Como ensinar inglês para crianças em casa? Veja maneiras criativas!

Solte a imaginação para começar a ensinar inglês para seus filhos!

0

Hoje em dia torna-se cada vez mais necessário saber uma segunda língua e, geralmente, a escolhida é o inglês. Também é cada vez mais comum encontrarmos crianças que já são bilíngues e, assim, conseguem se comunicar tranquilamente nas duas línguas.

Em um outro texto aqui do blog, falamos sobre os motivos pelos quais é interessante começar a ensinar inglês desde cedo para crianças. O aprendizado será muito mais fácil já que elas se adaptam mais rapidamente do que adultos; a pronúncia e a compreensão serão melhores já que estarão sendo desenvolvidas desde a infância; e o repertório de conhecimento dessa criança será muito mais vasto!

Mas nós também sabemos que aprender algo novo traz um certo incômodo, já que estamos fora da nossa zona de conforto. Então, por isso, trouxemos algumas ideias criativas para ensinar inglês em casa para seus filhos!

Antes de começarmos, é sempre bom relembrar da dica mais importante e eficaz: respeitar o tempo e o caminho de aprendizado da criança. Cada pessoa se desenvolve de um jeito e em uma velocidade diferente, por isso todo o processo de aprendizagem precisa ser pensado com carinho. Menos cobranças e pressões, e mais brincadeiras e estudos! Garanto que esse é o segredo do sucesso!

PROPONHA AULAS PARTICULARES OU EM GRUPO

Aulas particulares implicam em um orçamento um pouco maior mas, se for possível, os resultados são ótimos!

A melhor parte é que esse tipo de aula é totalmente adaptável para o que funcionar melhor com seu filho. Ele estuda melhor sozinha ou em turma? Se for a segunda opção, o que acha de falar com os pais de outras crianças para montar uma grupinho de estudos? Além de aprenderem inglês, vão se divertir e estreitar ainda mais as amizades.

Outra coisa que você pode deixar ele escolher é o local de estudos: ele prefere fazer as aulas em casa ou em outro lugar? E se for um dia em casa e outro em um parque, por exemplo? São diversas opções, dependendo do que ele achar melhor!

E aqui vai uma sugestão mais legal ainda: porque não fazer as aulas de inglês junto com seu filho? É uma ótima oportunidade para você também treinar o idioma e passar mais tempo com ele!

REALIZE TAREFAS COTIDIANAS UTILIZANDO O INGLÊS

Uma ótima maneira de aprender um novo idioma é colocá-lo na rotina, de maneira natural e usual. Algumas ideias são:

  • Ter pequenas conversas somente em inglês em casa. Vocês podem estipular um tempinho e um tema para falar somente na outra língua. Sempre que surgir uma dúvida de vocabulário ou gramática, procurem a resposta logo em seguida!
  • Cozinhar algo seguindo uma receita em inglês.
  • Ir ao mercado utilizando uma lista de compras em inglês.
  • Assistir televisão sem legenda e brincar de entender o que os personagens estão falando.
  • Ler livros infantis em inglês ou bilíngues para treinar o vocabulário.

Essas são só algumas ideias, mas você pode deixar a criatividade fluir. O legal desses exercícios é que durante essas tarefas, a criança irá aprender palavras e frases que são muito usuais na rotina!

Infelizmente as livrarias não têm uma grande seleção de livros infantis bilíngues, mas existem algumas opções muito legais como:

Imagem escrito família em inglês (family) com farinha de cozinha.
Que tal cozinhar em família seguindo uma receita em inglês? Photo by James Besser on Unsplash

NÃO ECONOMIZE NOS JOGOS E BRINCADEIRAS

Pode usar e abusar do ensino lúdico, porque é dele que as crianças mais gostam! E, claro, quanto mais elas gostam, mais se empenham e mais aprendem também.

O objetivo aqui é transformar aquela brincadeira ou jogo de sempre em uma oportunidade de praticar o inglês. Como, por exemplo:

  • Brincar de adivinhar o restante da música somente com melodias em inglês.
  • Fazer um jogo da memória ligando a palavra em português com a sua tradução.
  • Brincar de “caça ao objeto” mas só valendo o nome dela em inglês. (Essa brincadeira funciona assim: alguém será o mestre e essa pessoa tem que ditar os desafios para os participantes, sempre relacionados com a procura de algum objeto. Por exemplo: “procurem um brinquedo que começa com a letra D”. Nesse caso, as crianças podem trazer uma boneca, doll).
  • Se seus filhos gostarem de videogame, proponha que troquem a língua do jogo para inglês.

Essas brincadeiras são tão legais que é quase difícil lembrar que também é um método de estudo! Dá uma olhada nesse vídeo da Família Brancoala praticando inglês com cartas!

CRIE A PRÓPRIA HISTÓRIA bilíngue

Essa é uma atividade dois em um: ótima para exercitar a criatividade (em português) e o vocabulário (em inglês)! Ela foi inspirada no nosso texto sobre como escrever um livro!

O primeiro passo é propor que a criança escreva uma história em um livrinho. Enquanto ela faz isso, você também pode trabalhar no seu próprio livro!

Depois de pronta, chegou a hora de traduzi-la para o inglês. Essa parte pode ser mais difícil e demorada, então estejam acompanhados de um bom dicionário e trabalhem com calma, entendendo cada palavra. Além de expandir o vocabulário em inglês, é o exercício perfeito para aprender e treinar a construção das frases.

Gostou dessas ideias diferentes para ajudar o seu filho a aprender inglês? Não se esqueça também de sempre explicar para ele a importância desse aprendizado. Vai fazer muito mais sentido se a criança souber porque ela está aprendendo uma outra língua e também entender como isso vai ajudá-la no futuro! Além disso, esse estudo em casa pode ser visto como uma brincadeira, um momento do dia para se divertir e aprender!

Nós adoramos receber outras dicas dos nossos leitores e também saber como foi a experiência de cada um. Então se você já ensina inglês em casa para seus filhos ou se quer começar a fazer isso, conte para nós aqui nos comentários! 

Ótimos estudos a todos!

See you in the next post 😉

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.