Morar nos Estados Unidos? Tudo o que você precisa saber!

Toda realização de um grande sonho começa com a preparação dele!

3

Às vezes, temos alguns sonhos que parecem tão distantes, tão complicados… Mas será que são mesmo? Se mudar de casa já não é tarefa fácil, quem dirá mudar de país! Então, depois de respirar fundo, você decidiu que sim, você quer sair do Brasil e morar nos Estados Unidos. Essa, que parece uma das doze tarefas de Hércules, pode ficar bem mais tranquila se você se organizar.

Planeje com bastante antecedência, guarde dinheiro, entenda os motivos por que quer ir para esse país e dê o primeiro passo. Essa é uma decisão importante que não deve ser tomada de uma hora para outra.

Você deve pensar com cautela em qual tipo de cidade quer morar; quais suas prioridades; qual clima ideal; quem está indo com você; qual seu orçamento; o que você vai levar; entre outras coisas. Não adianta querer morar em Nova York se você precisa de uma casa enorme com quintal para seus filhos crescerem. Assim, pesquise os preços, o estilo de vida das pessoas que moram por ali. Os Estados Unidos é um país continental assim como o Brasil e, portanto, tem cidades das mais diversas estruturas.

Tomou sua decisão? Então, vamos para os próximos passos!

Tirar O Visto para morar nos estados unidos

Para morar nos Estados Unidos, existem dois tipos de visto, o de imigrante e os temporários, que incluem os de trabalho, de estudante, de intercâmbio e de turismo. O primeiro tipo, o famoso green card, é aquele que procuramos ao sair definitivamente do país. Não é tão fácil consegui-lo e, por isso, é tão cobiçado.

Primeiro de tudo, é bom pesquisar bastante e tomar cuidado, uma vez que os Estados Unidos enfrentam uma forte política anti-imigração; ao mesmo tempo, o Brasil tem firmado uma relação mais estreita com o governo atual, o que pode facilitar a entrada por lá. Diante dessas incertezas, o caminho mais fácil sempre será ir por meio do visto de trabalho. Se a sua empresa tem alguma conexão com os norte-americanos, tente a expatriação. Uma empresa que tem uma ligação com você e conhece seu valor pode perceber as vantagens em te enviar para outro país; uma linha muito mais direta do que convencer, por exemplo, uma empresa de lá a gastar recursos em enviar um desconhecido para outro país.

Ir como estudante pode ser uma ótima ideia! Já pensou em economizar para fazer aquela pós-graduação que sempre sonhou? Estando legalmente lá fora, aprendendo com os americanos, é mais fácil conseguir um estágio e até mesmo ser efetivado.

Existem outros caminhos, como parentesco, e novos estão surgindo – existe a possibilidade de expansão do mercado entre Estados Unidos e Brasil e a facilidade de abrir negócios por lá e um novo tipo de visto já ativo em outros países passar a valer por aqui também. O importante é entender em qual caso você se encaixa. Vale dar uma olhada no site da Embaixada Americana para tirar as dúvidas. E o Daniel Toledo, advogado que ajudou a família Brancoala, também fala sobre visto no seu canal, veja:

Aprender A Língua

Já fala inglês? Esse é um ótimo passo para se virar no seu novo país. Nas dicas que demos para quem deseja morar nos Estados Unidos, falamos sobre a importância de aprender o inglês. Isso facilita muito, claro, a sua comunicação com os outros moradores, mas também o seu dia a dia, afinal, essa será a sua nova forma de resolver absolutamente tudo.

Algumas regiões dos Estados Unidos têm bastantes brasileiros e outros latinos. A própria Flórida, para onde a família Brancoala se mudou, é um desses lugares; mas não é o ideal contar com isso. Cursos rápidos ajudam a ter uma noção do básico se você não teve ainda nenhum contato com o inglês, assistir filmes sem legenda ou até mesmo pelo Youtube. Mas somente a vivência direta vai realmente ajudar a desenvolver seu vocabulário e – por que não? – sua confiança.

Caso você esteja se mudando com crianças, uma boa dica é transformar o aprendizado em brincadeira, assim como o Branco e o Marcos fizeram.

Comprar Um Imóvel

Caso você decida morar nos Estados Unidos, você pode, talvez, começar a considerar comprar sua própria casa ou apartamento. Se nunca tiver feito isso nem mesmo no Brasil, não se preocupe: o processo americano não é exatamente o mesmo que deve ser seguido por aqui.

No entanto, uma similaridade entre os dois países – e, provavelmente, em qualquer lugar do mundo! – é a procura de um profissional de confiança para auxiliar nessa decisão tão importante. Procure imobiliárias e corretores certificados, que tenham boas indicações para não correr o risco de fazer um mau negócio.

No caso da família Brancoala, eles tiveram a ajuda do corretor brasileiro Pablo Farias, que dá dicar em seu canal no Youtube sobre como comprar sua casa com tranquilidade. Olha esse vídeo que eles gravaram juntos sobre casa de rico e casa de pobre nos EUA.

Quero Levar Meu Bichinho de Estimação

Assim como para Branco, Claudete, Maikito e Laurinha, muitas famílias veem seus bichinhos de estimação como parte delas e, se família vai se mudar, eles vão junto, claro!

Para levar animais em voos internacionais, algumas regras precisam ser respeitadas. Algumas particularidades vão mudar de empresa para empresa, mas algumas são leis: o cachorro ou gato precisa estar com todas as vacinas em dia e precisa ter um atestado assinado por um veterinário que certifique de que o animal está apto para viajar.

Além disso, deve-se verificar qual é a caixinha de transporte exigida e todas as outras coisas a serem feitas para que seu melhor amigo chegue em segurança em seu novo lar.

Não deixe de Tentar!

Para finalizar, minha dica é: tente encarar essa como qualquer outra mudança. Muitas pessoas deixam de tentar morar nos Estados Unidos simplesmente por acharem que será difícil demais. Mas, com pesquisa, planejamento e orientações certas, não existe nenhum motivo para não ir atrás do que você quer, assim como a família Brancoala fez!

Ficou com mais alguma dúvida sobre mudar para os Estados Unidos? O que mais você quer saber sobre isso? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. […] também precisa estar preparado para essa mudança, então não deixe de conferir um outro texto que temos aqui no […]

  2. Paola Diz

    Quantos reais temos que juntar para poder ir seguros ,em relação a moradia , alimentação , veículo …
    Como funciona a questão de escolas e hospitais , saúde?

  3. Ellen Diz

    Gostaria que falasse sobre saúde e estudo das crianças.

    Estamos indo para a Florida também, finalizando as coisas por aqui.

    Obrigada pelas dicas 🙏

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.