Livros com personagens infantis incríveis para nos inspirar
Venha conhece crianças sensacionais no universo da literatura!
Acho que é seguro dizer que quando falamos de livros com personagens crianças fortes, a mente da maioria das pessoas vai direto para o bruxo mais famoso da literatura: Harry Potter.
Embora os livros da saga sejam repletos de crianças e jovens inspiradores, você sabia que existem muitos outros personagens infantis incríveis pelos livros? Então que tal inserir os títulos abaixo – e também o Brancoala e família, claro – na sua lista de leitura dos próximos meses?
Extraordinário – R. J. Palacio
A história que nos fez chorar não só na tela do cinema, mas também nas páginas do livro, narra a vida de Auggie, um garoto que nasceu com uma síndrome genética que causa uma severa deformidade facial, e por causa das diversas cirurgias e complicações médicas, ele nunca frequentou a escola ou teve amigos… até agora!
O livro é narrado pelo ponto de vista de Auggie – que precisa se encaixar nesse “novo mundo” – , dos seus amigos e de sua família, e vai despertar todos os sentimentos nos leitores, principalmente inspiração e amor.
A editora Intrínseca publicou este texto com 6 razões para você ler Extraordinário, vale a pena conferir!
Eu sou Malala – Malala Yousafzai e Christina Lamb
A história da ativista paquistanesa e mais jovem ganhadora do prêmio Nobel é contada nesse best-seller que já foi publicado em muitos países. Ela é reconhecida como uma das principais vozes que lutam pela defesa dos direitos das mulheres e do acesso à educação.
Malala Yousafzai não tem uma história fácil, mas é recheada de determinação, sonhos e conquistas. Onde nasceu, no nordeste do Paquistão, os talibãs passaram a impedir que meninas fossem à escola, mas Malala decidiu, mesmo muito jovem, que iria lutar contra isso. Mesmo quando, em 2012, ela quase perdeu a vida por seus ideais, não deixou de seguir em frente!
A pequena pianista – Jane Hawking
Da mesma autora do grande sucesso A teoria de tudo, a obra conta a história da pequena grande Ruth, uma menina que nasceu em uma Londres ainda muito afetada pelo fim recente da Segunda Guerra Mundial. Ela tem uma grande paixão: tocar piano! Porém não entende por que não pode fazer isso, nem por que seus pais brigam tanto e nem por que sua vida é rodeada de segredos e situações mal explicadas.
A quarta capa do livro o descreve como uma história da “natureza imprevisível sobre o comportamento humano e sobre assumir o controle do próprio destino” mas, além disso, é também sobre seguir os nossos sonhos.
O menino do pijama listrado – John Boyne
Um dos livros infantojuvenil mais vendido por muitos anos, conta a história de uma amizade muito improvável, mas verdadeira. O problema é que essa amizade é separada por um cerca bem perigosa.
De um lado está Bruno, um garoto que não sabe que tem uma guerra acontecendo e também não sabe que seu pai está diretamente envolvido no conflito. Atravessando a cerca está Shmuel, um garoto curioso e sonhador como Bruno. A diferença é que Shmuel está preso com tantas outras pessoas, e todas elas usam pijama.
O menino do pijama listrado traz essas crianças incríveis para mostrar que amizades são inocentes e superam qualquer barreira.
O diário de Anne Frank – Anne Frank
O diário mais lido de toda a história foi lançado pela primeira vez em 1947 e até hoje emociona e inspira leitores pelo mundo todo.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Anne passou anos escondida no porão de uma casa e registrou tudo em seu diário. Não é um livro fácil de ser lido. Mas nos faz imaginar quanta força, quanto amor e quanta esperança existem dentro de uma criança.
Já leu algum da lista? Gostaria de compartilhar mais algum para a nossa lista de livros com crianças inspiradoras?