Frozen 2 agrada e é mais um abraço quentinho da Disney!

Frozen 2 não impacta tanto quanto o primeiro, mas fãs não irão se decepcionar.

0

Como boa fã de animações que sou, corri para os cinemas ontem mesmo, na data de lançamento de Frozen 2 aqui no Brasil, para conferir a continuação de um dos maiores sucessos e queridinhos da Disney. E já posso adiantar aqui nesse primeiro parágrafo que valeu muito a pena ter ido! Se você gostou do universo de Arendelle apresentado no primeiro filme há 6 anos, você provavelmente também ficou com receio da sequência não estar no mesmo patamar do primeiro filme. Afinal, como fã, sempre temos medo de continuações. Mas, digo com a minha carteirinha de fã renovada que Frozen 2 entra para a lista de animações infantis que tiveram uma boa continuidade. Ao lado, por exemplo, de “Wifi Ralph”, “Toy Story” e “Procurando Dory”. Frozen 2 não supera o primeiro, mas não decepciona.

O que vai acontecer em Frozen 2?

Anna e Olaf em Frozen 2
Anna e Olaf continuam trazendo diversão em Frozen 2. Foto/Imagem: divulgação.

Tudo parece seguir tranquilamente perfeito no castelo de Arendelle, que agora mantém os portões abertos e um ótimo relacionamento entre o povo e a realeza. Todos os personagens que já havíamos nos apaixonado também seguem bem, como Anna, Elsa, Olaf, Kristoff e o Sven. Até que aparece Elsa escutando vozes e é aqui se inicia a nova aventura dessa turminha. A rainha do gelo tenta, mas não consegue ignorar sua intuição de ir atrás da voz e entender o que de fato aconteceu no passado de sua família. Será que o que o pai delas contavam era realmente verdade? Por que ela tem poderes? O que houve?

Quando Elsa decide então buscar respostas, ela nem sequer tinha entendido quais eram ao certo os questionamentos, mas sua jornada é incrivelmente bonita. Eles partem para a floresta encantada, inspirada em paisagens da Noruega, Islândia e Dinamarca, e vão enfrentar grandes desafios. Frozen 2 é uma lição necessária sobre união, poder feminino e autoconhecimento. Primeiro de tudo, as duas irmãs continuam nos mostrando que o amor entre elas é mais forte do que qualquer outra coisa. E que, unidas, o poder delas é ainda maior. Em segundo lugar, Elsa traz a mensagem de que precisamos entender nosso passado. Na verdade, vejo que essa foi a reflexão principal de Frozen 2, afinal, é a missão central. Mas precisamos olhar com ainda mais carinho para esse ensinamento. Sendo assim, vou compartilhar aqui um pouco mais do que aprendi com essa animação.

5 lições que aprendi com Frozen 2

Conheça sua história

Frozen GIF by Walt Disney Studios - Find & Share on GIPHY

É muito comum entre algumas pessoas que são adotadas, por exemplo, valorizar isso muito mais que quem não é. Buscar o passado, de onde veio, história da família, etc. Mas, muitas vezes, mesmo convivendo com a família biológica, ou sabendo superficialmente das nossas origens, nós não sabemos profundamente de detalhes que podem revelar mais sobre nossos poderes. E nem precisa ser da família biológica, e sim, de quem você considera sua família. 

Sabe quando a  mãe começa a contar sobre como conheceu o seu pai, e você nem dá bola? Tem gente que daria a vida para poder ouvir essas coisas. Afinal, você vai poder entender ainda mais sobre você mesmo, suas semelhanças e diferenças com sua origem… tudo isso faz parte de uma jornada sobre autoconhecimento. Então, se você puder, que tal ouvir mais as pessoas que chegaram antes de você e que podem te ajudar a compreender melhor quem você é? E se você não tiver exatamente isso, não tem problema. Há várias formas de entender o passado, entenda qual será a ideal para você.

Ouça sua intuição

Frozen 2 Running GIF by Walt Disney Studios - Find & Share on GIPHY

Tem um poema da autora brasileira Ryane Leão que diz assim: 

“intuições

são suas ancestrais

soprando nos seus ouvidos

segredos de sobrevivência”.

E, não quero dar spoiler, mas, Frozen 2 dá um sentido animado e lindíssimo sobre isso. Precisamos aprender a ouvir e valorizar nossa intuição. Muitas vezes ignoramos essas vozes, não paramos a nossa rotina frenética e apenas seguimos executando uma tarefa atrás da outra. Mas uma hora você vai sentir que simplesmente precisa parar e ouvir o que elas têm a dizer. Que tal começar agora?

Aceite ajuda, mas a iniciativa precisa ser sua

Frozen Game On GIF by Walt Disney Studios - Find & Share on GIPHY

Anna e Elsa no primeiro filme passam por momentos mais centralizadores, de querer resolver tudo sozinhas e não aceitar muita ajuda. E apesar de alguns momentos elas ainda repetirem esse padrão, aqui elas aprenderam a aceitar mais a ajuda das outras pessoas. Mas, ainda assim, Frozen 2 deixa bem explícito que o primeiro passo pelos nossos objetivos precisa ser nosso. Vá atrás do que você realmente quer e aceita quem estiver disposto a ajudar você a enfrentar a sua batalha.

Acredite no seu potencial

Em Frozen 2 Anna começa parecendo reconhecer o seu feito no primeiro filme, mas, após algumas cenas, ela duvida dela mesma. Fica perdida e sem rumo ao se ver sozinha. E um dos momentos que parecia que seria um dos mais chatinhos do filme, torna-se um dos mais belos e profundos. Além de lutar contra a própria tristeza e escuridão, é um momento em que a Anna entende o tamanho da sua força e reencontra a luz após uma das partes mais tristes do filme. 

Mudanças são importantes

Olaf está muito reflexivo em Frozen 2, continua divertido, mas aparentemente um jovem adulto cheio de receios e questionamentos. Uma das principais preocupações dele é sobre mudanças e transformações. No começo tem até uma das músicas mais legais intitulada “Nada vai mudar” gerada justamente por esse medo dele. Mas, ao longo do filme ele vai perceber que tudo muda o tempo todo e que mudanças são importantes. E que devemos lembrar das transformações que já tivemos para continuar evoluindo. Só algumas coisas que precisam continuar firmes como as nossas relações com as pessoas.

Enfim, Frozen 2 é mais um espetáculo. As músicas são boas, sendo apenas uma ou duas dispensáveis. Os efeitos são de tirar o fôlego, apesar de eu não entender muito sobre essa parte técnica e por isso mesmo foco na parte emocional, fiquei encantada com a floresta criada, os novos personagens e as mudanças visuais dos cenários. A cena da batalha no mar, não vou dizer quem contra quem, é um show à parte. Fora os figurinos e a surpresa final! Fiquei muito satisfeita.

Se você estava pensando se iria ou não assistir a sequência no cinema, pare de pensar e vá quando puder. As crianças da sala em que eu estava inclusive não perderam o foco durante todo o filme que dura mais de uma hora e meia. É diversão e emoção para a família toda.

E se você já assistiu Frozen 2, compartilha aqui nos comentários o que você achou.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.