Choque cultural? Como sofrer menos impacto ao mudar de país
Vai mudar de país? Não deixe de conferir essas três dicas para amenizar o choque cultural
Então você tomou uma grande decisão em sua vida e vai mudar de país! No meio de toda a alegria, surge uma preocupação: como lidar com o choque cultural que essa mudança trará?
Claro que essa questão gera ansiedade em todos que resolvem se aventurar em outra cultura. O Brancoala e a Claudete também se preocuparam e contaram tudo no livro. Mas há maneiras de se preparar e atenuar o choque cultural, e é por isso que separei algumas dicas para suavizar essa experiência incrível que você está prestes a viver!
Não deixe o choque cultural acontecer
Lembre-se: não será um choque cultural se você já estiver imerso na cultura! Então assista filmes produzidos no país, leia a literatura local, aprenda a língua, estude a história do país, pesquise sobre os costumes e hábitos das pessoas que moram lá e, se possível, já compre algumas roupas de acordo com o clima e localidade da cidade.
A verdade é que você só irá conhecer a fundo quando passar por todas as experiência uma vez. Mas quanto mais preparado você estiver, mais tranquilo será passar por cada situação diferente.
Faça amigos e contatos profissionais
Se já tiver conhecidos morando no país, fale com todos eles para avisar que está indo e pegar dicas do local. Na hora de procurar emprego é ainda mais importante, já que sempre tem alguém que conhece alguém que pode lhe ajudar.
Entretanto, se estiver indo para um local totalmente desconhecido, já se informe de locais onde possa fazer amigos: clubes, bares, academia etc. Além de expandir o seu ciclo de amizade, também irá atenuar a saudade de casa!
Se possível, programe uma volta para seu país de origem
Tem dia que não tem jeito e a saudade aperta mesmo. E nem sempre é possível contar com esses gastos e com o tempo livre. Mas, se conseguir, deixe uma data reservada para visitar seus amigos e familiares do lado de cá – principalmente se for em datas comemorativas.
Isso também vale ao contrário: que tal se essas pessoas queridas forem lhe visitar do lado de lá? Para isso, fique de olho em nossas dicas para viajar gastando pouco.
E agora uma dica extra
Se tiver filhos, converse muito com eles para que o choque cultural das crianças também seja mais tranquilo. Inclua-os no processo de pesquisar sobre a cidade, as escolas, a casa etc. Dessa maneira, todos se sentirão mais confortáveis com a mudança!
Se você já mudou de país, conte para nós como foi a experiência! Nos ajude a atenuar o choque cultura de outras família que podem passar por coisas parecidas. E caso esteja planejando a mudança, comente neste post se as dicas foram valiosas para você!