Como escolher presentes de aniversário para crianças?

1

Receber presentes é maravilhoso em qualquer idade, mas é impossível não dizer que tem um gosto especial para as crianças. Quando falamos de aniversário, então, a experiência fica ainda melhor. Esse dia de festa e comemoração, cheio de brincadeiras, carinho, amigos e diversão costuma terminar na “hora de abrir os presentes”.

Mas como nem tudo são flores, o ato de escolher os presentes pode ser uma preocupação para muitas pessoas. Afinal, existe certo ou errado nessa hora? Como saber se a decisão foi acertada? Será que tem como sair do óbvio? E se já é difícil dar presentes para adultos, quando o aniversário é infantil, o caminho pode ser um pouco mais complicado.

Se você é das pessoas que sempre fica em dúvida do que comprar, se é daqueles que passa horas na loja e no fim sai sem nada, ou se costuma deixar a escolha dos presentes para a última hora: calma, este texto é para você!

Principal ponto de atenção: a idade da criança

Provavelmente você já sabe disso, mas sempre vale a pena reforçar: preste muita atenção à idade e ao desenvolvimento da criança na hora de escolher os presentes. Os dois motivos principais são:

  • Segurança: Bebês, por exemplo, não podem ganhar presentes com peças pequenas que corram o risco de serem engolidas ou que possam machucar a criança.
  • Interesse: Além da idade, também é preciso checar qual é o nível de desenvolvimento da criança para não correr o risco de comprar algo que ela possa achar sem graça ou complicado demais. Por exemplo, se quiser dar um livro ou um jogo, confira outros que ela já goste para que seja possível escolher um com o mesmo nível de “dificuldade”.

Na dúvida, converse com os pais!

Os pais ou os tutores da criança vão saber mais do que ninguém como ajudar você nessa missão. Selecione algumas opções dentro do seu orçamento, de categorias diferentes (se possível), e mostre para os adultos opinarem. Essa troca com os tutores também é legal por outras duas razões:

  1. É possível que eles já saibam os presentes de outras pessoas, então conseguem evitar que muitos itens repetidos apareçam no dia da festa.
  2. É uma chance de os adultos informarem se tem algo que eles preferem que a criança não seja presenteada no momento. Vai que você decide comprar um skate, mas os pais preferem esperar o filho crescer mais um pouco antes de testar esse esporte? Nessa hora, é importante respeitar o ponto de vista dos tutores e, se for o caso, explicar o seu também!

E, por que não?, converse também com o aniversariante

Se tem uma pessoa que com certeza vai saber o que gostaria de ganhar é o dono da festa, concorda? Então, dependendo da idade da criança, vale a pena trocar uma ideia com ela também, mas sempre tentando manter o “elemento surpresa” para a hora dos presentes.

Mas é importante estar preparado e, talvez, já levar algumas opções de antemão. Isso porque pode ser que o aniversariante escolha algo muito fora do seu orçamento, ou impossível ou que os pais não aprovem. Imagine falar para a criança escolher qualquer coisa e ela responder que quer ganhar um foguete? A situação pode ficar complicada, né?

Então tenha cuidado na hora de iniciar essa conversa e procure perguntar por coisas que ela gosta de fazer, de assistir, de usar, mas sem fazer nenhuma promessa logo de cara.

Incentive bons hábitos, sejam novos ou não

Presentes são ótimas maneiras de encorajar o aniversariante em algumas atividades. Isso faz com que você contribua com algo divertido, útil e que trará benefícios – ou seja, o pacote completo, não é mesmo?

Se a criança gosta de praticar algum esporte, você pode investir em roupas ou itens esportivos necessários para tal. E se ela adora cozinhar, alguns utensílios de cozinha divertidos e seguros para a idade são ótimas ideias. No caso de ela curtir ler ou assistir a filmes, invista em livros ou DVDs.

Agora, vamos supor que ela ainda não tenha nenhum desses interesses. Isso quer dizer que essas opções estão descartadas? Não, pois pode ser uma boa oportunidade de você incentivar algo novo!

Usando o exemplo dos livros, se o presenteado ainda não tem o hábito de ler, escolha títulos bem legais para ele começar. Quem sabe você não ajuda a formar um pequeno leitor?

Roupa, brinquedo ou uma experiência?

Para facilitar a sua decisão, primeiro escolha entre essas três categorias e, depois, pesquise dentro delas as opções disponíveis.

Roupas e brinquedos costumam ser os preferidos, mas você também pode inovar e presentear a criança com uma experiência! Esse texto traz pontos muito legais sobre dar uma experiência no lugar de um presente físico.

Quer alguns exemplos? Vamos lá!

  • Uma ida ao circo ou parque aquático;
  • Um piquenique no parque com os amigos;
  • Um passeio em algum museu, estádio de futebol ou exposição;
  • Uma aula de algo que o aniversariante curta muito (culinária, futebol, música, dança etc.).

Essas são algumas ideias, mas o limite é a sua imaginação. Aproveite esse momento para criar memórias inesquecíveis para criança.

No caso de brinquedos…

Se você decidir por dar um brinquedo, minha sugestão é apostar nos campeões dos anos 1990: jogos de tabuleiro e de cartas!

Apesar de muito amados pelos adultos, há vários jogos que não são tão conhecidos pelas crianças. E em uma sociedade cada mais on-line, eu acredito que vale a pena dar presentes que não precisem de internet, concorda?

Aqui no blog nós já fizemos uma seleção de jogos de tabuleiro para a família toda se divertir. É um presente para a criança que vai render bons momentos entre jovens e adultos também!

E se seu desejo é sair da mesmice, você também pode conferir um outro texto aqui do blog com dez dicas de presentes criativos.

Para finalizarmos, quero deixar um conselho: não se pressione tanto na escolha dos presentes. A verdade é que carinho e consideração valem mais do que qualquer item caro ou da moda, concorda? Então não deixe de aproveitar essa conexão especial que dar e receber presentes pode proporcionar.

O que achou das dicas? Tem mais alguma ideia que não está aqui? Então compartilhe conosco nos comentários, vamos adorar!

Posts Relacionados
1 comentário
  1. […] livros de presente para crianças incentiva a leitura e as atividades manuais, ou seja, ajuda com o equilibro no tempo […]

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.