Crianças e dinheiro combinam, sim!

Veja como inserir os seus filhos na rotina financeira da família de maneira divertida e saudável!

0

É muito normal acreditar que crianças e dinheiro não devem se misturar e que finanças é uma responsabilidade apenas para os adultos. Claro que contas e preocupações são tarefas dos pais, mas isso não quer dizer que os filhos não possam estar inseridos na rotina financeira da família. Aliás, isso pode ser muito saudável e divertido para todos!

O VALOR DO DINHEIRO

A primeira coisa a ser lembrada antes de qualquer conversa ou ação, é de sempre escolher as palavras certas ao tratar sobre o assunto com o seu filho. Cuidado para não passar pressão ou problemas para a criança, mas sim ensiná-la sobre o valor do dinheiro e como é importante ser responsável por ele. Equilíbrio, carinho e cautela são as palavras-chave aqui!

MESADA

Como primeiro passo, comece a dar mesada todos os meses para o seu filho. Mesmo que seja um valor pequeno, ele já terá a sensação do próprio dinheiro e poderá comprar o que quiser com o valor. Você pode, inclusive, comprar um cofrinho e ensiná-lo a calcular quanto falta para ele comprar um brinquedo, por exemplo!

RECOMPENSE TAREFAS SIMPLES

Outra ideia é recompensar tarefas simples com pequenos valores. Também envolva a criança em outras atividades do dia a dia das quais o dinheiro faça parte. No mercado, por exemplo, você pode usar a nossa lista de dicas para economizar e ensinar o seu filho sobre o mundo das economias e das compras!

RESPONSABILIDADE

Quando falamos sobre crianças e dinheiro, algo muito importante é ensiná-la a ser responsável e a valorizar o que foi ganho. Imagine-se andando no shopping com sua filha, ela vê um brinquedo e começa a pedir de presente para você. Ao invés de comprar na hora, que tal sentar e explicar pra ela que esse gasto não estava planejado, mas que vocês podem calcular, economizar e combinar de comprar em alguns dias?

Não é questão de negar o pedido, mas mostrar que é preciso responsabilidade e planejamento antes de ter um gasto grande. Assim, além de aprender, a criança vai querer participar do processo de economia. Todos ganham!

Essas são as dicas preferidas da família Brancoala mas, se quiser outras ideias, o canal Me poupe! fez um vídeo sobre crianças e dinheiro bem legal.

Se o seu filho aprender a lidar com finanças de modo divertido e responsável ainda na infância, vai ser muito mais fácil quando ele ficar mais velho, não acha?

Aposto que você vai perceber, em curto prazo, como essas pequenas ações serão ótimas para toda a sua família. Conte a sua experiência aqui nos comentários!

Posts Relacionados

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.