Como manter um relacionamento à distância (família, amigos e namoro)?
Estar longe de quem amamos pode ser muito difícil. Mas sabia que tem como deixar um relacionamento à distância mais harmonioso?
A família Brancoala precisa lidar com relacionamento à distância desde que se mudou para outro país. Com a nova vida do outro lado do oceano, foi necessário aprender novos modos de se relacionar com os amigos e com o restante da família – e um pouco sobre isso foi contado no livro.
Você já passou, ou está passando, por uma situação de relacionamento à distância? Seja com amigos, famílias ou em uma relação amorosa, as dificuldades de estar longe não precisam ser maiores que as felicidades. Não importa onde estamos, se existe amor, honestidade e reciprocidade, qualquer barreira pode ser superada. Porém, para tentar tranquilizar ainda mais a sua vida, aproveite algumas ideias para tornar um relacionamento à distância mais harmonioso:
Saiba usar as redes sociais como aliadas
Aproveite a facilidade das redes sociais para se sentir mais perto de pessoas queridas. Ligações por vídeo e compartilhamento de fotos em tempo real, por exemplo, são ótimos meios de interagir. Mas lembre-se de que a tecnologia precisa deixar sua vida e seus relacionamentos mais tranquilos, e não causar ansiedade ou cobrança.
Crie rotinas de presença
Em um relacionamento à distância, que pode ser com qualquer pessoa, é importante conseguir se manter presente. Por isso, é legal criar alguns hábitos! Por exemplo: uma vez por semana separar um tempo para contar todas as novidades com calma, sempre conversar por vídeo em datas especiais e, na medida do possível, marcar encontros anuais – e dá pra fazer essas viagens gastando pouco hein?
Respeite o espaço pessoal do próximo
Sim, é bom estar presente como está na dica acima, mas também é muito importante respeitar que cada um tem o seu espaço e que não tem como ficar 24 horas por dia com ela.
Saudade x ciúmes no relacionamento à distância
Tome muito cuidado para não confundir esses dois sentimentos. Saudades é normal e é uma demonstração de carinho, mas ciúmes pode deixar todo mundo bem incomodado. Foque e alimente os sentimentos bons, são eles que fazem qualquer relacionamento prosperar!
Transforme a ansiedade da espera em algo positivo
Ficar sofrendo com a demora para encontrar aquela pessoa especial não faz bem. Mesmo longe, a vida de todo mundo não pode parar, e fica mais difícil manter a rotina funcionando quando a ansiedade está tão forte. Por isso, faça o possível para que ela seja algo positivo. Faça contagem regressiva para o dia de se verem e planeje o que farão quando estiverem juntos. Dessa maneira, a espera também será algo a ser curtido.
Dica extra para pais com filhos que morem longe da família: assim como o Branco e a Claudia fazem, esforce-se para que, mesmo longe, as crianças tenham contato com os familiares. Aproveite a facilidade tecnológica para construir um relacionamento entre eles mesmo de longe, principalmente em datas comemorativas.
Gostaria de compartilhar conosco alguma experiência de relacionamentos à distância? Escreva nos comentários!