Se você pode sonhar, você pode realizar? Acreditar é o primeiro passo!
Sabe aquelas semanas quando você percebe que tem esquecido de sonhar e acreditar? Estou passando por ela, mas, como boa jornalista que sou, acabei construindo um desabafo. Recentemente eu li o livro “Roube como um artista” do autor Austin Kleon, e me deparei com várias provocações.
Além de diversas dicas incríveis e super válidas sobre criatividade, o autor também fala bastante sobre empreender e correr atrás daquilo que acreditamos. Em uma das passagens ele diz: “São os projetos paralelos que realmente decolam. Projetos paralelos são as coisas que você pensou que eram apenas distrações. Coisas que são só brincadeiras. Essas, na verdade, são as coisas boas. É aí que tudo acontece”. Na hora que eu li eu achei isso sensacional.
Ele também cita uma frase da designer Jessica Hische:
“O trabalho que você faz enquanto fica enrolando é provavelmente o trabalho que você deveria estar fazendo para o resto da sua vida”.
Essa brincadeira/hobby que você faz quando chega em casa cansado, mas que consegue arrumar energia para tirar essa “besteira” do papel, é o x da questão “trabalhe com o que você ama”.
Tem gente que faz uns “freelas” de fotografia, outros editam um vídeo aqui e ali, alguns escrevem textos para blogs. Tudo isso depois de um longo dia ou semana no trabalho. Além de te dar aquela grana extra, isso é o que faz você encontrar energia no fundo do poço para continuar. Então, acredite, você encontrou seu x.
Algumas pessoas dizem que ainda não encontraram esse x, no entanto, talvez você precise apenas observar mais a si mesmo e seus sentimentos. Desse modo, irá compreender o que faz você ficar animado, empolgado e que te faz sonhar alto.
SONHAR X PRECISAR
Muitas vezes vamos precisar trabalhar sim em outro emprego que não faz nosso olho brilhar, que não é o nosso sinônimo de sonhar. Por simplesmente necessitar do dinheiro. Trabalhar por trabalhar é normal, e muitas vezes, preciso.
Mas, o mais importante, é não deixar essa chama se apagar. Acreditar é o primeiro passo. O segundo é fazer todo dia um pouquinho por esse sonho.
Estude, pratique, faça o que estiver ao seu alcance. Todos os dias você vai se mover, nem que seja pouca coisa. Você já não estará mais no mesmo lugar. E um dia você poderá viver dele e por ele.
Eu já escrevi dezenas de textos para meus blogs pessoais, desde meus 14 anos até hoje, aos 23. Eu amava passar a noite editando um texto e pensar se alguém leria aquilo.
Hoje escrevo esse texto aqui para vocês após um dia daqueles: tretas, papeladas e confusões sentimentais. Mas acabei lembrando daquela menina de quase dez anos atrás.
Ela queria tanto trabalhar com isso, e conseguiu. Você também consegue.
Me conta aqui nos comentários, qual é o projeto paralelo que te faz sonhar mais alto?