5 jogos de videogame que estimulam a criatividade das crianças

2

Uma das maiores preocupações da vida dos pais é quais serão os tipos de jogos de videogame autorizados dentro de casa. E com toda razão. Jogar, assim como diversas outras atividades, pode gerar vícios e hábitos muito negativos. Mas não precisa ser uma experiência ruim. Sendo assim, é sempre recomendável que os pais tenham algumas regras. Por exemplo, que saibam exatamente quais são os jogos adequados para a idade da criança e se certificar de que eles estão jogando apenas os permitidos. Outra coisa muito importante é a gestão do tempo. Os pais devem se atentar ao período dos filhos no videogame. E também é recomendável que isso seja parte do “prêmio” por cumprir as tarefas como atividades escolares, domésticas ou manter o bom comportamento diante dos pais.

Enfim, merecendo praticar o passatempo, existem alguns jogos de videogame que podem ser ainda mais benéficos para a criança. Então, vamos indicar alguns que estimulam a criatividade. Muitos jogos podem ser considerados criativos, mas nem todos deixam mais espaço para essa liberdade na criação. Selecionamos alguns bem legais que fazem isso e é deles que vamos falar agora. São ótimas alternativas para você presentear os filhos e deixá-los se divertirem (de acordo com as regras já estabelecidas).

Confira também esse post que você pode conferir nossas dicas de jogos gratuitos para celular e tablet.

Minecraft

Um dos jogos de videogame mais famosos do mundo, você provavelmente já ouviu por aí. O Minecraft permite criar cenários incríveis a partir de blocos. Há uma mistura de mecânica de mineração e coleta de recursos para construção. A maioria dos jogos que envolvem a criatividade trazem essa característica como principal: a liberdade de construir coisas do zero. E com o Minecraft é exatamente isso que acontece.

O ponto mais interessante é que qualquer um pode jogar. Desde crianças pequenas até os adultos, e criar coisas totalmente diferentes e absurdamente incríveis. Aqui o objetivo é simplesmente criar. Não há grandes desafios para serem superados. E ele está disponível em diversos formatos, sendo possível jogar não somente no videogame.

The Sims

Outro jogo muito conhecido pelo mundo é o The Sims, que surgiu primeiro para computadores, e depois foi adaptado para os videogames. Muito popular entre os mais velhos, já que surgiu em 2000, mas também é capaz de agradar todos os públicos. Uma ótima oportunidade de juntar a família toda para jogar e deixar a mente viajar.

Para quem ainda não conhece, a ideia é parecida com o do Minecraft, porém, o conceito aqui é ter uma vida completa. Você cria o personagem e administra sua vida inteira. A casa, a profissão, estudos, amigos, relacionamentos… tudinho. É muito legal porque você pode ser o que quiser e também precisa criar tudo do zero. O que permite usar sua criatividade em excesso. O jogo possui diversas linhas e pacotes de expansões com atualizações incríveis, em um dos últimos lançamentos, tornou-se possível seguir carreira de celebridade digital. Legal, né? Então é só aproveitar e fazer um mundo só de vocês.

Cities Skylines

Ainda no mesmo estilo do The Sims, essa opção permite viajar um pouco mais. Nesse jogo o objetivo é administrar uma cidade. Isso mesmo! Criar e administrar uma cidade inteira. O jogador é responsável por construções civis, orçamentos da cidade, transporte público e definir políticas locais. Todas essas coisas são muito boas justamente para ajudar a criança e adolescente a começar a entender outros níveis de responsabilidades e até se questionar mais sobre o que acontece a própria volta.

O jogo foi lançado em 2015 para computadores e em 2017 ficou finalmente disponível para Xbox One e Playstation 4. Com certeza não serão só os filhos que vão passar algumas horinhas brincando no jogo. É entretenimento pra todo mundo.

Scribblenauts Unlimited

Esse é para forçar o cérebro. Sem missões e grandes objetivos, o principal objetivo é divertir. Uma opção muito melhor para jogar em família do que sozinho. O que pode deixar tudo ainda melhor, assim a criança aproveita o tempo dela no videogame interagindo também com mais pessoas. E os pais tem a chance de fazer mais parte desse universo. O jogo tem como base a ideia de que você pode criar qualquer objeto a partir de palavras. Ele dá um tema e o jogador precisa criar objetos relacionados, através de suas palavras. Louco, né? É um pouco confuso de compreender, mas os players dizem que é divertido na prática. Disponível em várias plataformas como Android, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4.

Scribblenauts Showdown parece um game da série Mario Party (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tricky Towers

Por último, mas não menos importante, um dos jogos de videogame desenvolvido para os mais novinhos. Quem é mais velho deve lembrar dos jogos do Brick Game, esse joguinho tem traços dessa época. Com peças para encaixar que surgem do céu, a criança rapidamente precisa saber onde colocá-la na pilha para não derrubar e perder tudo. Além disso, tem um acréscimo especial que são os mágicos. Pensamento rápido, lógico e criativo, um jogo ideal e divertido para os pequenos.

Ufa! Depois de um tempo com os olhos vidrados nos jogos de videogame, que tal realizar alguma atividade sem envolver Internet? Dá uma olhadinha nas nossas sugestões de atividades offline para fazer em família.  Afinal, o mais importante é conseguir oferecer o melhor do mundo para quem faz nosso mundo melhor, seja com ou sem Internet. Concordam?

Agora me conta, qual o jogo de videogame favorito dos seus filhos? Deixa aqui nos comentários e vamos trocando dicas!

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. […] pode ajudar a tornar esse momento mais saudável escolhendo bons jogos para presentes de natal. Veja aqui no blog 5 jogos que estimulam a criatividade. Esse vídeo abaixo do Brancoala também pode ajudar na busca, mas fique atento as classificações […]

  2. […] 5 jogos de videogame que estimulam a criatividade das crianças. […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.