Material escolar: veja o que fazer para economizar tempo e dinheiro!
Começo de ano, matrícula na escola infantil feita. Motivo de ansiedade boa para os filhos: a volta às aulas. Motivo de preocupação para os pais: a compra do material escolar. Sim, chega janeiro e a mente dos adultos é tomada por essa tarefa (que muitas vezes fica sendo adiada até o último minuto possível).
Principalmente no começo do ano, é comum que o orçamento de muitas família fique apertado, pois chegam muitos gastos de uma só vez. E um dos itens que entra na lista de despesas é o material escolar.
Além do dinheiro, há um outro fator importante, que é o tempo gasto nessas compras. Lojas lotadas, materiais faltando, crianças entusiasmadas sem saber qual caderno escolher e por aí vai.
Mas se você já está dor de cabeça ao pensar nesse momento, pode ficar tranquilo! Aqui neste texto você vai encontrar ideias valiosas para economizar tempo e dinheiro durante a compra de material escolar. E aqui vamos falar de dicas para ajudar no planejamento prévio e durante a compra.
Preparado? Então vamos tornar a compra de material escolar algo tranquilo para todos!
Para planejamentos futuros…
Eu sei que a vontade é de adiar esse compromisso até a véspera das aulas começarem. Mas, confie em mim, quanto antes você realizar a compra, mais baratos estarão os itens e menos cheia estará a loja (o que torna o processo bem mais rápido).
Evitar o período de férias é uma sugestão que vale a pena ser incluída na agenda no fim do próximo ano escolar. E mesmo que não dê para adquirir todos os itens (talvez por falta de opções nas lojas), é possível dividir os gastos. Então compre os materiais mais simples primeiro e os mais personalizados depois.
Combinado não sai caro!
Antes de saírem para as lojas, sente-se com seu filho e combine previamente o que será comprado como parte do material escolar. Se fizer sentido para a sua dinâmica familiar, vocês podem inclusive estabelecer um preço limite para os itens mais caros.
Esse é um modo sincero e transparente de incluir a criança no processo de decisão. Além disso, você vai evitar frustrações por parte dela e vai economizar tempo e dinheiro.
Faça pesquisas e tenha os números em mãos
Antes de sair de casa, faça uma pesquisa em lojas virtuais para ter uma comparação de preços. Embora muitos itens da lista de material escolar sejam melhores quando escolhidos pessoalmente, você pode economizar muito comprando on-line. Então tenha uma noção de quanto cada coisa custa para evitar pagar algo superfaturado na loja física. Para isso, você pode usar sites de pesquisa de preço, como o Buscapé e o Zoom.
Na hora da compra, tenha a lista sempre por perto
E é muito legal fazer uma divisão dessa lista entre itens essenciais e extras (ou que podem ser adquiridos depois). Em muitos casos há materiais que não serão utilizados logo no início do ano letivo. Então, para economizar tempo e não se perder, comece pelos itens essenciais e que precisam estar na mochila no primeiro dia de aula.
Quando toda essa lista estiver concluída, havendo tempo e orçamento disponíveis no momento, você pode partir para os próximos objetos.
Essa divisão também ajuda a não comprar nada por impulso sem saber se o custo-benefício realmente vale a pena. Está desconfiado de algum material extra? Então não compre e pesquise melhor depois, com calma.
Investir agora e economizar no futuro
Sempre que possível, escolha materiais mais duráveis que possam ser reutilizados nos anos seguintes. Isso gera um gasto maior agora, mas torna as próximas compras muito mais fáceis e econômicas.
Além de avaliar a qualidade do produto, também é interessante conversar com o seu filho para escolher temáticas mais neutras. Imagine, por exemplo, pagar muito caro em uma mochila do Homem-Aranha e alguns meses depois a criança não gostar mais do super-herói? Então talvez valha a pena investir em bens duráveis mais neutros e aplicar o gosto atual em itens mais simples, como cadernos, lápis, canetas etc.
Quanto menos lojas, melhor
Isso vale tanto para compras on-line (pois você economiza no frete) quanto para físicas (pois é possível negociar descontos). E em ambas as situações você poupa bastante tempo.
Portanto, busque sites ou lojas com uma boa variedade de produtos a preço justo, para tentar comprar quase tudo em só uma visita. Também é interessante dar uma olhada em lojas locais, e não só nas grandes franquias. Mesmo que o preço seja levemente mais caro, há várias vantagens:
- Ajuda a fortalecer um pequeno empreendedor;
- O atendimento provavelmente será mais personalizado;
- É possível encontrar materiais diferentes dos “mais vendidos”.
A união faz a força!
Não é só você que precisa adquirir material escolar para os filhos, certo? Então por que não aproveitar e se reunir com outros pais que estão na mesma situação para realizar uma compra em atacado?
Muitas lojas físicas e virtuais oferecem essa opção e ela pode ser muito vantajosa. É bem mais fácil negociar melhores preços e condições de pagamento ao comprar em grande quantidade.
Criatividade no material escolar
Se o orçamento estiver apertado e não for possível comprar aqueles produtos licenciados (e caros) que as crianças adoram, calma, há uma solução!
Solte a criatividade para customizar cadernos, mochilas, estojos, fichários etc. Com tinta e colagens, por exemplo, dá para fazer algo muito legal e que a criança vai amar. O mais incrível é que será um item totalmente único e feito especialmente para ela.
Depois da compra, feche os olhos
Essa dica pode parecer simples. Mas muitas vezes caímos na tentação de conferir o preço de algo que já compramos. Evite fazer isso, pois só vai tomar o seu tempo e pode gerar uma frustração ao encontrar o mesmo produto por um preço melhor. Então, depois de comprar, feche os olhos para os itens riscados e foque no que ainda precisa ser adquirido.
O que achou dessas dicas para economizar tempo e dinheiro na compra do material escolar?
Se tiver mais alguma, compartilhe conosco! E desejamos um ótimo volta às aulas para todas as crianças!
[…] falar da parte financeira. No comecinho de 2022, nós publicamos um texto aqui no blog sobre como economizar tempo e dinheiro na hora de comprar o material escolar. Eu recomendo a leitura completa do post, mas escolhi quatro pontos para reforçarmos […]