Site Oficial do Brancoala

Como Ganhar mais Views no Youtube Otimizando seus Vídeos

14

Fala, aqui é o Branco! No post de hoje eu quero compartilhar com vocês algumas dicas que eu uso para atrair mais público para o canal e conseguir mais views no Youtube. Eu uso algumas técnicas de otimização interna nos vídeos, que é fundamental para conseguir mais views no Youtube, além de outros fatores externos.

Caso você ainda não tenha um canal no Youtube, veja este post: Como Criar um Canal no Youtube em 2017 – Passo a Passo

Conseguir que um vídeo fique em primeiro lugar no Youtube não é muito fácil, mas existem alguns truques básicos de SEO que facilitam que o seu vídeo seja indexado nos mecanismos de busca do Youtube e do Google.

Com estas técnicas eu já consegui várias vezes que nossos vídeos ficassem em alta no Youtube Brasil, competindo com vídeos de canais muito maiores que o nosso. Lembrando que todas as dicas que vou passar aqui pra vocês são totalmente legais e seguem o padrão de boas práticas do Youtube.

Antes de começar vamos definir o que significa SEO, para aqueles que nunca ouviram essa palavra antes.

O QUE É “SEO”?

SEO (Search Engine Optimization),  também conhecido como otimização de sites, é definido como uma forma de aumentar os acessos de um site através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que melhore seu posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google e Bing. Neste caso, aplicaremos as técnicas de SEO para aumentar os acessos dos nossos vídeos no Youtube.

O SEO para vídeos pode ser dividido em duas categorias:

  • Fatores Internos (controláveis)
  • Fatores Externos (dependem dos algoritmos dos buscadores)

Neste post vamos tratar dos fatores internos que dependem de estratégias e mudanças feitas por nós. Entre eles estão: título do vídeo, descrição, tags (palavras-chave) e thumbnails.

Estas técnicas de SEO para vídeo são fundamentais para conseguir mais views no Youtube.

 

TÍTULO DO VÍDEO

O título do seu vídeo deve ter como mínimo 5 palavras e como máximo 100 caracteres, que é o máximo permitido pelo Youtube no momento que estou escrevendo este post. A técnica aqui é incluir a palavra-chave principal no começo do título.

TÍTULO CURTO

Por exemplo: se o seu vídeo fala sobre receitas e você está preparando um pão de queijo. O título ficaria assim: “RECEITA DE PÃO DE QUEIJO FÁCIL E RÁPIDO“. No total usamos 5 palavras que é o mínimo indicado (receita, pão, queijo, fácil, rápido). E colocamos as principais palavras-chave no começo do título (“receita” e “pão de queijo”).

TÍTULO LONGO

Agora vamos fazer um exemplo de como seria o mesmo título longo: “RECEITA DE PÃO DE QUEIJO FÁCIL E RÁPIDO – COMO FAZER, INGREDIENTES E MODO DE PREPARO“. Desta vez fizemos um título com 85 caracteres, que está dentro do limite de 100 caracteres permitido pelo Youtube.

As palavras-chave principais continuam no começo do título e ainda reforçamos com mais palavras relevantes (“ingredientes, “modo de preparo” e “como fazer”).

Independente do tema do seu vídeo e do tipo de conteúdo que você faça, o seu título deve ser chamativo e deve despertar a curiosidade. O título e a thumbnail são a porta de entrada para atrair novo público para o canal e conseguir mais views no Youtube.

 

DESCRIÇÃO DO VÍDEO

A descrição do vídeo é um dos principais fatores que você deve considerar para que o seu vídeo seja indexado e classificado pelos algoritmos do Youtube e do Google. É muito difícil encontrar um vídeo no Youtube que tenha uma descrição rica em detalhes otimizada para os buscadores.

Faça uma descrição que resuma o seu vídeo em um parágrafo. Use suas principais palavras-chave no começo da descrição, mas faça com que pareça o mais natural possível. Vamos usar como exemplo o vídeo da receita de pão de queijo.

Exemplo de descrição:

No vídeo de hoje ensino como fazer pão de queijo. Uma receita fácil, rápida e deliciosa para 4 pessoas. Ingredientes usados: polvilho, leite, ovos, queijo parmesão e sal.

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, o óleo e o sal
  2. Adicione o polvilho, misture bem e comece a sovar a massa com o fogo desligado
  3. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem
  4. Unte as mãos e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro
  5. Disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas
  6. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 40 minutos

Inscreva-se no nosso canal: youtube.com/exemplo

Assista mais vídeos de receita: youtube.com/exemplo

No momento em que estou escrevendo este post o Youtube permite 5000 caracteres na descrição dos vídeos, então use e abuse deste limite. Lembrando que as palavras-chave mais relevantes devem ser usadas nas primeiras linhas da descrição.

Evite colocar links no começo da descrição do seu vídeo, os usuários podem clicar e abandonar o vídeo antes de terminar de assistir e ainda prejudica o posicionamento dele nos buscadores. Somente use links no começo da descrição quando houver um motivo especial ou queira promover algo especifico.

LINKS E MARCADORES

Links de inscrição ou que levem a outros vídeos também são bem vindos em sua descrição, isso criará uma melhor experiência para o público. Por exemplo:

Assista nossos outros vídeos de receita: youtube.com/exemplo

Outra opção é marcar os capítulos do vídeo na descrição. Esta técnica serve para vídeos muito longos que podem ser divididos por capítulos, como se fosse um índice de um livro. Por exemplo:

0:32 – Ingredientes 

1:25 – Modo de preparo 

3:07 – Conclusão e dicas 

Se você quer mais views no Youtube siga estas regras básicas de SEO na descrição dos seu vídeos. Considere como básico e obrigatório cada uma das dicas que estou passando pra você. Já testei várias técnicas nos nossos vídeos e estas são as que melhor funcionaram.

 

TAGS (Palavras-chave)

As tags ou palavras-chave não são tão relevantes quanto em 2016. Desde de que o Google modificou seus algoritmos, elas perderam protagonismo. Porém, elas servem para apoiar a descrição do seu vídeo. Você pode aproveitar esta função para adicionar outras variações de palavras-chaves e para relacionar seus próprios vídeos.

A tags devem ser escolhidas considerando 3 fatores:

  • o conteúdo do seu vídeo
  • o seu canal
  • o seu público

Lembre-se que muitos dos views que o seu vídeo receberá dependerão também das sugestões do Youtube. Ele relaciona seu vídeo com vídeos de outros canais e sugere seu conteúdo para pessoas que possam se interessar pelo seu canal.

TAGS DE CONTEÚDO

Comece escrevendo tags que estejam relacionadas diretamente com o conteúdo do seu vídeo. Você pode usar variáveis das mesmas tags. Usaremos como exemplo o vídeo da receita de pão de queijo:

receita, pão de queijo, receita de pão de queijo, receita de pão de queijo caseiro, receita de pão de queijo facil, ingredientes pão de queijo, pão de queijo receita, receitas

TAGS DO CANAL

Depois use tags relacionadas ao seu canal. Vou usar como exemplo um canal de receitas fictício que se chama “Receitas Bom Brasil” e o dono do canal se chama “Pedro Rodrigues”: As tags ficariam assim:

receitas bom brasil, canal receitas bom brasil, canal de receitas, pedro rodrigues, pedro rodrigues receitas

TAGS DE PÚBLICO

Você também deve considerar as tags relacionadas ao seu público. Você deve descobrir que tipo de conteúdo seu público procura no Youtube e em quais temas eles estão interessados. Para isso você pode usar a criatividade e algumas ferramentas online.

FERRAMENTAS PARA BUSCA DE PALAVRAS-CHAVE

O planejador de palavras-chave do Google, Ubersuggest ou KwFinder são algumas das ferramentas gratuitas online que você pode usar para encontrar palavras-chaves relacionadas com o seu vídeo. Você escreve uma palavra-chave ou várias e a ferramenta online te sugere outras palavras-chave relevantes relacionadas com as que você escreveu.

Não vou entrar em detalhes sobre o uso de cada uma destas ferramentas, este assunto daria um post completo. Se você quiser um post mais detalhado sobre este assunto me avise nos comentários.

Você também pode usar o próprio buscador do Youtube para ter algumas sugestões relevantes de palavras-chave. Funciona como no Google. Você escreve a palavra-chave e o Youtube mostra os resultados mais buscados e relevantes.

Vamos usar como exemplo a palavra-chave “pão de queijo“:

Palavras-Chave no Youtube - Tags

Escreva também “_” antes da palavra-chave para obter resultados variados da mesma tag. O Youtube mostrará os termos mais buscados pelo público relacionados neste caso com “pão de queijo”:Palavras-Chave no Youtube - Tags

Então finalizaríamos as nossas tags da seguinte forma:

como fazer pao de queijo, how to make pao de queijo, pao de queijo recipe

Também podemos acrescentar tags criadas ou inventadas por nós:

receitas de comida brasileira, melhores receitas, receitas faceis e rapidas, comida, recipes

No momento em que estou escrevendo este post o Youtube permite 500 caracteres nas tags dos vídeos. Eu sugiro que você escreva como mínimo 10 tags e como máximo pode usar o limite de 500 caracteres. Tenho vídeos no nosso canal com mais de 10 milhões de views em que usei tanto 10 tags quanto o limite de 500 caracteres.

 

THUMBNAILS (miniaturas)

90% dos vídeos mais populares e com mais views no Youtube tem uma coisa em comum: as thumbnails são personalizadas.

Se você quer mais views no Youtube, faça uma imagem para sua thumbnail que seja chamativa e desperte a curiosidade do público. Cores chamativas, contraste, letras grandes, fotos atrativas, tudo é válido para atrair a atenção. Evite imagens enganosas que não estejam relacionadas com o conteúdo do vídeo. Isso pode prejudicar seu canal.

Videos Populares de Pão de Queijo - Views no Youtube

Considere que com o resultado de busca, junto com a thumbnail, sempre aparecem os 125 primeiros caracteres da sua descrição, então faça um bom resumo nas primeiras linhas de forma atrativa. Um texto que esteja relacionado com o conteúdo do vídeo, com palavras-chave relevantes e que complemente a thumbnail.

ANALISANDO THUMBNAILS

Nas thumbnails acima ainda poderíamos melhorar alguns detalhes. Na descrição do vídeo de pão de queijo do canal “Ana Maria Brogui” por exemplo, poderíamos incluir um texto com palavras-chave relevantes que descrevessem o vídeo, em vez de colocar “Se inscreva no canal”.

Já o vídeo do canal “Só Penso em Comida” fez um melhor uso da descrição colocando a palavra-chave “pão de queijo”.

Cabe destacar também outras coisas. O canal “Ana Maria Brogui” tem mais de 2 milhões de inscritos e o vídeo alcançou 282 mil views em 4 meses. Já o canal “Só Penso em Comida” tem somente 75 mil inscritos e o vídeo alcançou 429 mil views em 2 anos. Teriam as descrições e as tags influenciado nesses números? Talvez.

Comece a analizar outros vídeos e canais do Youtube e você verá que muitos canais pequenos que usam estas boas práticas de SEO conseguem resultados incríveis. Já vi canais com mais de 5 milhões de inscritos com uma média de 200 mil views por vídeo. E canais de apenas 100 mil inscritos lançando vídeos que superam os 2 milhões de views.

Muitos outros fatores como engajamento, qualidade e popularidade influenciam nos resultados, mas estas boas práticas de SEO são fundamentais para o crescimento a longo prazo do seu canal e para conseguir mais views no Youtube.

 

6 DICAS EXTRAS PARA CONSEGUIR MAIS VIEWS NO YOUTUBE

1. Renomeie o seu arquivo de vídeo antes de fazer o upload no Youtube: Por exemplo: “receita_pao_de_queijo.mp4“. Isso ajudará o Youtube a identificar e classificar o conteúdo do seu vídeo, favorecendo a indexação e o posicionamento.

2. Considere que existem palavras-chave que tem muitas buscas no Google mas poucas buscas no Youtube, e vice-versa.

3. Você pode espiar as tags da sua concorrência com esta extensão para Google: Tags for Youtube.

4. Responda comentários nas primeiras 24 horas. Maior número de comentários, mais participação e melhor ranking para os seus vídeos.

5. Likes e dislikes NÃO influenciam no ranking do seu vídeo: Assista este vídeo do Pewdiepie e entenda o porquê de forma humorada 🙂

6. Colocar legendas nos seus vídeos é uma ótima prática que torna seu vídeo mais acessível, mesmo que a legenda seja no idioma original. O seu vídeo alcançará pessoas com deficiência auditiva e de outros países.

Gostou das dicas sobre o Youtube? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo, sua opinião é muito importante 🙂 Valeu, abraço!

Posts Relacionados
14 Comentários
  1. Marcos Raab de Paiva Diz

    Parabéns Branco, Muito bom o conteúdo.

    1. Brancoala Diz

      Obrigado Marcos! Abração.

  2. Gabriel Lima Diz

    Caraca mano, nunca tinha pensado nessas coisas e se vc for olhar é bem básico msm! Parabéns pelo conteúdo Branco. Estou pensando em começar um canal de motovlog e usarei essas dicas. Quando ficar famoso divulgo a fonte hahahahah! Abraço!

    1. Brancoala Diz

      Valeu Gabriel!! 😀 Depois me manda o link desse canal de motovlog pra eu assistir e ver se você está fazendo tudo direito kkk Abraço!

  3. DanielFSM Diz

    Muito bom Brancoala!!!

  4. FELIPE ALVES LENARES Diz

    Obrigado agora com essas dicas meu canal vai aumentar o meu público obrigado branco

  5. Alex Diz

    Vlw branco um abraço para de você e Laura Craudete e o marcos

  6. Sofia Diz

    E como faço pra deixar a timidez e deixar meus videos mais animados?

    1. Brancoala Diz

      Oi Sofia! A timidez na frente da câmera é algo que se perde com o tempo. Eu também era bastante tímido no começo, depois você acostuma 🙂 Beijão e boa sorte!

  7. Laura Alves Abreu Diz

    Só não consigo fazer imagens editadas. Porque eu não sei…

  8. lucas tca Diz

    Obrigado ehhhhhhhhhh

  9. Diogo Hipolito Diz

    Branco a unica coisa que eu não consigo são as thumbs porque a câmera do meu celular não é muito boa. O que eu faço?

    1. Brancoala Diz

      Oi Diogo! Tenta iluminar bem quando você for tirar uma foto com seu celular. Isso pode ajudar a melhorar a qualidade da imagem. Se você não tiver luz artificial, fica bem perto de uma janela durante o dia pra tirar a foto. Abraço!

  10. Tiago Santos Moura Diz

    Muito bom me ajudou muito cara, obrigado Brancoala

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.