Benefícios dos videogames no desenvolvimento do seu filho
Muita gente pensa que os videogames são vilões, mas é possível provar o contrário!
Existem muitas discussões, estudos e diferentes opiniões sobre o efeito dos videogames no desenvolvimento de crianças e jovens, principalmente. E a verdade é que não existe uma resposta única e indiscutível para esse debate.
Assim como tudo na vida, há lados bons e ruins. E, por isso, é preciso encontrar equilíbrio. O videogames são invenções incríveis que nos permitem acessar mundos, situações e realidades diferentes. Então, por que não devemos aproveitar o melhor que eles podem nos oferecer?
Com o avanço tecnológico dos últimos anos, o mercado de videogames é um dos que mais cresce no mundo. A cada ano surgem novas tecnologias que tornam a experiência do jogo ainda melhor!
Junto desse crescimento, também surgem cada vez mais estudos e pesquisas sobre quais são os benefícios ou malefícios causados pelo videogame. E o resultado desses trabalhos tem surpreendido muitas pessoas! Existem muitas provas de que os videogames, quando jogados com consciência e moderação, auxiliam muito no desenvolvimento de crianças, jovens e até adultos.
Principalmente agora que ficamos mais em casa devido à pandemia, os videogames podem ser ótimo aliados para promover diversão, aproveitar o tempo em família de um jeito diferente e também nos fazer repensar os melhores métodos de aprendizagem. Então vamos conhecer mais sobre os benefícios que esses jogos podem trazer para o seu filho?
Aprimoramento de habilidades
Criatividade, resolução de problemas, persistência, trabalho em grupo, cumprimento de regras, raciocínio rápido, concentração, memória, coordenação motora e paciência são algumas dessas habilidades que podem ser aprimoradas pelos videogames.
Todo jogo tem um objetivo a ser cumprido e desafios a serem superados e, durante esse percurso, nossa mente trabalha a todo tempo. Estamos sempre pensando em como encontrar a melhor solução, como resolver um problema, como superar aquele obstáculo, como utilizar das ferramentas disponíveis para atingir um objetivo etc. Tudo isso é assimilado pelo jogador e, depois, pode ser utilizado na vida profissional, por exemplo.
A criatividade também é altamente estimulada por esses jogos. Aqui no blog temos um texto com indicação de 5 videogames que proporcionam liberdade para imaginar e criar. Vale a pena conferir essas dicas!
Desenvolvimento social
Os jogos de videogames online permitem que muitas pessoas joguem ao mesmo tempo e de qualquer lugar do mundo. Com isso, além de estimular o trabalho em grupo, também proporciona uma comunicação constante que ajuda a desenvolver as habilidades sociais.
Se você gosta de jogar online, provavelmente já fez amizades e conheceu muitas pessoas através do jogo. Criar relacionamentos e vínculos é extremamente importante para todos nós, principalmente para crianças.
Diminuição de estresse e ansiedade
Uma das principais “funções” dos videogames é promover o lazer, que é algo muito importante. Em um mundo que exige produtividade constantemente, a diversão e o lazer são subestimados, infelizmente.
São momentos assim que auxiliam na diminuição do estresse e da ansiedade, sentimentos tão presentes e que fazem muito mal. Os jogos nos levam para outra realidade, nos permitem fazer coisas impossíveis no mundo real e, quem sabe, até nos levam a realizar sonhos. Tudo isso, quando usado corretamente, traz bem-estar, serenidade, satisfação e, principalmente, felicidade!
Aprendizado do inglês
Eu aposto que você conhece alguém que aprendeu inglês jogando videogames, mesmo sem nunca ter feito um curso. Como o inglês é a língua universal, é ela que está presente na maioria dos jogos. Aos poucos, as crianças aprendem cada vez mais palavras e construções de frases enquanto se divertem.
É muito importante valorizarmos esse tipo de aprendizado adquirido por meio da diversão. Em um momento de relaxamento e brincadeira, as crianças tendem a se sentir mais confortáveis para aprender e absorver novas informações.
Estímulo dos sentidos
Enquanto estamos jogando videogames, principalmente esses que são muito tecnológicos, os nossos sentidos são estimulados constantemente.
Nossos olhos precisam estar atentos a tudo, mas também os nossos ouvidos. Também estamos melhorando a nossa leitura e compreensão de texto. Assim como a habilidade de ser multitarefa, mas também de concentração em uma única coisa.
Durante um jogo de videogame, surgem muitas situações diferentes. Isso, por sua vez, exige que seus jogadores se adaptem para conseguirem ganhar. Assim, em uma partida, somos estimulados positivamente de muitas maneiras distintas!
participação e entendimento de um mercado em ascensão
Além das indústrias que criam esses jogos, o mercado como um todo está em constante crescimento. Hoje há muitos profissões voltadas para videogames, há vários casos de sucesso de pessoas que se dedicaram a isso e há todo um universo em volta dos jogos.
Anos atrás parecia impossível imaginar que seria possível criar uma carreira baseada em videogames. Hoje, isso não é somente possível, mas também cada vez mais comum e com histórias cada vez mais incríveis. Uma delas é do Thomas Suarez, um menino de 12 anos que se aventurou a criar aplicativos.
Os videogames também já foram fonte de inspiração para muitos empreendedores, você sabia disso? Mark Zuckerberg, Larry Page e Elon Musk são alguns desses profissionais que começaram a jogar na infância – e fazem isso até hoje! – e que se interessaram pelo mundo da programação e inovação através dos jogos.
Aliás, uma outra curiosidade: você imagina o que o Bill Gates, o Justin Bieber e Michael Phelps têm em comum? Isso mesmo, todos são fãs de videogames!
Um outro exemplo sobre a expansão desse mercado: Você já ouviu falar de eSports? É uma nova modalidade de esporte, que surgiu há poucos anos, voltada para competições de jogos eletrônicos. Esses campeonatos atraem legiões de fãs e são ampliados a cada edição, além de render grandes prêmios em dinheiro para os ganhadores.
Então, como podemos ver, a tendência é que esse crescimento aumente ainda mais nos próximos anos e que novas possibilidades e cenários surjam no futuro.
Para saber mais sobre videogames
Existem muitos conteúdos disponíveis sobre esse assunto. Além de pesquisas e estudos realizados em universidade, há uma enorme variedade de palestras sobre como os videogames podem sim trazer benefícios para os jogadores. Então, se você tiver interesse, meu conselho é aproveitar a internet para se aprofundar nessa pesquisa, pois o conhecimento é sempre o nosso maior aliado.
Ao invés de simplesmente acreditar que os videogames fazem mal às crianças, devemos entender todos os lados e buscar tirar proveito dos pontos positivos. Eu já disse isso em muitos textos e vou repetir: equilíbrio é sempre essencial em qualquer situação!
Um dos meus TEDs preferidos sobre o assunto é finalizado com de três coisas importantes para se lembrar quando jogamos videogames:
- Divirta-se.
- Jogue com moderação.
- Vá até o final!
Espero que você tenha gostado desse texto e das reflexões que eu trouxe aqui. Não se esqueça de deixar suas opiniões aqui nos comentários!
[…] a gente acredita no equilíbrio, e não há como negar os benefícios que o videogame proporciona, como o estímulo do pensamento estratégico, criatividade e até mesmo o aprendizado […]
[…] Benefícios dos videogames no desenvolvimento do seu filho; […]
[…] necessariamente. Assim como com videogames, é preciso equilíbrio. O que queremos destacar é que todo uso de tecnologia — assim como […]
Verdade tem seu lado bom e ruim. Eu e meu filho de 5 anos jogamos todos os LEGOS e ele consegue resolver coisas hj em dia que eu não consigo. O raciocínio, leitura são bem avançado devido a curiosidade dos jogos.