Como fortalecer a autoestima dos nossos filhos?

0

A autoestima é a percepção interna que a criança forma sobre si mesma, influenciando diretamente sua capacidade de enfrentar o mundo. Ela começa a ser construída desde os primeiros anos, moldada pelas interações familiares, sociais e escolares. Uma base sólida de autoconfiança permite que os pequenos enfrentem desafios com mais segurança, desenvolvam suas habilidades e construam relações saudáveis.

Uma criança confiante se sente mais segura para explorar, aprender e se relacionar. Por outro lado, a baixa autoestima pode gerar barreiras significativas por toda a vida. Assim como uma plantinha que precisa de água e sol para crescer forte, a autoconfiança também precisa ser cultivada diariamente, para que nossos filhos criem raízes fortes, acreditem em si mesmos e alcancem todo o seu potencial.

Como fortalecer a autoestima no dia a dia?

Fique atento à forma de fazer elogios

É comum elogiarmos as crianças com argumentos relacionados à beleza. “Nossa, como você está lindo(a)”, “Vamos colocar essa roupa para ficar bonito(a)”, são algumas das frases que pais e cuidadores usam no cotidiano. O elogio não é um problema, mas precisamos nos policiar para que eles não estejam sempre ligados à beleza física. Devemos engrandecer também a inteligência, a educação, a coragem, dentre outros aspectos dos pequenos.

Incentive a autonomia

A autonomia é um aspecto muito importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Uma criança com mais independência se sente muito mais capaz e confiante. Por isso, tente dar ao seu filho responsabilidades adequadas para a idade dele como, por exemplo, guardar os brinquedos, colocar a roupa ou sapato sozinho, e ajudar na arrumação da casa com pequenas tarefas. Eu sei que às vezes o processo se torna mais demorado, mas vale a pena ver na carinha deles a felicidade ao se sentirem úteis. 

Cuidado com as críticas

Quando observar um comportamento inapropriado, tente não generalizar, aponte apenas o episódio específico e evite palavras como “sempre” e “nunca”. Por exemplo, ao invés de falar “Você nunca arruma o seu quarto, ele está sempre bagunçado”, pode dizer “Você precisa arrumar seu quarto, como fez no domingo. Percebeu como ficou melhor de encontrar as suas coisas?”. Sei que muitas vezes, na hora da raiva, pode ser difícil, mas a segunda opção pode ser mais eficaz, pois faz com que a criança lembre da última vez que agiu corretamente e dos benefícios que isso trouxe.

Apoie a criança em suas atividades

Uma maneira muito importante de estimular a autoconfiança dos nossos filhos é incentivá-los a se engajarem em atividades pelas quais demonstram aptidão. Assim, eles se sentem úteis e capazes de aprimorarem suas habilidades. Seja através do esporte, dança, música ou outro talento, procure ajudar a criança a identificar os seus interesses e persistir neles, mesmo diante dos desafios. Isso é fundamental para desenvolver a autoestima e autoconfiança.

Evite comparações

É comum que os pais façam comparações entre as crianças, principalmente quando se trata de irmãos ou primos, mas a verdade é que cada criança é única e tem a sua personalidade e o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Muitas vezes fazemos isso involuntariamente, mas é importante estarmos atentos, pois comparar nossos filhos com outras crianças pode minar a autoestima deles.

Autoimagem

Sabemos o quanto os padrões de beleza podem afetar toda a sociedade, fazendo com que as pessoas sofram tentando alcançar uma imagem tida como ideal. Se um adulto sente os efeitos dessa pressão estética, imagine como isso pode prejudicar as crianças?!

Nós, como pais, precisamos estar atentos a imagens, comentários e conteúdos que reforcem este padrão estético. Se uma criança assiste apenas desenhos de princesas com personagens brancas, magras, e com o cabelo loiro e liso, provavelmente é isso que vai internalizar como parâmetro de beleza. O mesmo acontece com histórias de super-heróis fortes, cheios de músculos e que sempre vencem no final. Por isso é tão importante que os pequenos tenham acesso a desenhos, filmes e livros repletos de diversidade, e com personagens plurais. Para dar uma forcinha, separamos alguns títulos para tornar a rotina ainda mais divertida e inspiradora:

Dicas de livros

Este livro nos mostra que as princesas não são definidas pela aparência e por seus gostos, mas sim pela coragem de viver seguindo o próprio coração, afinal, princesas são meninas fortes e inteligentes. 

Amoras é um livro encantador, que fala sobre negritude, representatividade e autoestima da criança negra. Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo.

Bicho nasceu e não se parecia com nenhuma outra criatura ao seu redor. Seguiu diversos conselhos, mas percebeu que era diferente. Bicho Bolota nos mostra a importância de aceitarmos as diferenças e as características que fazem cada um de nós único.

Dicas de filmes com mensagem de autoestima

  • Moana

Moana embarca em uma jornada épica para salvar seu povo, enfrentando desafios e descobrindo sua própria força interior. Ela é uma personagem corajosa, que supera os medos e confia em sua intuição para alcançar objetivos. 

  • Extraordinário 

O filme mostra a vida de Auggie, um menino de 10 anos que tem uma deformação facial. Após anos sendo educado em casa, ele vai à escola pela primeira vez, e aprende muito mais do que números e letras: aprende sobre a importância da empatia, sobre o valor da família, a força da amizade, e ensina a todos sobre respeito às diferenças.

  • Viva – A Vida é uma Festa

Miguel, um garoto de 12 anos, tem o desejo de se tornar músico, mesmo sem a aprovação do resto da família. Durante o filme, ele persegue os seus sonhos, e mostra que ser diferente não é algo ruim, mas sim uma parte importante de quem somos. 

No final das contas, o que mais queremos é ver nossos filhos seguros de si e felizes, não é mesmo? Investir na autoestima deles através dessas pequenas atitudes diárias é, sem dúvidas, um presente para a vida toda.

Compartilhe nos comentários o que você costuma fazer para tornar seu filho mais autoconfiante.

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.