Vale a pena assistir “Encanto”, novo filme da Disney?

0

Quando fizemos esse post com 10 filmes incríveis lançados em 2021 para ver em família, “Encanto” ainda não tinha sido lançado. E seria injusto com uma obra tão gostosa dessas a gente não indicar para incluir nas maratonas em família. Sendo assim, vamos dar um post só pra ele e te dizer porquê vale a pena assistir o mais recente lançamento da Disney, afinal, já dei spoiler falando que gostei. Aliás, aproveito para dizer que esse conteúdo é baseado na minha experiência pessoal – como pessoa apaixonada por animações, apenas, não sou especialista em cinema, tá bom? Vamos lá!

A animação foi lançada em 25 de novembro de 2021 aqui no Brasil, e estará disponível no Disney+, streaming da Disney, a partir de 24 de dezembro. Nela, conhecemos a história dos Madrigal, uma família que vive nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica. Cada membro dela foi abençoado com um dom único, exceto Mirabel, que é considerada praticamente uma vergonha para seus familiares. No entanto, é ela quem descobre que o Encanto da família está em perigo e decide que vai fazer de tudo para salvá-lo.

Mas então, por que assistir?

4 razões para assistir encanto (e aprender com o filme)

Realidade sobre as famílias

Acredito que nos filmes e animações acontece muito de ser 8 ou 80 quando se trata de relação familiar. Ou todo mundo se ama, ou todo mundo se odeia. E a realidade é que as relações familiares são bem complexas e exige muito da gente. Uma hora estamos com raiva da pessoa que mais amamos, outra hora entendemos o lado dela. Precisamos esperar anos pra conseguir se relacionar bem com tal pessoa, que precisou desse tempo pra amadurecer… enfim, muitas questões. E isso apareceu bastante em Encanto. 

Imagino que isso pode ajudar as crianças de hoje a crescer vendo que as relações são fluídas e precisam de cuidados constantes. Diferentemente de quando a gente tem personagens muito maléficos como a madrasta da Branca de Neve, e entendemos que ou é do bem ou é do mal. Nem sempre é assim (apesar de às vezes ser).

Valorização a diferentes personalidades

Esse ponto dá continuidade também ao tópico anterior. Sempre tem aquela prima/pessoa que a família adora falar que não presta pra nada, que não tem talento, não tem jeito na vida… mentira? Pois é, e vejo a personagem principal representando muito essas pessoas, já que ela é a única que não recebe um dom. E ao assistir o filme, vamos nos apegando à ela e aos outros personagens, por suas características tão únicas. 

Acredito que esse foi um lembrete super importante de como precisamos valorizar mais o jeitinho de cada um de ser em nossos ciclos familiares. Tantas vezes já me falaram pra ser mais como “fulana” e também falaram pra outras pessoas serem mais como eu quando na verdade somos únicos.

“Vale a pena não falar sobre isso?”

Muitas pessoas se separam de suas famílias por diferentes motivos. Seja por casar com alguém que a família não aprova, por escolher uma profissão que os pais não queria, por decidir seguir outra religião… enfim, e muitas vezes cai nesse mal costume de não poder nem falar da pessoa, né? Acontece algo do tipo em Encanto, e o ensinamento que fica é, que muitas vezes precisamos falar um pouquinho mais. Porque só evitar o assunto para que não haja discussões não é necessariamente uma resolução. E que nem sempre o rompimento é o caminho, ou ainda, nem sempre o rompimento com um membro deveria ser o rompimento com todos. Ao menos, essa foi a minha interpretação  

Representatividade da América Latina

Não sei para vocês, mas pra mim faz muita diferença assistir algo que me faça sentir mais em casa. Algo que eu me identifique mais. Desde os costumes, as músicas, até os traços dos rostos e tons de pele. É muito legal ver essa mistura toda acontecendo, mais pertinho da nossa realidade, do que quando assistimos algo tão distante de nós como Frozen, que amamos de paixão, mas que é muito surreal pra gente, né? 

E assim, cada vez mais as pessoas de fora também vão poder conhecer mais sobre a América Latina e nós, sobre nós mesmos também. Afinal, a animação se passa na Colômbia, e é muito legal conhecer a cultura através do filme. Tanto quanto o outro sucesso da Disney, “Viva – A Vida É uma Festa”, que se passa no México e conquistou milhares de corações ao redor do mundo. Já estou na torcida para rolar uma animação pela Bahia ou Amazônia, já imaginou? Ia ser lindo.

Além disso tudo, acredito que Encanto vale muito a pena por ser apenas uma ótima animação. É linda, é viva, cheia de cores, músicas deliciosas e envolvente. A família toda vai amar assistir, seja no cinema (ainda dá tempo) ou no sofá em casa quando sair no Disney+.

Quem já assistiu? O que achou?

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.