Decoração infantil? Ideias para criar ambientes criativos e funcionais

Decorar um quarto ou uma festa pode ser bem mais simples e prazeroso do que você imagina

0

Só quem já teve que fazer a decoração de algum cômodo da casa ou de uma festa infantil sabe como pode ser algo complexo e de custo elevado. Como são muitos detalhes para pensar, é difícil organizar para montar uma decoração legal e dentro do orçamento disponível.

Porém, existem maneiras de criar ambientes (seja na sua casa ou num evento) criativos, funcionais, divertidos de fazer e também mais baratos.

Pesquise muito e salve todas as referências

O site Pinterest é perfeito para isso! Além de contar com uma variedade enorme de fotos de todos os lugares do mundo, ele também permite que você organize em pastas e temas.

Essa parte da pesquisa é muito importante pois é nela que conseguimos pensar “fora da caixa”. Ao ver a ideia de outras pessoas, você acaba gostando de coisas que nem tinha imaginado ou até criando novas possibilidades.

Photo by Web Hosting on Unsplash

Peça ajuda e opiniões (profissionais ou não)

Se você consegue contratar um decorador profissional para lhe ajudar, perfeito! Claramente alguém com especialidade na área terá ideias e soluções de modo bem mais fácil.

Mas se essa não for a sua realidade, não se desespere. Há muitos sites, revistas, blogs e programas de televisão que oferecem ideias incríveis.

E, claro, também tem a opção de pedir a opinião e ajuda dos seus amigos e familiares. Apenas lembre-se que a decisão final é sua e nunca será possível agradar a todos, mas uma ajudinha sempre cai bem, concorda?

Acredite: simplificar é bom

Ao invés de fazer uma decoração extremamente elaborada com muitos itens que exigem muito trabalho para fabricar e manter, opte por deixar tudo mais simples.

Tanto na decoração de um ambiente da casa quanto de uma festa de aniversário, por exemplo, é preferível ter menos detalhes, mas com a certeza de que todos são importantes.

Fazer algo simples não significa, em momento algum, que não será tão bom. Em muitas vezes, menos é mais! E fazer poucas coisas com amor, dedicação e capricho é bem melhor do que fazer muitas com pressa e de qualquer jeito.

Essas acima foram algumas dicas gerais sobre decoração. A partir de agora, vamos ver algumas sugestões criativas e funcionais para duas situações muito comuns na vida dos pais!

Decoração de um quarto infantil

Photo by Zun Zun from Pexels

Eu sei que pode ser algo cansativo, mas criar um ambiente para o seu filho que seja bonito, prático e faça com que ele se sinta acolhido, é maravilhoso!

aPOSTE EM ADESIVOS

Adesivos são uma tendência de decoração que ganhou muita força nos últimos anos. Existem os que funcionam como papel de parede e cobrem totalmente (como uma pintura) e também os adesivos menores que servem para dar detalhes.

São muito fáceis de comprar, de aplicar e de tirar também. E mais importante do que isso, dão ao ambiente um ar muito mais aconchegante e criativo do que uma pintura comum.

Fácil acesso da criança

Pense no que o seu filho precisa ter acesso diariamente e leve essa praticidade para a decoração. Prateleira altas são lindas. Mas não adianta nada tê-las se a criança não conseguirá alcançar os brinquedos ou livros que ficam nelas.

Incorpore na decoração prateleiras baixas e objetos com dupla função. Por exemplo: baús para guardar objetos de forma organizada e que, quando fechados, viram banquinhos de leitura!

evite coisas que juntam pó

Bichinhos de pelúcia e tapetes peludos podem ser lindos, mas é muito difícil manter a limpeza em dia para que eles nunca juntem pó. Não só por higiene, mas também por saúde, dê preferência a outros materiais.

Photo by Emma Bauso from Pexels

escolha cores leves e alegres

A personalidade do seu filho conta muito aqui! Mas, na medida do possível, decore os ambientes com cores que causem felicidade e tranquilidade! Como amarelo ou azul, por exemplo.

crie áreas de conforto

Alguns exemplos muito funcionais e que agregam valor à decoração são:

  • Um lugar reservado para seu filho brincar no chão com almofadas coloridas.
  • Um cantinho de leitura com puffs e uma luminária.
  • Uma mesinha confortável com materiais escolares para fazer as lições de casa.

realoque e reutilize objetos

Faça com que cada objeto tenha uma função e que, além de lindo, o ambiente também tenha uma decoração prática.

Uma pequena escadinha colorida, por exemplo, dá cor ao quarto e ajuda a criança a pegar uma roupa um pouco mais alta no guarda-roupa, por exemplo. Se você tem um abajur que não usa mais, pinte ou cole adesivos que sejam a cara do seu filho e incorpore no quarto. Reforme caixas de madeira para que elas sirvam de decoração além de ajudar a manter o quarto organizado.

Decoração de uma festa infantil

Photo by Lidya Nada on Unsplash

Muito provavelmente você conhece alguém que diz ter ficado quase louco organizando uma festa infantil, certo? Na minha opinião, esse processo todo precisa ser divertido e leve. Já que a festa é um momento tão feliz, a montagem dela também precisa ser.

Aqui no blog também tem um texto sobre fazer uma festa infantil gastando pouco, mas agora vamos falar sobre a decoração dela.

escolha um tema

Quando você tem um tema para seguir, a decoração fica muito mais harmoniosa e a criatividade flui melhor. Neste link, por exemplo, há algumas sugestões que fogem do comum. Mas lembre-se que as possibilidade são infinitas: filmes, desenhos, músicas, jogos… o que o seu filho quiser!

faça você mesmo a decoração

Sim, essa é a hora de colocar a mão da massa! Então use suas habilidades manuais (mas também procure dicas na internet) para conseguir decorar uma festa gastando menos e se divertindo mais.

Existem materiais simples e que enfeitam muito a festa como bexigas, papéis coloridos, fotos, luminárias e flores. Além de serem fáceis de manusear, trazem muita alegria! Solte a criatividade!

Photo by Morshiba on Unsplash

Reaproveite coisas que você já tem

De novo essa dica, sim! Como já vivemos em um mundo de consumo e geração de lixo intensos, é importante pensar sempre em reaproveitar o que já temos.

Então recicle materiais (como garrafas, por exemplo) para virarem vasos de decoração! Latinhas de comidas podem virar as caixinhas das lembrancinhas. Porta-retratos que você tem em casa também ajudam na decoração.

Essas são algumas ideias, mas as possibilidades são diversas!

Gostou dessas dicas? Já está cheio de ideias? Então depois mande fotos para nós e compartilhe conosco como você faz a decoração desses ambientes!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.