Um guia prático de como organizar uma festa de casamento

Para ter um dia inesquecível é preciso planejamento. Então confira essa 10 dicas!

0

“Sim”, uma palavra que até então era comum, mas agora deu início a uma nova fase da sua vida. E depois do pedido, vem uma etapa importante: a de organizar a festa de casamento!

Gosto de acreditar que o casamento em si começa bem antes do grande dia e que todo o planejamento que envolve a comemoração já faz parte dele. A festa de casamento precisa ter a cara do casal, por isso é importante que os dois estejam envolvidos no processo para que, no final, estejam muito felizes com o resultado.

E embora toda a preparação seja muito gostosa e divertida, também não é tão fácil conciliar tudo. Há muitos detalhes e preparativos que precisam ser planejados. Então, para facilitar a vida dos noivos, montamos um guia com 10 dicas práticas para organizar a sua festa de casamento!

Casal negro em linda festa de casamento
Confira agora dez dicas para organizar sua festa de casamento!

1 – Antes de tudo, tenha calma

A dica mais importante nesse momento é manter a calma. Quando você começar a pesquisar e a pedir opiniões sobre tudo o que uma festa de casamento precisa, verá que há um mar de ideias. Essa infinidade de informações é muito boa para se inspirar, mas também pode criar uma sensação de que sua festa estará “incompleta” se não tiver cada detalhe.

Então já vamos começar com uma verdade: não existe certo ou errado. Não existem obrigatoriedades. Existe o que faz sentido para os noivos, e isso que é importante.

Respire fundo, procure a melhor maneira de se organizar e não se deixe ser consumido por essa ansiedade ruim. A organização da festa tem tudo pra ser uma delícia, então aproveite.

2- Escolha o tipo de festa que quer

Esqueça os padrões, esqueça os “você tem que” e escolha o que você e seu/sua parceiro/a querem! Existem tipos de festas para todos os gostos: pode ser pequeno, grande, simples, grandioso, ao ar livre, em um salão, de dia, à noite… o céu é o limite!

Mas como decidir? Escolham o que fizer sentido para vocês, o que se encaixa no que sempre sonharam e, principalmente, o que trará felicidade!

3- Precisamos falar sobre dinheiro

Esse é aquele momento que ninguém gosta, mas ele precisa acontecer logo no começo da organização da festa de casamento. Para facilitar, você pode se planejar respondendo as perguntas abaixo:

  • Quanto vocês pretendem gastar na festa toda?
  • Quais são os itens mais importantes e que estão dispostos a gastar mais?
  • Poderão contar com a ajuda da família?
  • Quanto conseguem guardar por mês até a data da festa de casamento?

4- Não tenha vergonha de pedir ajuda ou de investir no “faça você mesma”

Se você conseguir pagar uma cerimonialista para lhe ajudar na organização, é um ótimo investimento. Porém, se essa contratação ultrapassar o seu orçamento, você pode sempre pedir ajuda da família e dos amigos. O casal não precisa fazer tudo sozinho, combinado?

E que tal fazer algumas coisas por conta própria, como convites, por exemplo? O legal disso é que você se sente mais parte de tudo, além de economizar, é claro! Pode até se juntar com todos os padrinhos e pedir ajuda na hora de nomear cada envelope.

5- Primeiras definições

Por onde começar? Os primeiros passos são os mais difíceis, mas são as de maior importância e que irão guiar todo o resto da organização!

  • Qual a data escolhida para o casamento?
  • Qual será o local da cerimônia e da festa?
  • Quantas pessoas serão convidadas?

Perguntas respondidas? Então você já pode montar a primeira versão da lista de casamento e reservar os locais para a data escolhida. Com isso feito, já é oficial: a festa está encaminhada!

6- CONTRATAÇÕES MAIORES

Meu conselho é fazer primeiro as maiores contratações para, depois, poder se dedicar às menores. Como esses fornecedores trabalham com agendas adiantadas, o quanto antes você procurá-los, maior a chance de conseguir a reserva. Além disso, também são gastos altos que você pode parcelar ou negociar.

Minha sugestão é que suas primeiras contratações sejam:

  • Cerimonialista
  • Fotógrafo
  • Serviço de buffet
  • Banda ou DJ

Se você estiver pensando em algo muito grandioso, acrescente a decoração nessa lista. Se for algo mais simples, isso pode ser contrato depois.

7- Anote e pergunte tudo

Faça amizade com as planilhas de excel para organizar os gastos e os próximos pagamentos, com o word para anotar todas as ideias, com o Pinterest para salvar todas as inspirações e com um caderno para anotar todas as informações de cada reunião.

Não tenho medo de perguntar. Tire toda as suas dúvidas com todos os fornecedores e deixe tudo sempre anotado para poder conferir no contrato depois.

8-  Definindo todo o restante

Se você finalizar as contratações maiores com antecedência, terá muito tempo e calma para fazer todos os outros planejamentos. São nos detalhes que a festa fica mais ainda com a sua cara e é bem legal separar um bom tempo para se dedicar a eles.

Alguns exemplos são: lembrancinhas, pequenos mimos que estarão na festa, convites, transporte dos noivos, serviços de beleza para os noivos, pré-comemorações (como despedida de solteiro e chá de panela) e, claro, o vestido de noiva!

Muita coisa, não é mesmo? Minha sugestão é usar um checklist pronto e apenas adaptá-lo a sua realidade!

9-  E depois da festa de casamento?

Você sabia que durante a organização da festa em si também precisa pensar no depois?

A lua de mel, por exemplo, é algo que exige pesquisa, tempo e planejamento financeiro. Muitos casais, aliás, ficam em dúvida sobre fazer uma festa ou viajar na lua de mel. Então, se esse for o seu caso, esse texto pode ajudar bastante!

Se estiverem montando a casa para morarem juntos após a festa de casamento, pense bem na lista de presentes para facilitar a vida de vocês.

10 – Curta todos os momentos, porque eles são únicos!

Essa última dica anda lado a lado com a primeira. Cada um desses momentos, seja uma degustação de bolo ou a montagem do convite, é único e especial. Por isso, é preciso aproveitá-los da melhor maneira possível.

Eu sei que pode parecer difícil manter a calma no meio de tantas coisas, mas tenha sempre em mente que o resultado de tudo isso será incrível!

Quem está se sentindo preparado para organizar a festa de casamento? Aproveite o clima de romance e leia o nosso texto “Lembretes diários para um relacionamento feliz e saudável“.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.