Mudar de país com a família? Transforme esse sonho em realidade!

O que pode parecer um sonho impossível é, na verdade, um plano real que você pode começar a organizar hoje mesmo!

2

Quem conheceu a família Brancoala agora pode imaginar que mudar de país foi muito simples e rápido. Também podem ter aquelas pessoas que acham que é super difícil e impossível para a sua realidade. A verdade é: nem um, nem outro. A decisão de mudar de país veio com muito planejamento, adaptações, dificuldades e – claro – muitos sonhos realizados!

No livro Brancoala e família, o Branco contou todos os “bastidores” da mudança para Espanha, um evento que mudou completamente a vida da família e abriu muitas portas para novas experiências. Se você também tiver esse sonho, vale a pena conferir o livro para se inspirar! Enquanto isso, aproveitei o que aprendi na leitura e montei cinco dicas muito úteis que vão ajudá-lo a se preparar para uma nova etapa da vida.

Planeje-se estrutura e financeiramente

Quanto mais preparado você estiver, menos preocupações vão surgir no período pré e pós-mudança. O momento de planejamento financeiro exige muita pesquisa para saber quanto dinheiro você precisa para os primeiros meses lá. Procure uma média de quanto vai gastar com moradia, alimentação e transporte, faça a conversão e comece a economizar. Este post tem dicas muito boas para quem pensa em ir para a Europa.

Agora quando falamos de mudar de país, é preciso também planejar outras coisas como, por exemplo, onde você vai morar, o que vai ou não levar do Brasil, quais empregos pode ter no novo local etc. Meu conselho: é impossível ir com tudo 100% resolvido mas, quanto menos dor de cabeça, melhor!

Pesquise sobre as leis e a cultura

Nada mais tranquilizante do que já mudar de país com toda a documentação certinha, sabendo o que pode ou não fazer lá e também já dominando um pouco da cultura né?

Conhecer as leis é importante para evitar transtornos, há muitas diferenças entre os países que podem nos colocar em apuros. E saber sobre a cultura é muito bom, pois vai fazê-lo se sentir mais em casa e torna a adaptação mais fácil e divertida.

Pratique o idioma o máximo que der

Dificilmente você vai chegar no novo país já fluente no idioma, mas dedique tempo para praticar o máximo possível. Aqui no blog tem posts para ajudá-lo a aprender inglês e espanhol – que são línguas faladas na maioria dos países!

Se tiver filhos, conversas são essenciais

Caso você tenha crianças em casa, dedique tempo e atenção para explicar como será mudar de país. Quanto mais seus filhos souberem, mais calma será a transição e mais eles irão aproveitar a experiência. Conte tudo de legal que a nova cidade tem, o motivo pelo qual estão se mudando, como será a nova escola e também de quanto em quanto tempo voltarão ao Brasil para visitar amigos e familiares.

Vá aberto a novas possibilidades

Embarque nessa nova aventura com o coração e os braços abertos para tudo de novo que surgir. Faça amigos, conheça lugares, participe de festas típicas, arrisque no idioma, dê risada, erre e aprenda. Sempre com o pé direito, livre de vergonhas e pronto para as novas experiências que vão surgir.

Queremos muito saber se mudar de país é um sonho seu ou, se você já se mudou, como está a nova vida. Conte para nós aqui nos comentários!

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Andreia Diz

    Olá! Meu filho adora assistir vocês. Tenho muita vontade de morar fora, de preferência Espanha, mas confesso que sinto um pouco de medo por conta das crianças. Tenho uma filha de 14 anos e um filho de 4 anos.

    1. Brancoala Diz

      Oi Andréia, tudo bom! Essa sensação de medo é normal 🙂 Nós continuamos sentindo esse medo agora que vamos mudar para os Estados Unidos, mesmo depois de ter morado tantos anos na Espanha. Siga os seus sonhos e faça o que o coração mandar, as vezes é necessário agir apesar do “medo”, dessa forma tudo vai dar certo. Boa sorte e beijão style para toda a família! <3

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.