10 livros infantis com histórias de Natal

1

Estamos chegando no fim do ano e o espírito natalino já bate na nossa porta. Decoração, histórias de Natal, cheiro de comidinhas deliciosas, presentes, luzes e o sentimento de renovação.

Apesar de ser um feriado religioso, o Natal foi tão incorporado na cultura brasileira que é comum vermos pessoas de diferentes crenças participando da celebração. Seja para desejar paz e amor, seja para estar perto de quem a gente ama numa noite especial.

E por falar em histórias de Natal, eu fiz uma seleção de 10 livros infantis que merecem ser lidos para já entrarmos no clima da festa! Então, vem comigo?

1. O Natal do Carteiro, de Allan Ahlberg

Começamos nossa lista de histórias de Natal com essa obra publicada pela Companhia das Letrinhas. Além do Papai Noel, quem tanto trabalho nessa época do ano é o Carteiro. Então os pequenos podem acompanhar, pelas páginas, o protagonista visitando personagens dos contos de fadas para realizar as entregas natalinas.

Esse livro é bem interativo e traz cartas e cartões para que as crianças sintam-se recebendo a própria correspondência!

2. Jack e o Porquinho de Natal, de J.K. Rowling

Quem aí sabia que a consagrada autora da saga Harry Potter também lançou um livro infanto-juvenil que merece estar na nossa seleção de histórias de Natal?

Lançado pela editora Rocco, a obra conta a história do menino Jack e seu melhor-amigo-brinquedo, o porquinho OP. Mas quando OP se perde, o garoto fica muito triste. Ao lado de seu novo brinquedo, o Porquinho de Natal, eles partem em uma busca cheia de magia e aventuras.

3. Cartas do Papai Noel, de J.R.R Tolkien

E por falar em autores consagrados, agora é a vez do criador da famosa saga O Senhor dos Anéis. As histórias de Natal que constam nesse livro, publicado pela HarperCollins, começaram a ser escritas cem anos atrás (de 1920 a 1943), e prometem encantar leitores de todas as idades.

Um dos maiores escritores de fantasia de todos os tempos incorporou o papel do Papai Noel e trocou cartas com seus filhos, inserindo personagens especiais e demonstrando a evolução do mundo e também a da própria escrita.

4. Um cântico de Natal: E outras histórias, de Charles Dickens

Sim, temos mais um livro de grandes autores presente aqui na lista. O da vez é Charles Dickens, que escreveu o clássico “David Copperfield”.

Esse livro, publicado pela Martins Claret, é indicado para leitores mais avançados ou para pais que queiram ler junto aos filhos. A obra traz histórias de Natal que se passam na Inglaterra do século passado, com muita neve, magia, fantasmas, festa em família e outras aventuras mais…

5. Como o Grinch roubou o Natal, de Dr. Seuss

O Grinch já é um personagem conhecido das histórias de Natal, não é mesmo? O que talvez você não saiba é que a criatura que não gosta da festa também tem um livro, publicado pela Companhia das Letrinhas.

Como diz a sinopse da obra: “Esta história reconfortante sobre o espírito do Natal é capaz de conquistar até o mais frio e menor dos corações.”

Aliás, aqui vai uma dica bônus: O filme de 2000 e o de 2018 do Grinch são ótimas pedidas para uma sessão cinema natalina.

6. O Natal de Manuel, de Ana Maria Machado

Apesar de ser um livro mais antigo (foi lançado pela Global Editora em 2008), essa obra também merece um lugar na lista de histórias de Natal que você lerá este ano.

A autora tem mais de cem livros publicados e milhões de exemplares vendidos, então só por isso já sabemos que coisa boa nos aguarda, certo?

A narrativa se passa ao redor de um garoto curioso que quer saber o significado do Natal. Em meios a seus pensamentos, somos convidados a refletir junto dele em um universo lúdico e encantado.

7. Um Papai Noel e uma dúzia de cores, de Alessandra Klein e Gisele Federizzi Barcellos

Apesar de ser famoso pelo seu traje vermelho, será que o Papel Noel não pode vestir outras cores? Mas é claro que sim! — e a obra publicada pela Ciranda na Escola nos prova isso.

Além de uma história divertida, o livro conta com ilustrações lindas e vem acompanhando de um jogo da memória para a família toda se divertir.

8. Contos de fadas com janelas divertidas: O Quebra-nozes, de Anna Milbourne

Só a capa desse livro lançado pela Usborne já nos deixa com vontade de encher a casa de decorações natalinas.

Inspirado na obra clássica, mas recontando a história de maneira imersiva e mágica, os pequenos leitores vão acompanhar todas as aventuras da personagem principal e do seu boneco Quebra-nozes. Ah, e uma coisa muito legal: o livro tem recortes que simulam janelas, que dão mais detalhes ao projeto gráfico.

9. Papai Noel esteve aqui, de Lais Carr Ribeiro

A menina Tampinha tinha tudo, mas viu que muitas pessoas não tinham nada. Então ela resolver fazer a diferença na vida das crianças que moram no orfanato do lado da sua casa.

Essa obra lançada pela Moderna traz uma história de Natal linda sobre empatia, privilégio e fazer o bem ao próximo — ou seja, combinando totalmente com a época do ano.

10. Um menino chamado Natal, de Matt Haig

Essa história de Natal, que também é um filme da Netflix, traz a história do garoto Nikolas. Quando seu pai desaparece, ele embarca numa jornada para encontrá-lo. Mas o que o menino acaba encontrando é um novo mundo, com magia e habitado por duendes. Acontece que os duendes também precisam de ajuda, então caberá a Nikolas salvá-los.

Indicação extra!

Quem se lembra das febres dos livros de colorir? Bom, para entrar ainda mais nas histórias de Natal, que tal colorir os próprios cenários?

O livro As cores do Natal: Celebrando as festas com mais alegria, de Johanna Basford, vai render momentos divertidos e relaxantes em meio às páginas.

Espero que você, assim como eu, esteja ansioso para mergulhas nessas histórias de Natal. Para finalizar, convido você a ler um texto sobre a importância da contação de histórias, e deixo aqui um trecho especial: “O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação.” (Brasil Escola).

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] Livros infantis nunca é demais e são sempre boas opções para presentes de natal. A leitura também é uma atividade que pode ser realizada em família, ou incentivar a solitude – afinal, curtir a própria companhia também é um aprendizado importante – imaginação e concentração da criança. […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.