O que fazer para conseguir uma renda extra no orçamento mensal
Confira essas dicas para ter mais tranquilidade na sua vida financeira!
Ter uma renda extra é algo que faz muita diferença no final do mês. Conseguir economizar mês a mês, controlar seus gastos e montar uma poupança são pontos muito importantes para manter uma vida financeira saudável. Mas sabemos que há meses nos quais imprevistos acontecem e o salário fixo acaba ficando mais comprometido do que o ideal.
É por isso que poder contar com uma renda extra é uma ótima ajuda. Claro que ganhar mais dinheiro implica também em trabalhar mais. Pensando nisso, já começo com um conselho: tome cuidado para não se comprometer com mais do que consegue dar conta, combinado?
Agora voltando à conta bancária positiva no final do mês, antes de querer ganhar mais, é importante economizar!
COMECE A ECONOMIZAR JÁ
faça trocas no seu dia a dia
Sabe aquele café que você toma todo dia, mas custa bem mais caro do que precisa? Você pode tomá-lo uma vez na semana e, nos outros dias, escolher um local mais barato.
Ou, quem sabe, trocar a sua academia por uma que seja mais em conta, mas com a mesma qualidade?
Um jantar fora pode virar um delicioso jantar em casa, gastando bem menos.
Fazer trocas não é, em momento algum, deixar de consumir e experienciar o que você gosta e te faz feliz, mas sim repensar se o seu dinheiro está indo para onde realmente precisa.
Minha dica aqui é: avalie a sua vida para gastar com mais consciência e responsabilidade!
Corte gastos
Agora sim vamos falar de excluir da sua vida o que não está precisando. Não tem motivo para buscar uma renda extra se você estiver gastando ela com algo desnecessário, concorda?
Esse planejamento precisa ser feito com calma e analisando muito bem cada uma das fontes de despesa. Com certeza você encontrará pelo menos uma que pode ser alterada ou cortada!
Passe a comprar menos
Se você é uma daquelas pessoas que compra muitas coisas (e sem pensar com calma na maioria das vezes), eu tenho um desafio: compre somente o que realmente precisa.
Lembre-se de que um objeto ou uma roupa talvez possa ser substituído por outro que você já tem. E também que uma amiga pode lhe emprestar esse objeto se você não for precisar com tanta frequência.
Não precisamos ter de tudo (quem tem espaço pra isso, afinal?). Mas precisamos ocupar nosso espaço e orçamento com o que realmente fará a diferença em nossas vidas
Já está economizando? Ótimo! Se estiver interessado por mais conteúdos, confira os outros textos aqui no blog sobre dinheiro e finanças.
Mas agora vamos para a segunda parte, com algumas dicas para ter aquela sonhada renda extra no final do mês!
IDEIAS PARA GERAR RENDA EXTRA
No seu emprego atual
A primeira pergunta: é possível você passar a ganhar mais no seu emprego atual? A possibilidade de um aumento ou de uma promoção existe? Você acredita que seu trabalho está superando as expectativas e que merece esse aumento? Você já falou com seu superior sobre isso?
Muitas vezes procuramos ganhar uma renda extra em outro lugar, mas esquecemos de tentar uma maior remuneração onde já estamos.
Claro que nem sempre é possível e, se não for, o seu chefe lhe explicará o motivo. O resultado dessa conversa deve servir também como um feedback de carreira para você.
Abrir um negócio novo
Cada dia mais vemos pessoas se aventurarem no mundo do empreendedorismo. Se esse for um dos seus sonhos, comece a colocá-lo em prática, mesmo que seja aos poucos! O que hoje pode começar como uma pequena renda extra, talvez somente uma baixa porcentagem dos seus ganhos no final do mês, no futuro pode ser sua principal fonte de renda.
Outros tipos de emprego
Essa nova geração que vivemos está repleta de opções de trabalhos que não existiam alguns anos atrás. Ser motorista da Uber ou entregador de algum aplicativo, por exemplo, são opções de fácil acesso, que podem ser feitas em jornadas relativamente curtas de trabalho e que, no final do mês, geram uma renda extra muito importante.
Dependendo a sua área de atuação, você também pode oferecer serviços como freelancer para empresas ou para pessoas com negócios próprios!
Venda o que não usa mais ou alugue o que usa pouco
Camisetas em bom estado que estão encostadas no guarda-roupa? Venda!
Um eletrodoméstico que você quase nunca usou e também não vai usar? Venda!
Uma vaga de garagem que você não usa? Alugue!
Ou até mesmo um carro que você usa muito pouco? Venda ou alugue!
Você faz o mesmo caminho de carro todos os dias? Dê caronas!
Com essa infinidade de ofertas de aplicativos e startups que vemos hoje, é bem mais fácil de intermediar essas vendas ou aluguéis. Além de contribuir para um mundo mais sustentável, você também ganha dinheiro com isso.
Monetize um talento ou gosto
Essa dica pode estar ligada com a ideia de criar um negócio próprio ou não.
Se você sabe muito de um assunto e gosta de ensinar, ofereça aulas particulares. Agora se você faz aquela comida ou aquele doce que todo mundo ama, comece a vender. Se for apaixonado por animais, hospede ou passeie com um quando o dono não puder. E se você conhecer muito bem a sua cidade, pode até ser um guia turístico amador.
A melhor parte desses trabalhos é que você estará se divertindo enquanto faz algo que ama e ganha com isso.
Dica extra: como calcular a poupança de emergência
“O que é isso que eu preciso ter mas nunca ouvi falar?”
Então, a poupança de emergência é aquele dinheiro que deve ficar guardado para ser usado somente como for absolutamente necessário (perder o emprego, emergência médica etc.)
Para calculá-la é preciso somar os seus gastos fixos e essenciais de cada mês e, então, guardar o suficiente para quatro meses no mínimo. Se conseguir mais que isso, ótimo. Mas quatro meses é um bom período para que você consiga se reestabelecer sem preocupações em caso de emergências.
O que achou deste texto? Conhece mais formas para contribuir com uma renda extra no final do mês? Conte para nós aqui nos comentários e vamos ganhar dinheiro e economizar juntos!