Você sabe como falar sobre diversidade com seus filhos?

3

A cada dia que passa, falar sobre diversidade se torna ainda mais importante do que no dia anterior. Enquanto muitas gerações chegaram nessa pauta somente na vida adulta (e olha lá), as atuais estão, desde cedo, abrindo o diálogo para construir uma sociedade cada vez mais empática, inclusiva e respeitosa.

E é por isso que é tão significativo falar sobre diversidade com seus filhos desde a infância. Entender que cada pessoa, com seus gostos, suas diferenças, suas opiniões e suas vivências, faz parte de um todo, e que esse todo precisa oferecer segurança para todas essas pessoas, é de extrema importância para criarmos um futuro muito melhor.

Mas, então, como começar a falar sobre diversidade com meus filhos?

Vou dar algumas dicas e sugestões aqui neste texto, mas nós vivemos em constante aprendizado. Então, se quiser compartilhar algo sobre o assunto, não deixe de escrever aqui nos comentários!

Vamos dividir essa conversa em três etapas:

  1. Explicar e educar.
  2. Ser o principal exemplo.
  3. Proporcionar meios para que o diferente seja parte da vida.
Uma mulher asiática conversa sobre diversidade com uma criança enquanto estão deitadas em uma cama.

Explique o que é diversidade

Afinal, o primeiro passo é entender o que essa palavra significa. O dicionário denomina como “qualidade daquilo que é diverso, diferente, variado, multiplicidade” e ela pode ser usada em várias âmbitos: diversidade de gênero, étnica, cultural, religiosa e por aí vai.

Ao apresentar esse conceito para as crianças é legal reforçar que diferenças existem, mas que elas não tornam alguém melhor ou pior do que outra pessoa. E não há nada que seja “normal” ou “certo”, mas sim lembrar que são essas multiplicidades que nos tornam tão especiais e que todas elas precisam ser valorizadas e respeitadas.

Eduque com amor e abra espaço para o diálogo

Se nós, adultos, ainda vivemos aprendendo todos os dias, as crianças também terão muitas dúvidas. Então crie um ambiente seguro e amoroso para que seu filho possa perguntar o que ele ainda não entende. Use o amor e a compreensão nessa conversa e em todas as outras, para que ele aprenda a usar esses mesmos sentimentos quando conhecer alguém diferente dele. Quando crescemos em ambientes respeitosos e humanizados, queremos levar essa segurança para outras pessoas também, concorda?

Uma menina branca e uma menina negra brincam juntas de mãos dadas, imagem representa a importância de uma educação com diversidade.

A sua tarefa mais importante é ser o principal exemplo

Que as crianças aprendem observando os adultos não é novidade para ninguém. Então não vai adiantar nada ter uma conversa sobre diversidade, respeito, amor e inclusão se, no dia a dia, você não praticar isso. Cortar amarras e preconceitos é um objetivo diário para todos nós e você pode fazer essa caminhada junto do seu filho. 

É preciso contar com o apoio da escola e da família

Além de ter o exemplo das pessoas que a criam, a criança também precisa ver o respeito à diversidade em outros ambientes, como a escola e com o restante da família (lembram que esse é um processo importante para todos nós?).

Eu separei dois links bem legais que podem ajudar na criação de atividades para diversificar a mente e o olhar das crianças e, claro, dos adultos também!

5 maneiras eficientes para trabalhar a diversidade na sala de aula: afinal, a escola tem um papel muito importante na formação de cidadãos respeitosos e com valores humanos.

Saiba como falar sobre diversidade com as crianças: e a ideia que eu mais gostei é usar a multiplicidade da natureza como maior exemplo!

Permita que o repertório e as vivências do seu filho sejam diversas

Você vai descobrir que falar sobre diversidade não é tão difícil quanto parece. Mas o desafio é trazer essa diversidade para o dia a dia, para a rotina, para o comum.

É preciso consumir livros, filmes, músicas, desenhos que seja múltiplos e variados. É importante conviver com pessoas que sejam diferentes de você e, acima de tudo, ouvir elas sobre suas histórias, dificuldades, lutas, crenças e conquistas!

Eu trouxe aqui algumas sugestões de livros que vão enriquecer o repertório das crianças e facilitar o entendimento e o respeito. Caso conheça mais algum, compartilhe aqui!

  • Malala, a menina que queria ir para a escola – Adriana Carranca e Bruna Assis.
  • Olivia tem dois papais – Marcia Leite e Taline Schubach.
  • O tupi que você fala – Claudio Fragata e Maurício Negro.
  • Amoras – Emicida e Aldo Fabrini.
  • “Daniel no mundo do silêncio” – Walcyr Carrasco.
  • O pequeno príncipe preto – Rodrigo França.
  • A cor de Coraline – Alexandre Rampazo.
  • Dois pais de dois – Rafael Escrivão Sorrigotto.
  • Karu – Cabeça encaracolada, ideia descolada – Heliana Castro Alves.
  • Minhas duas avós – Ana Teixeira.
  • “Serei sereia” – Kely de Castro.
  • Histórias da Turma da Mônica – Mauricio de Sousa.

E tem mais…

Hoje em dia, felizmente, também está ocorrendo uma crescente produção de programas de TV e filmes infantis que abordam a diversidade direta ou indiretamente. Um exemplo muito legal é a animação “Homem-Aranha no Aranhaverso”, lançado em 2019, que traz um menino negro para contar a história de um dos super-heróis mais amados das crianças.

E sabe aquela conversa que já tivemos algumas vezes em outros textos aqui do blog sobre utilizar o tempo que ficamos conectados na internet para o bem? Então, ela também se aplica nesta conversa sobre diversidade. Há canais, vídeos e perfis pensados para debater sobre o assunto voltado para crianças. Um ótimo exemplo é o perfil @criandocriancaspretas que aborda sobre comunicação e educação antirracista e esse vídeo da @anapaulaxongani que fala sobre diversidade de gênero e sexualidade.

Espero que tenha gostado desse texto e que as dicas daqui contribuam para o crescimento do seu filho e também para o seu. Eu sei que muitas pessoas se sentem inseguras para conversar sobre isso com crianças, mas construir essa ponte vai agregar ainda mais valores para a educação delas. Juntos, podemos sonhar e realizar um futuro muito diverso com respeito, amor, empatia, igualdade e coletividade.

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. […] Esperamos que tenha gostado das dicas e, para finalizar, convidamos você a ler mais dois textos do blog, agora sobre diversidade! Você pode acessá-los aqui e aqui. […]

  2. […] vamos falar sobre a segunda metade dessa palavra: diversidade. Como já abordamos em um outro texto aqui do blog, quanto mais cedo inserirmos essa pauta na vida dos pequenos cidadãos, mais chances teremos de […]

  3. […] se lembra deste texto aqui, no qual falamos sobre diversidade? Para trazer essa vivência para as crianças, a escola é uma […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.