10 mulheres que falam sobre maternidade real nas redes sociais
Alguns anos atrás, a maioria dos conteúdos sobre maternidade era achado em livros, revistas ou programas de televisão. Hoje, no entanto, com o crescimento das redes sociais, a quantidade de material disponível sobre esse tema é cada vez maior e mais acessível — ainda bem, né?
E muito além de falar sobre as partes lindas da maternidade, o que muitas mães têm feito é compartilhar também o lado real dessa jornada. Afinal, cansaço, obstáculos e dias difíceis existem para todo mundo, e para as mães não é diferente.
Principalmente quando falamos da vida das mães, sabemos que é comum acontecer uma análise com um olhar bem romantizado. Como se não existissem dificuldades e fosse tudo sempre muito simples e natural. Quem nunca se sentiu sozinha achando que era a única a ficar mal com alguma coisa?
Mas ao abrir o jogo, ou seja, mostrar os “bastidores” da maternidade, expor as dores e não só os amores, essas influenciadoras conseguem criar uma grande rede de apoio, na qual ninguém precisa se sentir só, na qual está tudo bem não estar sempre tudo bem. E essa visão real não tira a beleza por trás da maternidade, mas torna ela muito mais palpável, inclusiva e com um amor bem mais verdadeiro.
Da mesma forma como a família Brancoala divide a vida com a gente através dos daily vlogs e redes sociais do Branco e da Claudia, tem muitos outros perfis que também compartilham sobre a vida em família. Pensando em tudo isso, resolvi compartilhar algumas dessas influenciadoras por aqui. Confira abaixo:
10 perfis de mulheres que falam sobre a maternidade real para você começar a seguir agora mesmo, confira!
1- @flaviacalina
Estreando em primeiro lugar, Flavia Calina, que acredito ser uma das maiores referências nas redes sociais para falar sobre maternidade. De um jeito muito espontâneo e leve, ela compartilha sobre a vida da família que, hoje, mora na Flórida.
E o conteúdo dela é muito diverso e completo: ela traz várias reflexões, mas também dicas de atividades e brincadeiras favoráveis para o desenvolvimento das crianças — ela é profissional de educação infantil e traz ensinamentos legal nas postagens. Portanto, não poderia ficar de fora dessa lista mesmo já sendo muito conhecida.
2- @thewinteriscami
Dependendo o post da Camila que você ler, prepare o lencinho, porque é fácil se emocionar. Ela traz reflexões lindas sobre a relação da filha com as duas mães — que mesmo separadas, souberem cultivar uma relação linda de carinho e parceria na maternidade.
Além disso, ela fala muito também sobre amamentação, criação consciente e sobre dúvidas, perguntas, respostas, tabus e preocupações que existem em torno desse assunto.
3- @xododasmaes
Este texto está acontecendo no momento ideal, pois essa família acabou de ficar mais completa ainda com a chegada do segundo filho do casal.
Essas duas mães compartilham conosco textos lindos sobre adoção, representatividade e relações LGBTQIA+. Desse modo, é um perfil para pensarmos e aprendermos muito, sempre com amor e empatia.
4- @andressareiis
“Mãe preta e possível. Não faço nada o dia inteiro, APENAS crio crianças incríveis (contém ironia)”.
Que mãe nunca ouviu que era “só” mãe, como se isso fosse pouca coisa e não requeresse muito dedicação e esforço, né?
Ironia, ativismo e carinho são os ingredientes principais da Andressa, que acima de tudo nos leva a repensar a sociedade, a maternidade e a nossa própria percepção dessas duas esferas.
5- @ahelenramos
A Hel Mother ficou muito conhecida através do canal dela no YouTube e virou uma referência por ter sido uma das pioneiras a falar sobre a maternidade real. Com um humor muitas vezes ácido e muita franqueza, a Helen fala sobre “tudo o que você queria saber sobre ser mãe e não tinha a quem perguntar”.
Ele chegou para falar sobre a maternidade de forma descomplicada e iniciou esse movimento de criar uma rede de apoios para mães sem julgamentos, pressões e regras desnecessárias.
6- @adoteimeusfilhos
Conteúdos sobre adoção sempre me emocionam e com esse perfil não foi diferente. Como diz um post da Kandre: mais do que o seu DNA, seu filho precisa ter um pouco de você, seu caráter, seus ensinamentos, seus exemplos”.
Sendo assim, se você tem pretensão de adotar, vale muito a pena seguir esse perfil e se inteirar de várias dicas sobre como é o processo completo.
7- @thaisfarage
A Thais é uma consultora de moda que produz conteúdos muito legais sobre roupas e estilos. No entanto, sendo mãe de dois, ela também fala sobre maternidade e como esses dois mundos (trabalho + filhos) caminham juntos.
Gosto muito de acompanhar a Thais pela sinceridade dela nas postagens que produz. Seja nos momentos lindos e amorosos, ou nos de muito cansaço na hora de equilibrar os pratos, sinto que ela abre o coração para o que sente e pensa, mas sem querer ditar nenhuma regra.
8- @tchulim
A Carol é criadora de conteúdo e podcaster e o foco principal dela não é falar sobre maternidade. Porém, desde o nascimento do seu filho, ela passou a abordar bastante o assunto e muitas outras mães adoraram.
Por falar principalmente sobre a vida da mãe solo, mas sabendo equilibrar a própria individualidade, a Tchulim traz um conteúdo muito relevante sobre a vida materna na sociedade atual.
9- @luabarrosf
A Lua é educadora parental e também autora do livro Eu não nasci mãe. Isso explica como ela consegue falar sobre maternidade real com tanta sensibilidade, mesmo que o assunto do momento seja dolorido.
Desse modo, as experiências cotidianas em família rendem textos que tocam o coração por tratarem de sentimentos tão comuns entre as mães.
10- @kerispilatesroom
Talvez você estranhe chegar nesse perfil, porque o foco dele não é nem de perto falar sobre maternidade. Acima de tudo, o perfil da Keri é voltado para exercícios físicos (como yoga e pilates, por exemplo). Mas, então, por que eu a escolhi para integrar essa lista?
Bom, com uma espiada rápida no perfil, você vai ver que a vida de mãe de três crianças e a de professora de yoga/pilates podem sim andar juntas (e ainda render fotos maravilhosas!).
Desde pequenas as crianças já são estimuladas a fazerem exercícios físicos e a gostarem da prática, desse modo, levam uma vida mais saudável junto da mãe.
Espero que tenha gostado dessas indicações e que os perfis contribuam para a sua visão e pensamento sobre a maternidade real. E faça da mesma forma, deixe aqui nos comentários outras indicações!