ser contabilizados no orçamento. E é sempre bom relembrar que também é necessário paciência, principalmente enquanto ele for um filhote.
- Dê preferência à adoção: Inúmeros animais ocupam abrigos ou dormem na rua por não terem um lar. Então, por que não dar para esse animal um bilhete premiado de loteria para ser feliz e mimado na sua família? <3
- Pesquise o animal que melhor se adapta à sua rotina: Cada animal exige um tipo de cuidado diferente, então pesquise muito bem para encontrar aquele que se adapta à dinâmica da sua casa e para o qual vocês poderão dar a devida atenção que ele merece e precisa.
Ter um animal de estimação é um ato de responsabilidade que deve durar por toda a vida dele, mas também é uma das coisas mais gratificantes da vida! Então, vamos conhecer cinco razões para você incluir um novo membro na sua família muito em breve.
Um animal de estimação proporciona amor incondicional e uma vida mais feliz
Quem já chegou em casa e foi recebido com muita alegria pelo seu animal de estimação vai entender o que estou falando. Os animais são capazes de nos ensinar o amor mais puro que existe, sem julgamentos, sem mágoas e com muita fidelidade.
E ao receber esse sentimento, você também poderá repassar emoções tão boas de volta para ele e para o mundo ao seu redor, contribuindo para uma vida cada vez mais feliz.
Não é à toa que existem estudos apontando que pessoas que têm animais de estimação são mais felizes e saudáveis. Afinal, quem não vai ser bem mais feliz ao sentir o amor incondicional que só um animal de estimação consegue proporcionar?
Ele ensina responsabilidade, amizade e habilidades sociais para as crianças
Principalmente para as famílias com crianças, ter um animal de estimação em casa pode trazer um novo olhar para ensinar valores tão importantes como responsabilidade e amizade.
Como já falamos acima, ao adotar um bichinho, a família toda precisa estar ciente dos cuidados necessários para dividir quais deveres serão de responsabilidade de cada um. Com isso, as crianças já serão inseridas na dinâmica de tarefas da casa e aprenderão a cuidar de outro ser vivo. E a melhor parte é que essa “obrigação” será feita com toda a disposição e carinho, já que é para o bem-estar de um familiar, não é mesmo?
Crianças que crescem com animais de estimação também desenvolvem mais habilidades sociais, como a amizade. Dessa forma, ao crescerem, podem se tornar adultos mais empáticos e carinhosos com as pessoas ao redor.
Também contribui para uma vida mais saudável
É isso mesmo que você leu! Existem vários estudos que comprovam que viver com um animal de estimação está diretamente ligado à uma vida mais saudável.
Para começar, eles ajudam muito na diminuição da depressão, do estresse e da ansiedade – doenças bem comuns na sociedade atual. Mas também são grandes auxiliadores para quem precisa diminuir a pressão sanguínea, o colesterol e outros sintomas que estão ligados a doenças cardíacas.
E não para por aí: ter um animal em casa diminui a chance de crianças – e até adultos – desenvolverem alergias respiratórias, além de fortalecer o sistema imunológico.
Por último, você também pode ganhar um companheiro para fazer exercícios físicos criando, assim, uma vida saudável para você e para ele!
um animal de estimação é Uma ótima companhia para todas as idades
Talvez você já tenha visto relatos de crianças autistas que desenvolveram muitas habilidades ao terem contato com um gato, por exemplo. Ou, então, pessoas que passaram por traumas sérios e começaram a melhorar depois de adotar um cachorro. Talvez já tenha visto lindos relatos de idosos que vivem felizes com a companhia de bichinhos. Ou crianças que dormem com o animal de estimação desde pequenas.
A verdade é que eles são uma boa companhia para todas as idades e situações. Claro que cada um, como conversamos acima, tem suas características específicas. Porém, tenho certeza de que, independentemente de como é a dinâmica da sua família, você vai encontrar o companheiro perfeito!
Você torna o mundo um lugar melhor
Adotar um animal salva uma vida e torna o mundo um lugar cada vez melhor para se viver. Infelizmente ainda são noticiados muitos casos de abandono animal e é nosso dever fazer o que estiver ao nosso alcance para que a vida deles seja feliz, como merecem. Afinal, se eles nos fornecem tanto amor e lealdade nada mais justo do que receberem isso em troca, concorda?
Por isso, mesmo que você e sua família não possam ter um animal de estimação agora, não deixe de procurar e contribuir com ONGs que resgatam animais abandonados. De pouco em pouco, podemos dar uma vida digna para eles!
Espero que este texto tenha ajudado você na decisão de ter um animal de estimação. Caso já tenha ou tenha decidido adotar um, compartilhe conosco a sua experiência aqui nos comentários!
[…] depois de ler o texto aqui do blog sobre animais de estimação, você e a sua família decidiram integrar um cachorro à família, talvez tenha surgido dúvidas […]
[…] animação fofa e imperdível. Mas atenção: a vontade de a família querer um animal de estimação pode aumentar muito! A Família Brancoala foi assistir no cinema dos Estados […]