Quebra-Cabeças: uma atividade em família divertida! Veja dicas de como escolher e começar a montar

0

Procurando atividades para fazer em família fora das telas? Ou até mesmo para um feriado ou fim de semana? O quebra cabeça pode ser a melhor escolha. Navegando no TikTok comecei a ver vários vídeos de pessoas montando os seus e fui influenciada a comprar o primeiro. Foi difícil ter paciência para terminar, mas tive incentivo e parceria e terminamos. É sempre desafiador deixar as distrações de lado, mas recompensador ver as peças encaixadas ao final. Assim como é prazeroso assistir os vídeos com as pecinhas se encaixando, só que a velocidade na realidade é diferente, vale lembrar rs. Porém, você já pode começar o trabalho com a sua criança (ou até com você mesmo) assistindo vídeos de quebra cabeça sendo montados, são bem prazerosos.

Por que montar um quebra cabeça?

O quebra cabeça é uma ótima opção para entreter, além disso, ele também:

  • Estimula o pensamento lógico
  • Desenvolve habilidades cognitivas
  • Ajuda a reduzir o stress
  • Auxilia na memória
  • Melhora a habilidade visual-espacial
  • Incentiva o trabalho em grupo (quando montado com mais pessoas)

Particularmente, me ajuda muito com foco e paciência. Tenho muita dificuldade de concentração e montar quebra cabeça tem me ajudado muito a melhorar nesse sentido. Recomendo muito e tenho presenteado as pessoas ao meu redor com diferentes modelos. Por isso, resolvi separar aqui algumas indicações para você que também está em dúvida de qual opção comprar para montar um quebra cabeça em família. Vamos lá!

Quebra cabeça de personagens

Recentemente lançou o filme Divertida Mente 2, falei sobre esse filme aqui no blog também, por essa razão, lançaram alguns quebra cabeças especiais do filme de diferentes tamanhos. Eu ganhei o de 500 peças e amei, é lindo, bem colorido e de tamanho confortável. Dá pra montar com crianças maiores ou entre adultos mesmo. Mas também têm opções menores para incluir os pequenos na diversão, o de 100 peças e o de 120 peças. Um mais lindo que o outro.

Se você está procurando algum quebra cabeça para montar com crianças pequenas, precisa se atentar ao tamanho das peças e claro, a quantidade de peças também. Afinal, a ideia é fazer com que esse momento seja divertido também e não uma tortura rs e de estímulos positivos. Alguns que podem ser sucesso por aí:

QUEBRA CABEÇA DE LUGARES

Quais lugares vocês já foram passear juntos? Ou até mesmo sonham em ir? Há diversos quebra cabeças com paisagens lindas tanto do Brasil quanto de outros lugares do mundo. Alguns que já compramos por aqui: Barcelona, Festas típicas Brasil, Japão, Tokyo, Itália, Alemanha e Monumentos Brasileiros. Além desses, na nossa lista de desejos estão os da GUME que parecem ser obras de arte, a que mais brilha meus olhos, é a coleção especial que eles fizeram da Tarsila do Amaral, mas são mil peças, ou seja, mais para os adultos mesmo.

QUEBRA CABEÇAS PERSONALIZADOS

Provavelmente um dos queridinhos para presentes é o quebra cabeça personalizado, com fotos em família, por exemplo, para montar enquanto comentam sobre a viagem daquela foto, sabe? Fica bem fofo. Você pode procurar em papelarias ou em lojas como a Loja Grow, que também oferece esse tipo de serviço. Não temos nenhuma indicação que já tenhamos feito para recomendar, mas procurando aqui foi essa que apareceu.

3 dicas para saber antes de começar montar

  • É importante entender se você vai querer desmontar tudo e guardar ou se você vai querer emoldurar; se for emoldurar, recomendo já comprar a moldura quando decidir montar, pra quando acabar ter onde colocar. Assim também como a cola para passar após finalizar a montagem.
  • Se você tiver espaço, evite começar a montar em uma mesa muito usada. Por exemplo, na sua mesa de trabalho, sendo que no dia seguinte irá precisar. Pois vocês podem cansar e acabar tornando o momento frustrante, use uma mesa que possa deixar o quebra cabeça por um tempo se precisar, ou então, tenha um suporte para ele.
  • Comece cedo, caso você não tenha um ambiente muito iluminado, assim, consegue aproveitar a luz do dia para não forçar muito sua vista e acabar tendo dor de cabeça (uma dica muito senhora, rs).
  • Por fim, uma coisa que me ajudou a não me desconcentrar e ficar usando o celular toda hora durante a montagem, foi colocar meu celular para fazer um time-lapse, foi ótimo. Além de ocupar o aparelho, ainda tive o processo todo registrado.

Gostaram das dicas? Me conta aqui nos comentários se você já montou algum ou qual você irá montar primeiro!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.