Site Oficial do Brancoala

Desfralde: Como Fazer – Dicas para o Uso do Penico Infantil

6

Uma pergunta comum de todos os pais: Qual o segredo para o desfralde? Na verdade, é preciso paciência com os pequenos, e saber o momento certo para começar o processo.

Para quem nunca ouviu esse termo, desfralde, pode até achar engraçado. Popularmente é mais conhecido como “tirar a fralda”. Literalmente seu significado é desferir, largar (as velas), despregar, soltar, ou seja, são sinônimos. Culturalmente, o brasileiro já adotou desfralde como uma espécie de gíria. Agora, ninguém muda mais.

Nesse post vamos orientar e dar dicas de como fazer o desfralde, e alguns macetes para o uso do penico infantil.

 

Qual a idade certa para começar o processo de desfralde dos filhos?

Segundo alguns especialistas, você pode começar o desfralde entre um ano e meio e dois anos de idade. Nessa idade, a criança já começa a ter a capacidade física para segurar as necessidades. É quando os esfíncteres amadurecem e os bebês já estão aptos, com habilidades cognitivas, para segurar o xixi e o cocô.

Se seu filho não estiver progredindo no processo de desfralde nessa idade, você não precisa se apavorar, pois algumas crianças só vão estar prontas depois de completar o terceiro ano de idade. E a maioria dos pais só começam o processo mesmo por volta dos dois anos e meio.

E não adianta querer adiantar o processo. Isso pode se tornar desgastante e estressante, além de levar mais tempo. Mais abaixo vamos mostrar alguns indícios de que seu filho está pronto para o desfralde.

Curiosidade: é fato que os meninos demoram mais que as meninas para desfraldar, assim como o primeiro filho em relação ao irmão mais novo.

 

Como saber o momento certo para começar o desfralde?

Praticamente quando a criança consegue avisar que quer fazer xixi ou cocô, ou quando já não quer mais usar fraldas. Esse é o melhor momento para começar o desfralde.

Há um grande erro em querer iniciar o processo quando a criança fala que fez xixi ou cocô. Nessa ocasião, o que mais vale a pena é apresentar o penico infantil ao seu filho ou filha.

Em alguns casos, pais começam o desfralde quando as crianças falam que estão fazendo suas necessidades, mas esse nem sempre se mostra o melhor momento. É um risco.

Se a criança apresentar os sinais abaixo, você pode começar o processo de desfralde. Não precisa ser todos. São sinais físicos, comportamentais e cognitivos.

 

SINAIS PARA COMEÇAR O DESFRALDE

  • Tem boa coordenação, anda com firmeza e consegue correr sem ficar caindo;
  • Não faz xixi “picado”, consegue urinar de uma só vez;
  • Faz cocô geralmente nos mesmos horários, e, mais sólidos;
  • A fralda permanece seca por mais de duas horas, ou enquanto cochila, sinal de que a bexiga já consegue segurar a urina;
  • Consegue ficar sentado na mesma posição por pelo menos dois minutos;
  • Abaixa e suspende as calças, sozinho;
  • Quando ele se incomoda com a fralda suja;
  • Demonstra necessidade de independência;
  • Demonstra interesse nos hábitos higiênicos (isso vai muito do se espelhar em alguém);
  • Vontade de usar roupa íntima (cueca ou calcinha);
  • Não mostra resistência em relação ao uso da privada ou do penico;
  • Fica orgulhoso de ter feito xixi ou cocô;
  • Quando têm ciência e entendem os sintomas de que precisa ir ao banheiro;
  • Quando sabem identificar, mesmo por outros nomes, o xixi e o cocô;
  • Segue instruções simples, como por exemplo, levante ou abaixe as mãos;
  • Entende a importância de manter cada coisa no seu lugar.

 

Apresentando o penico para o seu filho

Uma das maiores vantagens do penico infantil durante o desfralde do seu em relação ao vaso sanitário com redutor / adaptador, é a criança poder ficar com os pés no chão, que já é um facilitador para fazer cocô. Além de ser mais seguro.

A criança não pode de forma alguma tomar antipatia do penico. Ela deve se acostumar com o uso frequente. Se você a forçar será pior. Incentive o uso com humor.

Deixe claro para a criança que o penico é dela. Permita que ela sente mesmo de roupa, depois aos poucos vai ensinando a tirar a roupa para sentar. Faça simulação com bichinhos de pelúcia fazendo xixi e cocô no penico.

Como a imitação é válida, coloque o penico ao lado do vaso quando você for usar e explique para seu filho do porque estar ali. Para os meninos, o ideal é que primeiro aprendam a fazer xixi sentados, só depois, em pé.

Outra dica bacana é colocar o cocô da fralda no penico para mostrar à criança que ali é o lugar correto dele. Também deixe claro que o penico está ali para ela usar quando precisar.

Deixar o penico em local visível é outro macete para a criança usá-lo. Vai assimilar com mais facilidade o que fazer ali quando estiver com vontade de fazer suas necessidades.

 

ONDE COMPRAR PENICOS (TRONINHOS)?

Existem várias lojas online onde você pode comprar penicos dos mais variados tamanhos e cores. A seguir vamos listar as lojas online de mais confiança para efetuar sua compra online no Brasil. Basta clicar no link e você será redirecionado para a seção de troninhos infantis da loja online:

 

Outras dicas que podem ajudar no desfralde

  • Tire as fraldas de uma vez. Só use, se necessário, à noite na hora de dormir
  • Leve a criança frequentemente ao banheiro
  • Não brigue quando escapar algo onde não deve, e mesmo assim siga o ritual de jogar no penico, depois no vaso, …
  • Compre cuecas e calcinhas de personagens favoritos das crianças
  • Leia livros sobre o desfralde
  • Coloque vídeos sobre o desfralde
  • Monte uma tabela de recompensa para toda vez que fizer uso certo do penico e faça festa quando a fralda for embora de vez

E não se esqueça, já que o cérebro da criança é uma esponja, e que aprende por imitação, da higiene após usar o banheiro. Aquela rotina de sempre, lavar as mãos, antes e depois, vai se tornar um hábito para ela.

Boa sorte, para você e para o seu pequeno!

Veja nossos outros posts sobre Filhos

Posts Relacionados
6 Comentários
  1. Michele Diz

    Ótimas dicas, meu problema maior ta sendo a noite como vc fez?

    1. Claudia Diz

      Oi Michele, tudo bom? O desfralde pela noite eu não usei nenhum truque, foi questão de tempo mesmo. Você vai perceber os sinais perfeitamente. O Marcos eu percebi que ele acordava pelas manhãs sempre sequinho. Foi quando eu tive a certeza que ele já não precisava da fraldinha pra dormir. O importante mesmo é o desfralde diurno, o resto é automático 🙂 Fica tranquila pois parece uma fase eterna, mas quando você piscar ele já desfraldou. Super beijo, espero ter ajudado! ❤

  2. Aline matehus Diz

    Claudia Sua linda aprendi os detalhes com você no desfralde do matehus e tive um grande sucesso hoje o não usa mas fraldas dois meses ja.

    1. Claudia Diz

      Fico feliz por ter ajudado! Super beijo Aline❤

  3. Cecilia Diz

    Super dicas! Gigio tem 3 anos e agora estamos fazendo o desfraldar… Muito beijo Cláudia e gratidão por compartilhar!! Bjs na Laurinha é no maikito!!!

    1. Claudia Diz

Deixe seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado.