Desfralde: como fazer e dicas poderosas para se livrar das fraldas

16

Uma pergunta comum a todos os pais: como iniciar o desfralde?  Quem nunca ouviu esse termo, “desfralde”, pode até achar engraçado. Popularmente é mais conhecido como “tirar a fralda”. E para esse processo ser mais leve, é preciso paciência com os pequenos e se preparar para muitas idas ao banheiro sem muitos resultados, xixi na cama e em outros cômodos da casa e claro, muitas roupinhas pra lavar. Mas calma que vai dar tudo certo. Nesse post vamos orientar e dar dicas de como fazer o desfralde, e alguns macetes para o uso do penico infantil.

Qual a idade certa para começar o processo de desfralde dos filhos?

Segundo alguns especialistas, você pode começar o desfralde entre um ano e meio e dois anos de idade. Nessa idade, a criança já começa a ter a capacidade física para segurar as necessidades. É quando os esfíncteres amadurecem e os bebês já estão aptos, com habilidades cognitivas, para segurar o xixi e o cocô.

Se seu filho não estiver progredindo no processo de desfralde nessa idade, você não precisa se apavorar, pois algumas crianças só vão estar prontas depois de completar o terceiro ano de idade. E a maioria dos pais só começam o processo mesmo por volta dos dois anos e meio.

E não funciona querer adiantar o processo. Isso pode se tornar desgastante e estressante, além de durar mais. Afinal, cada criança tem seu próprio tempo. Mais abaixo vou mostrar alguns indícios de que seu filho está pronto para o desfralde.

Curiosidade: é fato que os meninos demoram mais que as meninas para desfraldar, assim como o primeiro filho em relação ao irmão mais novo.

Como saber o momento certo para começar o desfralde?

Praticamente quando a criança consegue avisar que quer fazer xixi ou cocô, ou quando já não quer mais usar fraldas. Esse é o melhor momento para começar o desfralde.

Há um grande erro em querer iniciar o processo quando a criança fala que fez xixi ou cocô. Nessa ocasião, o que mais vale a pena é apresentar o penico infantil ao seu filho ou filha.

Em alguns casos, pais começam o desfralde quando as crianças falam que estão fazendo suas necessidades, mas esse nem sempre se mostra o melhor momento. É um risco.

Se a criança apresentar os sinais abaixo, você pode começar o processo de desfralde. Não precisa ser todos. São sinais físicos, comportamentais e cognitivos.

SINAIS PARA COMEÇAR O DESFRALDE

  • Tem boa coordenação, anda com firmeza e consegue correr sem ficar caindo;
  • Não faz xixi “picado”, consegue urinar de uma só vez;
  • Faz cocô geralmente nos mesmos horários, e, mais sólidos;
  • A fralda permanece seca por mais de duas horas, ou enquanto cochila, sinal de que a bexiga já consegue segurar a urina;
  • Consegue ficar sentado na mesma posição por pelo menos dois minutos;
  • Abaixa e suspende as calças, sozinho;
  • Quando ele se incomoda com a fralda suja;
  • Demonstra necessidade de independência;
  • Demonstra interesse nos hábitos higiênicos (isso vai muito do se espelhar em alguém);
  • Vontade de usar roupa íntima (cueca ou calcinha);
  • Não mostra resistência em relação ao uso da privada ou do penico;
  • Fica orgulhoso de ter feito xixi ou cocô;
  • Quando têm ciência e entendem os sintomas de que precisa ir ao banheiro;
  • Quando sabem identificar, mesmo por outros nomes, o xixi e o cocô;
  • Segue instruções simples, como por exemplo, levante ou abaixe as mãos;
  • Entende a importância de manter cada coisa no seu lugar.

Use o clima a seu favor

Outra coisa que pode ajudar bastante nesse processo, é tentar, na medida do possível, aproveitar o clima para tornar a experiência menos estressante. Desse modo, dê preferência para iniciar o desfralde em épocas mais quentes. Ficar trocando a roupa da criança toda hora pode ser mais chatinho no inverno, além da criança ficar mais exposta ao frio. E claro, lavar tanta roupa com o tempo gelado é dolorido e também demora mais para secar, não é mesmo? 

Desfralde diurno primeiro

Uma continuação do tópico anterior. Pode não funcionar para todas as crianças, mas muitos pais preferem ir aos pouquinhos. O que pode ser interessante. Ou seja, começar o desfralde no período diurno e quando a criança for ficando mais confiante e certeira, você iniciar o desfralde durante a noite. Assim você evita ter que ficar interrompendo o sono da criança logo no começo, e tornando algo chato. Além do que isso também aumenta a probabilidade de muitas roupas de cama para lavar a todo momento. 

Incentive e inspire a criança

Uma das formas deles entenderem o que precisam fazer é vendo. Então, quando você ou seu companheiro(a) for ao banheiro permita que a criança veja também. Isso fará ela entender melhor, e ver que não é só com ela. E principalmente, como toda criança, vai querer imitar. 

Esse momento pode ser também um momento de descontração entre vocês. Sempre que conseguir, faça ser divertido. Cante musiquinhas relacionadas a isso, leia livros divertidos que explicam esse processo no nosso corpo e para onde o cocô e o xixi vão. Desse modo, não será algo chato e irritante para a criança.

Para ilustra o desfralde, imagem de menino na praia com fraldas

Trabalho em conjunto com a escola

Muitos pais usam a escolinha como aliado, e está certíssimo. Caso você não consiga fazer durante as férias escolares. O problema é quando esquecem que esse trabalho deve ser feito em conjunto. Ou seja, não adianta a professora fazer esse processo na escola, e quando chega em casa colocar a fralda novamente. Sabemos que a correria da rotina podem deixar os pais exaustos, mas com certeza será mais rápido desse modo. É preciso manter o ritmo em casa e na creche.

Broncas?

O desfralde costuma exigir um esforço mental grande da criança, pois antes ela não precisava pedir ajuda, tirar a roupa e ir em algum lugar. Então, ela ainda está aprendendo sobre o tempo que precisa para finalmente fazer sua necessidade. Sendo assim, naturalmente vai acontecer várias escapadas. Mas, dar broncas pode ser uma furada. Isso muito provavelmente vai gerar ansiedade desnecessária e pode até causar traumas e barreiras que vão atrapalhar o processo de desfralde. Então, faça o contrário. Comemore muito e elogie quando a criança conseguir fazer a necessidade no penico. Você pode também criar uma recompensa para isso. 

Apresentando o penico para o seu filho

Uma das maiores vantagens do penico infantil durante o desfralde em relação ao vaso sanitário com redutor/adaptador, é a criança poder ficar com os pés no chão, que já é um facilitador para fazer cocô. Além de ser mais seguro.

A criança não pode de forma alguma tomar antipatia do penico. Ela deve se acostumar com o uso frequente. Se você a forçar será pior. Incentive o uso com humor.

Deixe claro para a criança que o penico é dela. Permita que ela sente mesmo de roupa, depois aos poucos vai ensinando a tirar a roupa para sentar. Faça simulação com bichinhos de pelúcia fazendo xixi e cocô no penico.

Como disse antes, a imitação é válida, coloque o penico ao lado do vaso quando você for usar e explique para seu filho do porque estar ali. Para os meninos, o ideal também é que primeiro aprendam a fazer xixi sentados, só depois, em pé.

Outra dica bacana é colocar o cocô da fralda no penico para mostrar à criança que ali é o lugar correto dele. Também deixe claro que o penico está ali para ela usar quando precisar.

Deixar o penico em local visível é outro macete para a criança usá-lo. Vai assimilar com mais facilidade o que fazer ali quando estiver com vontade de fazer suas necessidades.

ONDE COMPRAR PENICOS (TRONINHOS)?

Existem várias lojas online onde você pode comprar penicos dos mais variados tamanhos e cores. A seguir vamos listar as lojas online de mais confiança para efetuar sua compra online no Brasil. Basta clicar no link e você será redirecionado para a seção de troninhos infantis da loja online:

Outras dicas que podem ajudar no desfralde

  • Tire as fraldas de uma vez. Só use, se necessário, à noite na hora de dormir;
  • Leve a criança frequentemente ao banheiro;
  • Não brigue quando escapar algo onde não deve, e mesmo assim siga o ritual de jogar no penico, depois no vaso;
  • Compre cuecas e calcinhas de personagens favoritos das crianças;
  • Leia livros sobre o desfralde com a criança(Exemplos: “Cadê o meu penico?“, “Caio Usa o Troninho“, “Mirtilo deixa as fraldas“);
  • Coloque vídeos sobre o desfralde;
  • Monte uma tabela de recompensa para toda vez que fizer uso certo do penico e faça festa quando a fralda for embora de vez;

Assista vídeos do nosso canal que podem te inspirar durante o desfralde dos seus filhos.

E não se esqueça, já que o cérebro da criança é uma esponja, e que aprende por imitação, da higiene após usar o banheiro. Aquela rotina de sempre, lavar as mãos, antes e depois, vai se tornar um hábito para ela.

Boa sorte, para você e para o seu pequeno! E se tiver alguma dica sobre desfralde, deixe aqui nos comentários.

Veja nossos outros posts sobre Filhos e Educação.

Posts Relacionados
16 Comentários
  1. Natalie vieira Diz

    Aí gente meu filho fala que tá fazendo xixi cocô, mas não pede para ir ao banheiro, na escola ele fica sem fraldas,as não pede se vc fala vamos fazer xixi ele faz,as se ninguém fala de leva- lo ele não pede, tem alguma dica para me ajudar.?
    Eu agradeço!

  2. Joana Azevêdo Diz

    Adorei o post!!

    Se alguém estiver a procura de um site para compra de troninhos, banquinhos e outros produtinhos para bebês eu indico a https://www.meuamorzinho.com.br/banquinhos-troninhos-redutores-cia

  3. Natália Diz

    Oi gente, meu filho de 2 anos e 1 mês adora ver os vídeos de vocês, quer dizer todos de casa gosta rsrsrs….

  4. Dulciane Diz

    Adorei o.post estava errando em.algumas coisas ….minha filha foi super fácil mais o meu filho está me.dando canceira!
    Bjo

  5. Patrícia Couto Diz

    Fiz suas dicas e deu certo!!!!

  6. Cecilia Diz

    Oi Claudia, Maravilhosa! Adorei os sinais que vc deu em relação ao momento certo para o desfralde. Realmente meu filho de 2 anos e 3 meses ainda não está preparado. Mas vou usar suas dicas, foram muito úteis. Gde bjo.

  7. Alessandra Camargo da Fonseca Diz

    Ah Cláudia, me identifico muito com você. Nossa família é bem parecida, quanto a costumes e valores. Tenho um grandão de 14 anos e o pequeno que assiste vocês todos os dias, de três anos e 7 meses. Adora seu esposo e o Marcos. Estou com problemas para o desfralde do cocô. Li suas dicas, mas o Erick está resistente. O xixi faz tranquilamente no penico ou no vaso sanitário, mas o cocô pede pra colocarmos fralda. já explicamos, conversamos, colocamos o cocô no pênico, mas nada. Parabéns pela linda família. Obrigada por compartilhar. Bjo grande em todos.

  8. ANA Diz

    BRANCOALA E CLAUDIA GRAVE VIDEO DA LAURA ROTINA DO DIA INTEIRO
    PFF

  9. ANA Diz

    BRANCOALA E CLAUDIA GRAVE VIDEO DA LAURA ROTINA DO DIA INTEIRO
    PFF

  10. Henrique Diz

    Minha irmã já está fazendo xixi no penico, o cocô ela fica com um pouco de receio mas tá quase fazendo, minha mãe está seguindo as dicas e está dando certo

  11. Michele Diz

    Ótimas dicas, meu problema maior ta sendo a noite como vc fez?

    1. Claudia Diz

      Oi Michele, tudo bom? O desfralde pela noite eu não usei nenhum truque, foi questão de tempo mesmo. Você vai perceber os sinais perfeitamente. O Marcos eu percebi que ele acordava pelas manhãs sempre sequinho. Foi quando eu tive a certeza que ele já não precisava da fraldinha pra dormir. O importante mesmo é o desfralde diurno, o resto é automático 🙂 Fica tranquila pois parece uma fase eterna, mas quando você piscar ele já desfraldou. Super beijo, espero ter ajudado! ❤

  12. Aline matehus Diz

    Claudia Sua linda aprendi os detalhes com você no desfralde do matehus e tive um grande sucesso hoje o não usa mas fraldas dois meses ja.

    1. Claudia Diz

      Fico feliz por ter ajudado! Super beijo Aline❤

  13. Cecilia Diz

    Super dicas! Gigio tem 3 anos e agora estamos fazendo o desfraldar… Muito beijo Cláudia e gratidão por compartilhar!! Bjs na Laurinha é no maikito!!!

    1. Claudia Diz

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.