Atividades que todo mundo pode fazer como autônomo para gerar renda
Sabemos que conseguir um emprego ou ter uma renda extra está difícil para muitas pessoas. Desse modo, se tornar um autônomo ou trabalhador liberal, tem sido a melhor alternativa para muita gente. Por esse motivo, resolvi compartilhar aqui algumas ideias que podem ajudá-los na hora de decidir o que fazer para conseguir segurar a onda aí na sua casa. Mas, primeiro de tudo, uma mensagem motivacional: tenha fé, perseverança e principalmente, humildade. Recomeçar a vida profissional é um grande desafio pessoal, mas é preciso deixar o ego de lado, ser criativo e ficar orgulhoso de tudo o que você fizer. Vamos lá?!
Revender produtos como autônomo
Se engana quem acha que esse serviço está ultrapassado. Um dos desafios entre os autônomos revendedores é encontrar novos jeitos de captar clientes. Por exemplo, antes, grande parte das revendedoras precisavam bater de porta em porta para oferecer produtos da Avon, Natura, Eudora, etc. Atualmente é possível trabalhar a divulgação nas redes sociais.
Na prática, pode acontecer assim: você posta as novidades no seu status do Whatsapp, stories do Instagram, Facebook… e logo, amigos próximos viram clientes e te indicam para mais pessoas. Vendo o que chegou de bom, a clientela já pode decidir antes mesmo de ver as revistas pessoalmente o que quer pedir. Ou ainda, ficar com vontade de comprar através das fotos que você divulgar.
Outro exemplo é revender produtos digitais, ou participar de programa de afiliados. A Amazon tem programa de afiliados, o Submarino, o Quinto Andar, à Hotmart entre vários outros sites.
Vender o que você sabe fazer
Tópico para abranger todos os talentos que estão lendo esse post. Todo mundo sabe fazer alguma coisa, seja um artesanato, uma comida, uns doces, sucos, costurar roupa, desenhar, etc. Talvez você não tenha considerado essa sua habilidade como um serviço ou produto ainda, mas é essa a chave que você precisa virar na sua cabeça. Procure anotar mesmo, em um papel, coisas que você sabe fazer bem. Por exemplo:
- Eu sei fazer um brigadeiro delicioso que todo mundo elogia;
- Consigo fazer roupas personalizadas para vasos de plantas;
- Sei fazer pequenos reparos em casa que nem todo mundo consegue;
- Consigo fazer currículos bem legais;
Entende? Geralmente são coisas que fazem parte da nossa rotina e que falta apenas começar a cobrar por isso. Como nos exemplos acima, se você faz bem um doce, venda ele. Sabe fazer currículo? Ofereça para as pessoas. Todo mundo sabe fazer algo que pode ser vendido.
Aulas particulares
Complementando o tópico anterior, muitas vezes, o que você sabe fazer não necessariamente vai ser vendido como produto ou serviço direto, mas sim, como ensinamentos. O que você pode ensinar para outras pessoas?
Quantas crianças no seu bairro você pode ajudar dando aulas de reforço? Ensinando algum idioma, se você souber, ou até mesmo ajudar as pessoas a fazer coisas simples: mexer no celular, cuidar de plantas, cozinhar. O que você já aprendeu, ou estiver aprendendo, vá repassando como serviço.
Faxina
Sempre terá uma casa para limpar e alguém que tope botar a mão na massa. Por que não você? Dependendo da sua região, do valor que pagam, isso pode ser uma boa opção de trabalho autônomo. Além da oportunidade de conhecer mais pessoas. E desse modo, mais chances você terá de apresentar a si mesmo e o que você pode oferecer mais de serviço. Veja isso como uma oportunidade de ganhar uma renda e também de fazer contatos.
Minha avó mesmo é diarista em uma casa de advogados, por exemplo, e já fizemos algumas trocas de indicações. Através dela, eles me conhecem e sabem quais são os serviços que ofereço e me recomendam. Quer ser um(a) diarista autônomo(a), mas não sabe por onde começar? Existem aplicativos que você pode se cadastrar, tanto para oferecer faxinas, quanto para outros serviços de manutenção. Um dos mais famosos é o Diaríssima, mas você pode conferir mais alguns nessa lista do TechTudo.
Passear e cuidar de pets
Outro serviço autônomo que você consegue facilmente oferecer para pessoas do seu bairro. Claro que, muito provavelmente, esse tipo de serviço está mais ligado a bairros nobres. No entanto, você pode conseguir agendar horários próximos e diferentes nesses locais com diversos donos de pets, e assim, fazer sua programação e se deslocar até o lugar.
Uma forma bem prática de fazer isso pode ser online também. O app Dog Hero conecta donos de cachorros a pessoas que oferecem serviço de hospedagem ou passeios para os cães. É só se cadastrar e seguir o procedimento da plataforma. Os preços variam bastante, para ficar uma noite com os cachorros, algo entre R$25 e mais de R$100, depende das vantagens que você oferecer.
Criar conteúdo para redes sociais
A Internet é possivelmente um dos lugares mais democráticos. Todo mundo pode começar a criar conteúdo em apenas alguns cliques. O problema aqui é que o retorno financeiro é à longo prazo, mas, se você conseguir fazer paralelamente a alguma outra atividade, pode ser uma boa alternativa.
Pegue os conhecimentos que você já tem, e que está, por exemplo, dando aulas particulares de tal assunto e divulgue dicas desse assunto em blog, Youtube, Instagram, LinkedIn, etc. Se você sabe cozinhar muito bem e tem vários segredos culinários, pode dar aulas particulares para ensinar isso, e fazer um canal no Youtube para colher patrocínios e remuneração no futuro. Já compartilhamos aqui no blog dicas para quem quer trabalhar e ganhar dinheiro nas redes sociais, dá uma olhada clicando aqui.
Cuidar de idosos e crianças
Se você for uma pessoa carinhosa e paciente, com certeza vai se dar muito bem com essa opção. Sabe aqueles vizinhos que não chegam do serviço a tempo para pegarem o filho na escola? Então, você pode se oferecer para buscá-lo e ficar com ele até chegarem. É só combinar um preço e os horários certinho, e pronto. Se você tiver filhos, eles podem “ajudar” brincando em grupo.
Ou então, outra ideia seria cuidar de idosos. Quantos estão por aí apenas precisando de uma boa companhia? Conversando com a família, você vai ver se consegue atender as necessidades específicas do idoso, e se tiver tudo alinhado, isso pode te proporcionar uma experiência incrível.
Trabalhar com aplicativos
Por fim, um tipo de trabalho autônomo que está bem alta atualmente: trabalhar como motorista ou entregador em aplicativos como Uber, Ifood, Rappi, Lady Driver, entre outros. Essa opção, diferente da maioria aqui da lista, você vai precisar fazer um investimento um pouco maior. Por exemplo, nos aplicativos para ser motoristas, você pode precisar alugar um carro, caso não tenha um. E ter um cartão de crédito para fazer as transações financeiras. Já como entregador, você precisa garantir o seu transporte e os itens obrigatórios como a mochila térmica para carregar os alimentos, sua bike ou moto. Se você tiver como garantir esses itens, então é só entrar nos sites e se cadastrar.
Enfim, essas são algumas opções. Se você já tem um serviço bem definido que pode oferecer, como fotografia, redação, designer, programação… tente trabalhar como freelancer, ofertando para empresas e pessoas físicas serviços pontuais. Esse é o meu modelo de trabalho atualmente, e tem dado super certo.
Gostou das dicas? Me conta aqui nos comentários, o que mais podemos incluir nessa lista que todo mundo pode fazer como autônomo?